O fantasma - Jo Nesbø
>> segunda-feira, 7 de abril de 2025
NESBØ, Jo. O fantasma. Rio de Janeiro: Editora Record, 2017. 461p. (Harry Hole, v.9). Título original: Plantom.
"Harry desatou a correr.
E decidiu que dessa vez só iria correr.
Até não precisar mais.
Até eles o pegarem.
Ele torceu para que não demorasse muito.
Nesse meio tempo, ele faria o que era programado para fazer: fugir, tentar escapar, tentar sobreviver algumas horas, alguns minutos, alguns segundos." p. 320
A cada livro eu amo mais a série policial Harry Hole, ela foge do comum e seus desdobramentos estão cada vez mais imprevisíveis. Confiram o que achei do 9º volume com O fantasma do Jo Nesbo!
A resenha pode conter spoilers dos livros anteriores. Fala sobre a vida pessoal do protagonista e muitos livros estão interligados. Sugiro que os livros sejam lidos NA ORDEM.
No livro anterior, O leopardo, Harry Hole havia oficialmente desistido de tudo. Ele se demitiu, mudou para Hong Kong, mas acaba voltando para visitar o pai que está morrendo no hospital, e para ajudar a polícia a capturar um temível serial killer. Mas depois de perder Rakel e Oleg, que se mudaram para algum país desconhecido, ele desiste realmente de tudo. Pede demissão novamente, e vai embora.
Três anos depois
Harry retorna a Noruega quando descobre que Oleg, filho da sua ex-namorada Rakel, agora já com 18 anos, está preso, acusado de assassinato. Ele não é mais policial, mas colocou sua vida em ordem. Parou de beber, e trabalha cobrando dívidas para um importante "empresário" de Hong Kong. Ele não tem mais nenhuma autoridade legal para investigar, mas começa uma caçada em busca do verdadeiro culpado pela morte de Gusto, um rapaz que havia sido amigo de Oleg, traficante de drogas, usuário de drogas.
Com a ajuda de seus poucos amigos e conhecidos, ele consegue acesso a boa parte da investigação. Oleg se recusa a falar com ele ou a contar o que verdadeiramente aconteceu. O vício em uma nova droga no mercado de Oslo, conhecida como violino, pode ter destruído a vida do garoto que é como um filho para ele.
No submundo das drogas, Harry começa a investigar e a rastrear um traficante misterioso, conhecido como "Fantasma". Ao mesmo tempo, ele precisa lidar com os próprios fantasmas do passado, e tentar salvar Oleg antes que seja tarde demais.
~~~~~~~~~~~~~~
O final desse livro acabou comigo! Ainda estou recolhendo meus cacos e tentando encaixar o próximo volume da série o mais rápido possível na fila de leitura hehehe. Que série fenomenal! E olha que este livro nem entrou nos meus favoritos da série.
O enredo começa lento, confuso, com várias narrativas paralelas. Temos Gusto narrando uma espécie de diário, onde conta como tudo começou até a sua morte. E temos vários outros personagens secundários narrando: um piloto que participa do tráfico de drogas, um policial corrupto e por aí vai. Dá um nervoso de Harry não ser mais policial, não contar mais com as ferramentas da polícia para investigar e passar mais e mais sufoco.
E o autor partiu meu coração ao fazer isso com Oleg, uma criança tão fofa e inteligente, que amava esporte e jogos eletrônicos... de repente, um viciado em drogas capaz até mesmo de matar? E Harry de coração partido, Oleg sempre foi um filho para ele. Rakel está desesperada, tentando desesperadamente salvar o filho de ser condenado. Oleg na prisão, sem querer conversar, tudo muito triste. A parte dramática foi bem forte neste volume, a parte policial ficou até meio de lado considerando tudo.
Eu amei encontrar um Harry mais estável, longe das bebidas, meio "conformado" com tudo que lhe aconteceu. Óbvio que tudo isso pode ser jogado fora por Oleg, ele faria qualquer coisa para salvar o rapaz. Um dos protagonistas mais tristes e amargurados que acompanho, Harry realmente só leva porrada da vida desde o primeiro livro.
Sobre o final, foi surpreendente, mas também foi de partir o coração. Eu não esperava por isso e terminei o livro inconsolável! Agora é tentar ler logo o próximo para descobrir o que vai acontecer. [ALERTA DE SPOILER] No final, depois de descobrir o chefe do tráfico de violino, matar os inimigos e escapar vivo... Harry descobre que Oleg foi realmente quem matou Gusto. E tudo por causa da droga que tinha escondida no apartamento que dividiam. Ele tem um diálogo com Oleg de partir do coração, e para recuperar a droga... Oleg atira em Harry e foge. O livro termina com Harry no chão praticamente morto, e com Rakel esperando por ele no aeroporto (eles tinham feito as pazes e ficado juntos, ela iria com ele para Hong Kong). Termina sem sabermos se Harry sobreviveu, nem o que aconteceu com Oleg ou Rakel. E pior, eu nem consigo odiar Oleg!! [ FIM DOS SPOILERS]
Esta série é incrível!! Como sempre digo, ela melhora a cada livro e vale a pena demais ser lida, na ordem! Quem leu me conte se curtiu, leiam!!
Adicione ao seu Skoob!
Série Harry Hole do Jo Nesbø:
- O Morcego (The bat)
- Baratas (Cockroaches)
- Garganta vermelha (The redbreast)
- A casa da dor (Nemesis)
- A estrela do diabo (The devil’s star)
- O redentor (Frelseren)
- Boneco de neve (The snowman)
- O leopardo (The leopard)
- Fantasma (Plantom)
- Policia (Police)
- A sede (The thirst)
- Faca (Knife)
- Lua de sangue (Killing Moon)
Avaliação (1 a 5):