Morte invisível - Lene Kaaberbøl e Agnete Friis

>>  segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025


KAABERBOL, Lene; FRIIS, Agnete. Morte invisível. São Paulo: Editora Arqueiro, 2015. 320p. (Nina Borg, v.2). Título original: Invisible Murder.

Este é o 2º volume da série de suspense Nina Borg, que começou com O menino da mala. O primeiro livro foi muito divulgado no Brasil à época do lançamento, mas não achei tão bom assim quando li. Depois de anos, tive a oportunidade de ler mais um, confiram o que achei de Morte Invisível

Esta resenha NÃO contém spoilers sobre o volume anterior, em comum apenas os acontecimentos da vida da protagonista.

Nina Borg é enfermeira, casada com Morten e mãe de dois filhos, Ida, 14 anos, com quem vivem em pé de guerra; e um menino mais novo. Ela é apaixonada pelo marido, mas sofre quando ele viaja a trabalho e a deixa sozinha com os filhos, principalmente Ida, com quem não se dá bem desde que a filha entrou na adolescência. 

Seu trabalho também não ajuda, ela trabalha em uma clínica que cuida de pessoas em situação de abandono, crianças e mulheres, e todo o tipo de caso. Além disso presta serviço para uma organização clandestina conhecida como "A Rede" que atende imigrantes e outras pessoas carentes. O marido a fez prometer não se envolver com isto enquanto ele estivesse fora viajando, mas foi exatamente o que aconteceu.

Chamada por Peter, responsável pela Rede, ela chega a uma oficina abandonada repleta de ciganos húngaros. Ela foi ao lugar, apesar de tentar ao máximo não ajudar, ao saber que uma criança corria risco de vida. Ela encontra várias crianças doentes, provavelmente com alguma virose. Ela não tem certeza do que eles têm, já que os pais se recusam a sair do local para ir até um hospital. 

Em paralelo, conhecemos Sandor, um jovem universitário que se esforça para se formar na faculdade de direito. Sandor é metade cigano, e acaba sendo preso depois que seu irmão cigano, usa seu computador para fazer pesquisas suspeitas e roubar seu passaporte. Logo em seguida ele é humilhado na faculdade e volta para a casa da mãe, na Hungria, à procura do irmão. Ele descobre que Tamás se envolveu em sérios problemas e viaja para a Dinamarca para encontrá-lo.

Quando Nina também adoece, os médicos descobrem que ela teve um contato alto com alguma substância perigosa, e está com envenenamento por radiação. Começa uma corrida contra o tempo para localizar qual o artefato e prender os criminosos. Enquanto várias pessoas correm risco de vida.

~~~~~~~~~~~~~~~~~

Eu gostei mais deste do que do primeiro volume da série, é menos confuso. Mas ainda acho a narrativa rasa e mal desenvolvida. É um livro fino, que alterna entre vários personagens e acaba deixando algumas pontas soltas no final. Mas o enredo é bom, e prende até o final.

Nina mata de raiva tem hora! Ela se coloca em perigo, descumpre a promessa que fez ao marido de não se meter com a Rede quando ele estivesse fora do país, e acaba ficando a beira da morte, além de colocar os filhos em perigo. Claro que ao voltar, Morten avisa que o casamento terminou, com ela ainda internada. Morri de pena dela ao mesmo tempo, tanto pelo tratamento dele com ela, num momento como este, e também por ela ser apaixonada por ele e ter ficado de coração partido. 

Gostei muito de Sandor e torci por ele, mesmo imaginando que iria dar muita confusão e que era improvável ele sair vivo da situação. O criminoso por trás da compra do elemento radioativo foi uma surpresa, desconfiei da pessoa já bem para o final. E achei o final interessante, mas muito raso. A parte da polícia ser tão incompetente sempre me irrita, fazem todas as perguntas erradas!

[ALERTA DE SPOILERS] O irmão de Sandor morre de envenenamento por radiação, Nina é internada e fica bem, depois de ficar bastante tempo no hospital. Os bandidos precisam de um código que ficou no bolso do casaco de Sandor (quando Nina dá carona para ele e o ajuda com um ferimento, antes de passar mal); então eles sequestram Ida na esperança de localizar Nina e o casaco. E depois a tiram do hospital ameaçando a vida de sua filha. No final Ida é salva pela polícia e Nina e Sandor sobrevivem. Aparentemente, Sandor consegue esconder o dinheiro que seria usado para pagar pelo elemento lá, mas não fala nada dele após ter ido para o hospital. Nina termina sem ter onde morar, com o marido pedindo o divórcio e não fala como ficou sua relação com os filhos. [FIM DOS SPOILERS]

É uma série diferente, mas não fiquei com muida vontade de continuar, os furos da narrativa me incomodam bastante. Quem leu me conte se curtiu.

Adicione ao seu Skoob!

Série Nina Borg:
  1. O menino da mala (Drengen I kufferten)
  2. Morte invisível (Invisible Murder)
  3. Death of a nightingale (os demais não lançados no Brasil)
  4. The considerate thriller. 
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO