Antes de partir - Charlie Donlea
>> segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
DONLEA, Charlie. Antes de partir. São Paulo: Editora Faro Editorial, 2023. 224p. Título original: Before I go.
Eu não sou super fã do autor, confesso, mas acabo ficando curiosa e lendo tudo o que ele lança hehe. Este é bem diferente do estilo usual do autor, e ao contrário dos thrillers que ele geralmente escreve, encontramos um romance com um pé no drama. Confiram o que achei de Antes de partir do Charlie Donlea.
Abby Gamble era uma mulher casada com sua alma gêmea, Ben Gamble. Os dois tiveram uma grande perda no passado, mas conseguiram se unir e seguir em frente, depois de um período triste e turbulento.
Até que a vida de Abby é totalmente destruída mais uma vez, quando Ben morre em um trágico acidente de avião. Com o tempo, Abby tenta seguir em frente e continuar vivendo. Se dedica ao trabalho, dona de uma empresa de cosméticos, ela é uma mulher muito bem sucedida. Ao mesmo tempo, tenta lidar com a preocupação dos pais e da irmã mais nova, Maggie, que insiste que a irmã recomece a viver.
Joel Keaton é um cirurgião geral de sucesso, que vive para o trabalho. Solteiro, sem grandes amizades ou relacionamentos, aproveita seu pouco tempo livre para ficar com o sobrinho, Brian. Joel nunca superou uma tragédia que aconteceu em sua infância, nunca se perdoou e acabou fechando seu coração.
Quando conhece Abby, se encanta pela mulher linda e misteriosa, e tenta conquistá-la. Mas Abby ainda sente a presença de Ben o tempo todo, e reluta em seguir em frente. Enquanto isso, Ben, desde que o avião caiu, tenta voltar para casa e reencontrar a esposa.
~~~~~~~~~~~~~~~
Muita gente classificaria o livro como um thriller, mas para mim é um romance com muito drama e um toque de suspense. Temos o mistério do que aconteceu com Abby no passado, o passado de Joel e até o que aconteceu realmente com Ben, mas o livro é um romance sobre luto, perda e superação.
Eu leio, leio vários livros do autor, mas tenho um problema com o estilo dele. Não amo nenhum kkk, mas as tramas prendem e eu curto os enredos. Porém, continuo achando o desenvolvimento dos personagens fracos, a história não emociona, tudo é muito jogado. Aqui, por exemplo, temos várias perdas arrasadoras, e o livro não passa emoção nenhuma. Falta algo para mim.
Apesar disso, gostei muito dos personagens. Torci muito para Abby ser feliz, superar sua dor e seguir em frente. Achei o Joel bem sem sal, gostei mais do fofo do seu sobrinho, Brian. E Ben a gente praticamente não conhece, embora ele tenha narrativa desde que os problemas começam na pane do avião.
O final traz uma grande reviravolta e um acontecimento que, imagino, nenhum leitor esperava. Realmente surpreende, mas ficou bem aquém do que eu esperava, um toque de sobrenatural no meio de tudo, pessoalmente não curti. [ALERTA DE SPOILER] Ben narra durante todo o livro, tentando sair da "ilha" onde o avião caiu e voltar para Abby. No final Ben está morto, e precisa aceitar sua morte e que Abby vai ser feliz com Joel para seguir em frente. Descobrimos que suas companhias na "ilha" (uma espécie de limbo) era o irmão que Joel perdeu na infância e nunca superou sua morte, e o pai de Joel (que estava vivo em coma no hospital). No final todos seguem em frente para o "céu", e Joel reencontra o filho que teve com Abby, e que morreu com poucos meses de vida. Abby fica com Joel e eles têm uma filha. [FIM DOS SPOILERS]. Bonito e tal, mas é como esperar um thriller do Donlea e encontrar um livro meio Zibia Gasparetto hahaha.
Quem leu me conte se curtiu!
Adicione ao seu Skoob!
Avaliação (1 a 5):