A penetra - Sophie Kinsella

>>  segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

KINSELLA, Sophie. A penetra. Rio de Janeiro: Editora Record, 2023. 336p. Título original: The party crasher.

"Tive exatamente três experiências extracorpóreas na vida.
A primeira foi quando Mimi e papai contaram que estavam se separando. Bum, do nada, sem nenhum motivo, até onde eu saiba.
A segunda foi quando meu pai anunciou que tinha uma namorada nova, chamada Krista, uma executiva de vendas de roupas de ginástica que ele conheceu num bar. 
A terceira está acontecendo agora.
- Você ouviu? - Escuto o tom de voz ansioso de Bean em meu ouvido. - Effie? Eles venderam Greenoaks." p.26

Eu sou fã da Sophie Kinsella desde o início dos anos 2000, quando li o primeiro Becky Bloom, meus favoritos da autora são da série, na maioria. Há muito tempo eu não lia nada dela, e este finalmente saiu da fila. Confiram o que achei de A penetra.

Effie Talbot, 26 anos, não se conforma com o divórcio dos pais. Sua mãe biológica morreu quando ela era muito nova, e ela foi criada pela nova esposa do pai, Mimi. Seus irmãos mais velhos se lembram da mãe, ela sempre teve Mimi como referência maternal. Bean, 33, está sempre cuidando e protegendo os irmãos mais novos. E Gus,31, não opina muito a respeito. 

Effie está com a vida toda desestabilizada, e além de ter que lidar com a nova e realmente, bem mais nova, namorada do pai, também precisa de um novo emprego e de curar seu coração partido. E, agora, a casa onde cresceu e que ama profundamente, foi vendida. Seu pai e Krista, vão dar uma festa de despedida no local, mas aparentemente, seu convite não chegou. 

Effie deu um surto quando viu que a casa seria vendida, e que Krista tinha redecorado a amada cozinha com os armários cheios de desenhos de Mimi. Ela brigou com o pai e foi embora. Depois disso eles não se falaram, e agora, ela não pretende ir a tal festa.

Até que se lembra que suas amadas bonecas russas estão no local, e resolve entrar escondida durante a festa para buscá-las.  No entanto ela acaba ficando em uma situação bem vergonhosa, e escondida, escuta muitas coisas durante o evento. 

~~~~~~~~~~~~~~

Fico até triste de falar isso, mas achei este livro um porre! Eu custei para engrenar, a leitura não avançava. E embora o final tenha sido bonitinho, nem parecia com a Kinsella.

O pior problema foi a protagonista, Effie. Uma mulher de quase 30 anos nas costas, que fica chorando pelos cantos porque os pais se divorciaram? E não conversa com Mimi, não conversa com o pai, só fica lá odiando tudo e todos. E depois entra escondida na própria casa para pegar umas bonecas e etc. Eu não conseguia achar divertido, só conseguia achar triste essa síndrome de Peter Pan da moça. 

E algumas histórias paralelas, que seriam bem mais interessantes, foram pouco desenvolvidas ou corridas.  Como o namoro de Gus com uma mulher bem insuportável, um relacionamento que ele não conseguia terminar. Tudo o que estava acontecendo na vida pessoal de Bean, e até o término do namoro de Effie com Joe, que haviam sido apaixonados e namorado durante toda a adolescência e início da vida adulta, até que ele termina com ela do nada.  

[ALERTA DE SPOILER] No final Krista não era a golpista ou interesseira que ela achava (zero surpresa), mas o pai acaba terminando o namoro mesmo assim, porque ela escondia as ligações e mensagens dos filhos dele, para não "preocupá-lo". Mimi praticamente não aparece no livro, uma pena. E Joe estava passando por um problema sério no hospital, quase foi demitido, e aí começa a ter crises de ansiedade. Ele não conta nada e termina com ela, ai explica tudo e eles voltam, tipo 5 anos depois...achei bem forçado. [FIM DOS SPOILERS].

O final foi bem fofinho, mas tudo foi tão corrido que não consegui gostar dos personagens. O ponto positivo para mim foi o relacionamento dos três irmãos, muito fofos eles juntos. A explicação de tudo que aconteceu com Joe não me convenceu, achei também muito raso. Enfim, o livro não fluiu para mim e não indico. Os livros antigos da autora são bem melhores.

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 2.5


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO