Um truque de luz - Louise Penny
>> segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
PENNY, Louise. Um truque de luz. São Paulo: Editora Arqueiro, 2024. 400p. (Inspetor Gamache, v.7). Título original: A Trick of the Light.
"Não pela primeira vez, Myrna pensou que Three Pines parecia uma Sociedade Protetora dos Animais. Acolhendo os feridos, os indesejados. Os loucos, os maltratados.
O vilarejo era um abrigo. Embora, é claro, não fosse um abrigo à prova de assassinatos." p. 113
Eu não sei vocês, mas para mim essa série só melhora a cada volume! Incrível como a autora consegue desenvolver tão bem os personagens, com tantas nuances e mudanças, e como consegue fazer um thriller de suspense que emociona e faz pensar fora da caixinha. Confiram o que achei do 7º volume da série Inspetor Gamache com Um truque de luz.
Esta resenha contém spoilers sobre os livros anteriores! Esta série precisa ser lida na ordem.
Clara Morrow está realizando o grande sonho de sua vida, suas pinturas finalmente foram descobertas e ela está prestes a inaugurar uma exposição no Musée d’Art Contemporain de Montreal. Com os nervos à flor da pele, ela não está preparada para as críticas que vão surgir, morre de medo do julgamento dos marchands e de outros artistas. Ela está uma pilha de nervos! E se já não bastasse a crescente, e perceptível, inveja do seu marido e também artista, Peter, uma tragédia acontece.
Após a exposição, que foi um sucesso, Clara ofereceu uma festa na cidade para comemorar. Vários artistas e pessoas ligadas ao mundo da arte compareceram. No dia seguinte, enquanto aguarda ansiosamente as críticas e tenta não surtar, uma mulher é encontrada morta em seu jardim, em Three Pines. Lillian Dyson foi uma crítica de artes temida no passado, mas também havia sido a melhor amiga de Clara desde a infância, até que detonou a amiga em uma crítica, e elas nunca mais se falaram. E agora ela foi assassinada em seu jardim!
O inspetor Armand Gamache assume o caso, juntamente com seu braço direito, Jean-Guy Beauvoir e a agente Isabelle Lacoste. Jean-Guy se divorciou recentemente, ainda não se recuperou dos graves ferimentos sofridos (ver Enterre seus mortos) e tenta desesperadamente controlar o uso dos remédios para dor. Além disso, psicologicamente ele está muito abalado. E recebe a inesperada ajuda de Ruth, a velha senhora amarga e a poeta da cidade, e Myrna, a dona da livraria que também é psicóloga. Jean-Guy não assume nem para si mesmo, mas ele está apaixonado por Annie, filha de Gamache, que também parece estar com seu casamento abalado.
Com o crime, todos da cidade ficam em polvorosa. Alguns artistas permanecem por lá com todo o burburinho e a presença de gente famosa. Alguns marchands também resolveram permanecer. Entre eles, Dennis Fortin, que havia humilhado Clara no passado e desistido de representá-la; André Castonguay, bêbado e ressentido, tem mais interesse nos quadros de Peter e não entende a arte da Clara. E, por último, o famoso marchand, François Marois.
Atraídos a Three Pines pela possiblidade de fazer contatos; artistas e marchands são os principais suspeitos do assassinato, assim como Clara e Peter. Resta saber quem matou Lilian, uma mulher odiada por todos, mas que buscava se redimir e recomeçar.
"Mas aquele pequeno vilarejo produzia proporções iguais de cadáveres e refeições gourmet." p. 267
~~~~~~~~~~~~
Ah como eu amo essa série! Estou apaixonada por todos os personagens e torço tanto por eles! E numa cidade do tamanho de um ovo, morre tanta gente que é difícil acreditar que meus personagens favoritos continuarão vivos até o final da série hehe. Este livro tem um suspense excelente, mas também faz uma grande reflexão sobre nossas atitudes e suas consequências. Quem com o fogo fere, também será ferido?
O Inspetor Gamache é claro, é o grande protagonista e um personagem incrível. Muito humano, muito bem construído, com seus medos, seus receios, mas sempre tentando enxergar o melhor em todo mundo. Ele tem um jeito peculiar de investigar e amo como tudo é psicologicamente analisado e informações vão sendo desmembradas. Jean-Guy foi um dos personagens que mais amadureceu até aqui, eu não gostava do personagem nos primeiros livros e agora torço muito por ele. Ruth rouba todas as cenas, como eu amo essa senhora mal humorada e ranzinza. Olivier e Gabri tiveram menos destaque do que eu esperava, principalmente depois de tudo o que aconteceu com Olivier nos dois livros anteriores; ele segue tentando ser aceito novamente pelos amigos e reluta em perdoar Gamache. Clara é outra personagem entre minhas favoritas, e aqui finalmente ela consegue tomar uma atitude em relação ao marido. Peter sempre foi egocêntrico, mesquinho e egoísta, e mesmo tentando ser uma pessoa melhor, ele está morto de inveja pelo sucesso recente da esposa.
São muitos personagens e várias nuances. Temos muitos suspeitos também, difícil acertar quem matou uma mulher que todo mundo odiava, e que tantos tiveram a oportunidade de matar. Eu só estranhei ninguém tê-la visto antes na festa, mas no final tudo fez muito sentido. E eu não acertei o culpado por falta de atenção mesmo, dava para sacar por muitas atitudes anteriores da pessoa. E eu adorei como tudo foi descoberto! Em um cenário completamente retirado dos melhores livros da Agatha Christie, Gamache faz uma bela representação de Hercule Poirot quando reúne todos os suspeitos e reflete sobre o caso, até chegar ao verdadeiro culpado.
[ALERTA DE SPOILERS] No final quem matou Lillian foi Dennis Fortin, que ficou com ódio por ela ter assinado com François para representá-la, depois dele ter ficado impressionado com seus quadros. Ela tinha ido secretamente até a cidade, com instruções de Dennis de como chegar lá, para se desculpar com Clara (um dos passos do AA, ela tinha parado de beber e tentava recuperar sua vida). Eu desconfiei mais dos dois colegas dela do AA do que dos artistas e marchands, errei feio. E Dennis já demonstrava ser uma pessoa horrível, depois do que ele disse para Gabri e do seu comportamento com Clara. No final, Annie larga o marido e está namorando com Jean-Guy, eles ainda não contaram nada para Gamache e Reine-Marie. [FIM DOS SPOILERS]
Mais uma vez eu amei a leitura e já estou ansiosa pelo próximo volume da série. Leiam, essa série é imperdível! Até para quem não curte muito suspense, eles são mais leves e menos sanguinolentos do que a maioria rs. Indico demais.
Adicione ao seu Skoob!
Série Inspetor Gamache:
- Natureza morta (Still Life)
- Graça fatal (A fatal Grace)
- O mais cruel dos meses (The Cruelest Month)
- É proibido matar (A Rule Against Murder)
- Revelação brutal (The Brutal Telling)
- Enterre seus mortos (Bury Your Dead)
- Um truque de luz (A Trick of the Light)
- The Beautiful Mystery (os demais ainda não lançados no Brasil)
- How the Light Gets In
- The Long Way Home
- The Nature of the Beast
- A Great Reckoning
- Glass Houses
- Kingdom of the Blind
- A Better Man
- All the Devils Are Here
- The Madness of Crowds
- A World of Curiosities
- The Grey Wolf.
Avaliação (1 a 5):