O Natal de Hercule Poirot - Agatha Christie
>> segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
CHRISTIE, Agatha. O Natal de Hercule Poirot. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2021. 224p. Título original: Hercule Poirot’s Christmas.
"- E as famílias, famílias essas que estavam separadas ao longo do ano, reencontram-se. Sob essas condições, meu amigo, você há de admitir que haverá grande dose de tensão. Pessoas que não se sentem amigáveis vêem-se pressionadas a aparentar que o são! No Natal há muita hipocrisia, a honrosa hipocrisia, a hipocrisia que se submete pour le bon motif, c'est entendu. Mas, ainda assim, hipocrisia!" p. 70
O Natal de Hercule Poirot é o 36º livro do Projeto Agatha Christie. Estamos lendo 1 livro por mês da Rainha do Crime e eu estou adorando essa ideia, os livros anteriores você encontra AQUI. Publicado originalmente em 1938, este é mais um livro do famoso Hercule Poirot, confiram o que achei.
Simeon Lee era um homem muito rico e agora já idoso, inválido, resolve reunir toda a família para o Natal. Tudo o que ele queria era uma desculpa para se divertir às custas dos filhos, ao anunciar que iria mudar seu testamento. E também queria rever os filhos que não via há muitos anos, e bom, causar tumulto na vida de todos.
Alfred Lee era o único filho que ainda vivia com o pai. Ele e sua esposa, Lydia, administravam a residência e os negócios do pai. Como único filho que ficou, ele sentia grande mágoa dos irmãos, em especial de um deles, que sugava o dinheiro do pai sempre que podia.
David Lee é o filho mais novo, e o mais apegado à mãe que morreu de tanto desgosto com o tratamento sofrido pelo marido. Ele nunca perdoou o pai, saiu de casa e não volta lá há 20 anos. Ele é convencido pela esposa, Hilda, a ir passar o Natal com a família.
George Lee era parlamentar de um pequeno distrito, aos 41 anos ainda se sustentava principalmente com a mesada que recebia do pai. Ele e a esposa Magdalene são os primeiros a chegar.
Harry Lee era a ovelha negra da família. Solteiro, vivia viajando pelo mundo e se metendo em confusões. Ele também retorna ao lar depois de muitos anos longe, para desgosto de Alfred.
Além deles, temos Pilar, neta de Simeon, filha de sua falecida filha. A moça mora na Espanha e responde ao convite, indo conhecer o avô e a família da mãe.
As inúmeras reclamações e discussões não duram muito tempo. Em uma noite, logo após o jantar, eles escutam um grito tenebroso. Ao chegar ao quarto do pai encontraram tudo revirado, sangue para todo lado, e o pai morto, com a garganta cortada. Agora resta a Hercule Poirot, que estava visitando o superintendente que era seu amigo, desvendar mais um mistério. Afinal, só alguém que estava na casa poderia ter matado o velho senhor, resta descobrir quem é o culpado.
~~~~~~~~~~~~~~~~
Esse foi um dos mais divertidos da autora, parecia uma novela de tanta treta nessa família hehe. Adorei as brigas, as confusões todas e, claro, todos sendo suspeitos do crime. Poirot como sempre tira várias cartas debaixo da manga e mata a charada.
Adorei todos os personagens, mas principalmente o velho Sr. Lee. Ele sabia o que estava fazendo e fez de tudo para aumentar ainda mais as brigas. Inclusive avisa para todos que vai mudar o testamento e que vai cortar a mesada de George. Ele estava praticamente pedindo para ser assassinado... Todos tinham motivo para matá-lo, nenhum deles tinha apego pelo pai, com exceção de Alfred, o filho que morava com ele e era considerado o "pau mandado" do pai.
Poirot como sempre finge de bobo até o final. Ele finge concordar com as teorias da polícia enquanto corre por fora e descobre tudo. Eu desconfiei de várias coisas, mas achei impossível matar a charada, eram muitos suspeitos. E no final, a autora surpreendeu! [ALERTA DE SPOILERS] Eu desconfiei que Stephen (o filho do melhor amigo dele no passado) era na verdade seu filho bastardo, e acertei. Desconfiei de Pilar, mas não imaginava que ela estava fingindo ser neta dele, só achei que ela escondia algo. E no final o assassino era o primeiro policial em cena, que também era filho bastardo do velho senhor, isso sim me pegou. [FIM DOS SPOILERS].
Eu adorei a leitura e adorei ser surpreendida. Incrível que com tantos livros publicados, Agatha continua surpreendendo o leitor, leiam!
E com este livro temático, desejo um FELIZ NATAL a todos vocês!
Série Hercule Poirot
- O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles), 1920
- Assassinato no campo de Golfe (The Murder onthe Links), 1923
- Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
- O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
- Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
- O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
- Café Preto (Black Coffee), 1930
- A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
- Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
- Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
- Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
- Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
- Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
- Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
- Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
- Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
- Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
- Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
- Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
- O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
- The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
- Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
- Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
- Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
- Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
- A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
- Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
- Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other
- Stories), 1948
- Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
- Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
- Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
- A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
- Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
- Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
- A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
- Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
- A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
- Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
- Os Relógios (The Clocks), 1963
- A Terceira Moça (Third Girl), 1966
- A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
- Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
- Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
- Cai o Pano (Curtain), 1975
Avaliação (1 a 5):