Morte no Nilo - Agatha Christie
>> sexta-feira, 1 de novembro de 2024
CHRISTIE, Agatha. Morte no Nilo. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2020. 320p. Título original: Death on the Nile.
Morte no Nilo é o 34º livro do Projeto Agatha Christie. Estamos lendo 1 livro por mês da Rainha do Crime e eu estou adorando essa ideia, os livros anteriores você encontra AQUI. Esse é um dos livros mais famosos da autora, que inclusive foi adaptado ao cinema. Confiram o que achei!
O famoso detetive Hercule Poirot está em mais uma de suas viagens depois da aposentadoria. Ele está no Egito e conhece um grupo interessante de pessoas. Ele imediatamente fica por dentro de tudo o que está acontecendo no local, e teme que algo muito perigoso possa acontecer.
Jacqueline Bellefort é uma mulher linda, inteligente e está apaixonada. Ela e o noivo também precisam de algum dinheiro para conseguir se casar. E é assim que ela procura sua amiga riquíssima, Linnet Ridgeway. Linnet é lindíssima, muito rica e tem tudo o que alguém pode sonhar. Ela e Jackie estudaram juntas e ela pede à amiga que dê um emprego a seu noivo, Simon Doyle. O que Jackie não imaginaria, era que Linnet fosse se apaixonar por Simon, e logo ele termina com ela e os dois se casam! Agora, Linnet Doyle, em lua de mel, viaja com o marido para o Egito. E Jackie quer se vingar, então simplesmente aparece em todos os lugares em que ele está. Viaja para lá também, faz os mesmos passeios e deixa Linnet uma pilha de nervos. Ela pede ajuda de Poirot para tentar dar um jeito em Jackie, convencendo a moça a ir embora, ou chamando a polícia.
Acontece que Jackie tem o direito de ir e vir para onde bem quiser, e não tem nada que Poirot possa fazer. Mesmo pressentindo uma situação perigosa, sabe que não pode evitá-la.
O casamento de Linnet com um homem pobre e desconhecido deixou muita gente em polvorosa. No barco também está Mr. Pennington, advogado americano de Linnet, que sempre tem algum documento importante para que ela assine. E parece ficar muito preocupado quando ela diz que vai ler todos eles. O Coronel Race encontra Poirot por acaso na cidade, e também irá fazer a travessia. Ele procura um bandido disfarçado, um homem que pode ser qualquer passageiro disfarçado.
Quando o grupo viaja para outra cidade, uma travessia pelo Nilo, um assassinato deixa todos do barco em polvorosa.
~~~~~~~~~~~~
Agatha é sempre muito versátil, mas acho que este é um dos seus "formatos" preferidos. Temos Poirot investigando um crime que aconteceu em um local de acesso limitado, e a maioria dos passageiros do barco, acabam sendo suspeitos em algum momento. Eu amo as tramas da autora, e este foi um dos livros que mais gostei até agora.
A trama é bem interessante, o crime mesmo só acontece na página 162, então eu já estava fazendo várias teorias de quem iria morrer, provavelmente Jackie ou Linnet. Ela por ser milionária e Jackie pelo ódio contra ela, o marido não parecia nada feliz com a situação. E quando o crime finalmente acontece, vários são suspeitos. E uma pessoa que não era nem um pouco suspeita, deu o que falar no meio da confusão.
São muitos personagens e eu fiquei um pouco confusa com os sobrenomes em alguns momentos, era muita gente para guardar na memória. Mas os principais personagens se destacam. Gostei muito também das tramas paralelas, e da forma como Poirot sempre consegue influenciar algum romance no meio de tudo isso hehe.
Outro fato interessante é o aparecimento do Coronel Race no barco. É um personagem recorrente que gosto muito, e ele e Poirot investigando juntos foi ótimo. Adoro ver as teorias sendo trocadas e Poirot escondendo o jogo, como sempre.
Eu acertei tudo rs, quem matou, o motivo, e até sobre o roubo do colar de pérolas de Linnet, que acontece também no meio da confusão. E mesmo tendo matado as charadas, adorei as escolhas, trama muito bem elaborada. Só não gostei de um acontecimento do final, achei meio exagerado e novelesco demais. [ALERTA DE SPOILER] O colar de Linnet some e é substituído por uma falsificação exata, quando ela é assassinada. Como o colar falso, teria que ter sido feito bem antes, eu desconfiei de uma amiga dela que aparece no início do livro, Joanna, e que pede para pegar no colar. E ela era mesmo, em parceria com o Tim (eles eram primos) que tinham feito vários roubos de jóias em pessoas muito ricas. Ele confessa tudo, entrega o colar, e parece que nem vai ser acusado. E o assassinato foi o marido, Simon, que simula ter sido baleado na perna por Jackie (algo que os dois combinaram desde que Linnet se interessa por ele), corre até a cabine e mata a esposa. Enquanto isso Jackie (depois de supostamente ter atirado nele) é levada para sua cabine e sedada, estando com uma enfermeira e tendo um álibi irrefutável. Simon volta correndo pro vagão onde teria levado um tiro, atira na própria perna e joga a arma no mar. Depois disso Jackie ainda mata a camareira, que teria visto Simon entrar lá correndo, e uma escritora, que teria visto ela entrar na cabine da camareira. O que não gostei do final, é que Jackie já sendo presa na saída do barco, consegue pegar uma arma e atirar em Simon e logo depois se matar. [FIM DOS SPOILERS]
Fiquei curiosa e fui assistir ao filme, espero que seja fiel ao enredo que foi ótimo. Adorei a leitura e indico sempre Agatha, mas este entrou nos meus favoritos da autora. Leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Hercule Poirot
- O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles), 1920
- Assassinato no campo de Golfe (The Murder onthe Links), 1923
- Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
- O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
- Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
- O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
- Café Preto (Black Coffee), 1930
- A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
- Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
- Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
- Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
- Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
- Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
- Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
- Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
- Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
- Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
- Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
- Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
- O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
- The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
- Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
- Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
- Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
- Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
- A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
- Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
- Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other
- Stories), 1948
- Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
- Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
- Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
- A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
- Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
- Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
- A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
- Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
- A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
- Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
- Os Relógios (The Clocks), 1963
- A Terceira Moça (Third Girl), 1966
- A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
- Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
- Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
- Cai o Pano (Curtain), 1975
Avaliação (1 a 5): 4.5