O leopardo - Jo Nesbø
>> segunda-feira, 28 de outubro de 2024
NESBØ, Jo. O leopardo. 5ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018. 602p. (Harry Hole, v.8). Título original: (The leopard).
"O que é, onde está, aquilo que transforma alguém num assassino? É nato, está em algum gene, uma herança que algumas pessoas têm e outras não? Ou se desenvolve por necessidade, como forma de enfrentar o mundo, uma estratégia de sobrevivência, uma doença salvadora, loucura racional? Pois, assim como a doença é um bombardeio febril do corpo, a loucura é um retiro necessário a um lugar onde se pode retomar as forças." p.11
Saiu da fila mais um livro do Harry Hole, uma das minhas séries policiais favoritas. Com uma construção impecável, um pé no drama e uma trama policial complexa, confiram o que achei do 8º volume com O leopardo do Jo Nesbo.
A resenha pode conter spoilers dos livros anteriores. Fala sobre a vida pessoal do protagonista e muitos livros estão interligados. Sugiro que os livros sejam lidos NA ORDEM.
Harry Hole ficou de coração partido e se sentindo culpado, depois de tudo o que aconteceu com Rakel, o grande amor de sua vida, e seu filho Oleg, que considera Harry um pai para ele (ver Boneco de Neve). Depois que eles partem, sem contar para onde, Harry pede demissão da polícia, de novo, e se muda para Hong Kong. Lá ele se entrega à bebida, ao ópio e aos jogos de azar. Ele quer deixar tudo para trás, e não se importa nem um pouco com sua própria vida.
Em Oslo, um novo serial killer parece estar a solta. Duas mulheres são torturadas e assassinadas de forma brutal. Elas se afogaram no próprio sangue, mortas por algo que os legistas não foram capazes de nomear. Uma terceira mulher é enformada, mas de uma maneira brutal. A Kripos, Polícia de Combate ao Crime, agora chefiada pelo implacável Mikael Bellman, está liderando a investigação. Mas depois de dois meses, eles não têm nenhuma pista.
A detetive Kaja Solness é enviada a Hong Kong atrás de Harry. O chefe da homicídios, Gunnar Hagen, acredita que só seu detetive mais experiente, e mais indisciplinado, consegue desvendar este caso. Ela encontra Harry em uma situação deplorável, e informa que ele está de licença, e ainda é um detetive. Harry se recusa a voltar, até que ela conta que seu pai está internado com câncer, e não está bem. Ele aceita e volta com ela para casa.
Harry começa a investigar em segredo, apenas com a ajuda de Kaja e de Bjorn Holm. Ele conta também com a ajuda secreta de outra detetive, que agora está vivendo em um manicômio, Katrina Bratt. Ela é inteligente e sabe fazer pesquisas secretas na Internet. A Kripos não quer nenhuma interferência, e estão de olho no que Harry está fazendo contra as ordens deles.
Harry começa uma caçada implacável contra um assassino inteligente, sádico, e que tem uma lista bem definida de vítimas. Um caso complexo que coloca a vida de Harry em perigo, mais uma vez.
~~~~~~~~~~~~~~~
O livro mais pesado e mais impactante da série até o momento! E como eu amei essa leitura! A série só melhora, a construção do protagonista é excelente, muito realista e até cruel. Sem dúvida uma das melhores séries policiais para os fãs do gênero.
Neste volume temos um Harry sem nada a perder, de coração partido e fingindo não ligar para nada. Ele se demitiu, se entregou de vez ao vício e está escondido na periferia de Hong Kong. Mas ao voltar para Oslo e encarar o que deixou para trás, sofre pela perda de Rakel e Oleg e têm várias conversas com o pai no hospital, sofrendo antecipadamente pela perda que virá em breve. Sua irmã aparece muito pouco, queria que a personagem tivesse mais destaque.
Harry como sempre é o personagem mais sofrido da literatura! O coitado não tem um minuto de sossego, quando não está se matando para desvendar um caso, tenta se demitir sem nunca conseguir rs. Quando a coisa aperta, é a ele que o chefe da homicídios pede ajuda. Eu fico triste por ele ter tão poucos amigos, e não conseguir ter uma vida melhor para reconquistar Rakel. Queria vê-lo longe da bebida e sendo promovido na polícia, mas o coitado só leva pedrada da vida e sempre consegue se boicotar.
Os personagens secundários são todos ótimos. Incrivelmente gostei de rever Katrina, mesmo depois de tudo o que ela fez no livro anterior. Gosto muito de Bjorn e fiquei com um pé atrás com Kaja e sua paixão repentina por Harry (incrível como ele é alcoólatra, falido, todo marcado por cicatrizes da carreira... e um monte de mulher fica caidinha por ele hehe). E aqui sabemos que existe um vazamento, alguém está passando informações da investigação deles para o Bellman, da Kripos. E é irritante vê-los tendo destaque, com as coisas que só Harry consegue descobrir.
Esse livro está muito ligado ao final do livro anterior, Boneco de neve! Inclusive Harry faz uma visita muito interessante em um hospital. Então, não leiam fora da ordem, perde-se muito porque o conjunto dos livros tem uma construção incrível.
O serial killer é um dos mais interessantes que já li, muito bem construído e muito difícil de ser identificado. Durante a investigação o culpado muda umas 3 vezes, no final, não posso dizer que tenha acertado o culpado, minha opinião mudou diversas vezes. Uma mistura de ambição com sadismo e nenhum respeito pela vida humana. É muito interessante a forma como tudo termina em relação a isso. [ALERTA DE SPOILERS] No final Leike que havia sido inocentado depois de ser preso, tendo álibi para alguns assassinatos, acaba voltando de novo a mira de Harry, quando descobre que quem ele achava culpado, estava apenas tentando chantagear o verdadeiro assassino (essa pessoa escapa livre, mas já fica claro que Harry irá atrás dele em algum momento no próximo livro). No final era realmente Leike, ele consegue fugir para o Congo depois de matar seu pai, e pede que sua noiva o encontre lá. Harry e Kaja partem tentando encontrá-lo e ele acaba morrendo, sem que Harry consiga salvar sua noiva, eles caem juntos no despenhadeiro de um vulcão. Harry volta, seu pai morre, e depois de tudo encerrado ele resolve se demitir de vez e mudar para Hong Kong. [ FIM DOS SPOILERS]
O final é angustiante, e já estou ansiosa pela leitura do próximo! Todos os fãs de ficção policial precisam ler esta série!
Adicione ao seu Skoob!
Série Harry Hole do Jo Nesbø:
- O Morcego (The bat)
- Baratas (Cockroaches)
- Garganta vermelha (The redbreast)
- A casa da dor (Nemesis)
- A estrela do diabo (The devil’s star)
- O redentor (Frelseren)
- Boneco de neve (The snowman)
- O leopardo (The leopard)
- Fantasma (Plantom)
- Policia (Police)
- A sede (The thirst)
- Faca (Knife)
- Killing Moon (ainda não lançado no Brasil)
Avaliação (1 a 5):