Billy Summers - Stephen King

>>  segunda-feira, 21 de outubro de 2024

KING, Stephen. Billy Summers. Rio de Janeiro: Editora Suma das Letras, 2021. 472p. Título original: Billy Summers.

"- Eu vou, disse Jonny Capps, e Taco disse 'Você vai,então', e é por isso que eu ainda ocnsigo andar hoje e Jonny não. Simples assim. Deus não tem nenhum plano. Ele joga pega-varetas." p. 331

Eu amo os livros do Stephen King, e fazia um bom tempo que não lia nada do autor. Billy Summers é bem diferente do estilo mais comum do autor (suspense, terror, thrillers com um pouquinho de fantasias). É mais um romance, já que narra a vida de um anti-herói muito interessante. Confiram o que achei. 

Billy Summers é um assassino de aluguel muito bem conceituado. Ele nunca falhou. E ele só aceita um serviço, se o alvo for realmente uma pessoa muito ruim. Billy planeja se aposentar e aceita um último grande trabalho. Mesmo sabendo que é muito diferente do que ele já fez antes, e tem muitas chances de dar errado. Mas os 2 milhões de dólares prometidos, sela o acordo. 

No passado Billy foi um atirador de elite do exercíto, depois de dar baixa, acabou por acaso sendo contratado para matar um homem horrível, e isso foi o início de sua carreira. Enquanto espera e planeja seu último trabalho, ele começa a escrever as suas memórias e conta como sua triste história começou. 

No presente, Billy se muda para uma pequena cidade do interior dos EUA, disfarçado como um escritor com bloqueio, que precisa de tranquilidade e de um escritório para conseguir escrever. Só que acontece algo que nunca ocorreu antes, Billy faz amigos, Billy se apega aos vizinhos da rua onde está morando, aos colegas de escritório. A chance de algo dar errado, aumenta cada vez mais.

Ele espera que o alvo seja transferido de uma prisão em outro Estado e chegue ao tribunal. E de lá, do quinto andar de um prédio comercial, ele irá dar seu último tiro.

Billy só não imaginava a trama de traições, mentiras, perseguição e vingança em que iria se envolver. 

~~~~~~~~~~

Eu amo a versatilidade do Stephen King! Ele tem dezenas de livros publicados, e consegue sempre novas histórias, novos gêneros, está sempre se reinventando. E eu amei os personagens! Esse livro para mim é a história de vida de um anti-herói, muito mais um romance do que um thriller, apesar de todo o suspense em torno do tal assassinado e de como Billy vai conseguir escapar da cidade. 

Billy é um protagonista apaixonante. Para mim o melhor anti-herói que já conheci na literatura, talvez ali junto do Dexter, que é um dos meus personagens favoritos. A construção da história foi muito inteligente, com um Billy no presente se preparando para seu último assassinato, ao mesmo tempo em que acompanhamos sua triste história de vida desde a infância.  Billy é uma pessoa boa no fundo. Ele é um homem correto, que trata todos bem, que adora crianças, que tenta cuidar de quem precisa. E ao mesmo tempo, ele também é um assassino que recebe para matar, e que mata se acha que a pessoa realmente merece. 

E lá no fundo, Billy sabe que ele também se encaixa nesta mesma categoria: um homem ruim. Ele não tem falsas ilusões sobre si mesmo, sabe que é um assassino e acha difícil imaginar um "final feliz" para si mesmo. 

Eu amei Billy e torci muito por ele! O livro é grande e tem algumas partes bem lentas e mais monótonas, mas no geral eu fiquei presa do início ao fim. Gostei também muito de Alice, uma moça que acaba ligada ao Billy por acaso, quando ele a salva, depois dela ter sido drogada e abusada por três homens. A história de superação da Alice também foi incrível, todos os personagens muito bem construídos. Adorei também Bucky, uma espécie de "agente" de Billy, já que ele que fechava seus contratos e intermediava as transações. 

Outro fato interessante, Billy sempre tinha um "eu burro" como ele falava, que mostrava para seus clientes e demais contatos de trabalho.  Nenhum deles sabia que na verdade Billy é super inteligente, ama ler, é um especialista em fugas e disfarces. Ele é visto apenas como um cara que sabe atirar, e é assim que ele gosta.  

Eu adorei a leitura, embora tenha tido problemas com o final, eu queria algo diferente e acabou não acontecendo. Esse livro ficaria fantástico como filme ou série se for bem adaptado, e parece que vai realmente virar filme! Espero que sim, embora já tenha visto que pelo jeito que vai estrelar será o Leonardo DiCaprio, que sinceramente, tem tanto haver com o papel quanto teve o Tom Cruise como Jack Reacher hahaha. 

[ALERTA DE SPOILERS] Eu fiquei arrasada com o final, porque torci muito por Billy conseguir se vingar do contratante que o enganou 2 vezes (primeiro ao não pagar o valor restante do contrato depois que Billy foge após o assassinato, ao invés de embarcar no plano de "fuga" do contratante, que queria assassiná-lo. Segundo porque ele não sabia o verdadeiro motivo do assassinato, e na verdade o cara morto, iria denunciar um cara bilionário por pedofilia e por ter mandado matar o próprio filho; e mesmo contra todas as possibilidades, queria que Billy escapasse vivo e conseguisse recomeçar uma vida diferente. No final ele acaba morrendo numa besteira, por ter deixado viva a mãe de um cara que ele atirou (os 2 trabalhavam para o traficante, então tive zero dó). O final de Alice foi bem legal, mas eu queria muito mais para o Billy, ele merecia mais do que morrer baleado tentando voltar para casa. [FIM DOS SPOILERS]

Bom eu amei e indico para todos, principalmente, para quem não costuma ler King porque não gosta da vibe terror, esta é uma ótima dica para começar, leiam! 

Adicione ao seu SKOOB!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO