Enterre seus mortos - Louise Penny

>>  segunda-feira, 19 de agosto de 2024



PENNY, Louise. Enterre seus mortos. São Paulo: Editora Arqueiro, 2024. 4416p. (Inspetor Gamache, v.6). Título original: Bury Your Dead.

"Em vez disso, aquele homem magro e contido o encarou por alguns segundos, depois o convidou a se sentar e lhe disse quatro frases sábias. Ele as pronunciou apenas uma vez e jamais as repetiu. E uma vez fora suficiente para Gamache. Mais do que suficiente.
Eu não sei. Me desculpe. Preciso de ajuda. Eu estava errado." p.186

Essa série é de uma complexidade que eu amo! E o fato de cada livro, até o momento, superar o anterior é incrível. Para os fãs de ficção policial mais madura, confira o que eu achei do 6ª volume da série Inspetor Gamache com Enterre seus mortos da Louise Penny.

Essa resenha contém spoilers sobre o livro anterior, Revelação Brutal. Essa série precisa ser lida na ordem. 

Durante um dia tranquilo na sureté, o telefone toca, depois disso, se inicia um caos que nenhum deles irá se esquecer. O inspetor Armand Gamache se culpa pessoalmente pela forma como tudo terminou, pelos mortos, pelos feridos, pelas famílias que ficaram de coração partido. Pela perda de um agente de quem ficou muito próximo durante tudo o que aconteceu... 

Meses depois, Gamache se recuperou da maior parte dos ferimentos, mas se afastou do trabalho por causa dos traumas físicos e emocionais sofridos. Tudo poderia ter terminado diferente, e ele não se perdoa por isso. Ele viaja para Quebec e se hospeda com seu antigo mentor, já aposentado, Émile Comeau. Semanas se passam, sua esposa, Reine-Marie, precisa voltar para Montreal. Ficam apenas ele e seu cachorro inseparável, Henri.

Quando um assassinato acontece na biblioteca da Sociedade Literária e Histórica - Lit e His, o inspertor encarregado, Langlois, pede a ajuda de Gamache. Algustin Renaud, um arqueólogo amador, é encontrado morto, um homem que era considerado piada pela maioria das pessoas. Por anos ele escavou lugares na cidade, procurando obsessivamente pelo corpo de Samuel Champlain, o fundador de Quebec, que morreu há mais de 400 anos. E uma biblioteca inglesa, no meio da colônia francesa, nunca foi vista com bons olhos pela maior parte da população. Gamache reluta em se envolver, mas acaba mergulhando em estudos históricos e muita pesquisa sobre a história da cidade, pistas antigas que o levem até o assassino. 

"- Você vai estar lá como um cidadão, não como um investigador de homicídios. Não tentando provar que ele é culpado. Talvez o melhor a fazer seja olhar para o caso de outro ponto de vista.
- O que o senhor quer dizer?
- Vá para Three Pines e tente provar que Olivier não assassinou o Eremita Jakob." p. 62

O inspetor Jean-Guy Beauvoir também se recuperava de ferimentos graves. Ele quase morreu, mas se recuperar em casa, ao lado da esposa, Enid, e sem a menor paciência com ela ou com nada, não ajudava muito. Quando é enviado para Three Pines para investigar novamente o caso do Eremita, ele acredita ser uma perda de tempo, mas parte quase feliz para a missão. Olivier foi preso e condenado pelo assassino, mas Gabri ainda acredita em sua inocência. Fiel ao marido, ele envia cartas diárias para Gamache, onde sempre questiona: Se Olivier fosse o assassino, por que ele moveria o corpo? O que realmente não faz sentido. 

À medida em que os dois casos se desenrolam, flashs do que aconteceu no passado e culminou naquela grande tragédia, vão sendo contados pelos dois. Uma história de culpa e perdão, erros e acertos, todos em busca de redenção.

~~~~~~~~~~

Eu amo a série e amei esse volume! O mais angustiante da série, o mais forte, repleto de sofrimento, com um lado dramático muito forte. Por outro lado, um livro incrivelmente bem ambientado, a parte histórica é impecável. Nós aprendemos mais sobre a história de Quebec, do surgimento da cidade e da eterna rixa entre ingleses e franceses na região. Eu li desesperada para saber o que tinha acontecido com a equipe, e quem havia morrido. E fiquei quase até o final torcendo para ter sido algo diferente, para que aquela pessoa não tivesse realmente morrido. A dor de Gamache foi de cortar o coração, me emocionei em alguns momentos.

E por estes e outros motivos, essa série é tão mais do que apenas ficção policial. Os livros tem muito de drama, um toque de romance e uma construção psicológica impecável dos personagens. 

Apesar de Gamache ser o protagonista e eu amar esse inspetor, aqui quem rouba a cena é Jean-Guy. Confesso que nunca gostei muito dele nos livros anteriores, um homem amargo, solitário, crítico e de pouca fé. Ele ama Gamache como a um pai, e respeita o chefe, mas no fundo discorda de sua abordagem humanista e da forma como ele se aproxima dos envolvidos nos casos. Aqui foi uma surpresa, ele aos poucos confiando em outras pessoas. E, o mais inesperado, encontrando na velha ranzinza Ruth, alguém para desabafar. Eu ri das interações entre eles rsrs. Gostei também que finalmente ele teve coragem de terminar um casamento já sem nenhum amor. E pelo jeito, ele é apaixonado desde sempre pela filha de Gamache, Anne, que é casada com um cara bem chatinho. Vamos ver se isso vai render no futuro. 

Adoro como nenhum personagem é esquecido e todos vão sendo desenvolvidos. Já amo alguns moradores de Three Pines e torço muito por eles. Aqui, Clara está prestes a inaugurar sua exposição de arte e está nervosa com isso. E Gabri está arrasado com Olivier preso. Desde o livro anterior eu achei que o final estava errado, não achava que ele era culpado. E mesmo não gostando do personagem, ambicioso e egoísta ao extremo, eu torcia por sua inocência, principalmente por Gabri. Achei muito legal isso que a autora fez, terminar um livro com um caso aparentemente resolvido, e retomá-lo no livro seguinte com a possibilidade de um erro na conclusão do caso. 

Sobre a parte de suspense, eu achei o caso do assassinato na biblioteca menos interessante na parte investigativa, amei a parte histórica. Desconfiei cedo do culpado e achei o final dessa parte bem morno. A investigação de Jean-Guy me interessou muito mais, e fiquei curiosa para saber como ele descobriria o culpado, se não fosse Olivier, depois de tanto tempo. E com o caso já arquivado. Mas o caso que mais me envolveu, foi o caso que dá início ao livro, com eles feridos e traumatizados, e com mortes na equipe. Eu sofri o livro todo esperando a conclusão de tudo, e a história é contada aos poucos, em retrospecto pelos dois. Fiquei muito triste por todos e eu gostava muito de um dos agentes falecidos. 

[ALERTA DE SPOILERS] Eu realmente achava que Olivier era inocente, mas no final fiquei chateada por ele culpar Gamache por sua prisão e condenação. Porque ele fez tudo errado, explorou o homem por anos, mentiu, deu várias pistas falsas para a polícia e realmente moveu o corpo até a pousada. Eu achava que alguém da pousada seria o culpado, mas no final era o "velho", e a esposa dele é uma querida, fiquei com muita pena dela. Ele matou o eremita porque descobriu a cabana e viu que os bens valiosos que tinham lá, pertenceram ao seu pai no passado. O pai morre em um acidente/suicídio em um lago congelado, e todos os seus bens valiosos foram roubados (o que só o filho, uma criança na época, sabia). E acontece que no final era o pai dele, quem ele acaba matando. O homem não tinha morrido, tinha forjado a própria morte de desaparecido. Uau!! Eu desconfiei que o pastor matou o cara lá, para proteger os segredos da biblioteca, até porque os demais membros da sociedade eram tipo 80+, não conseguia imaginar eles enterrando um corpo kkk. O caso mais forte e triste, foi porque quem morre é o novato policial, Morin. E ele era um querido. Fiquei com muita pena. Ele é feito refém por alguém, que na verdade queria distrair a polícia enquanto explodia uma bomba em outro lugar, um atentado que deixaria milhares de mortos. Gamache consegue impedir a explosão, mas não chega a tempo de salvar Morin, depois de ficar 24 horas com ele no telefone sem desligar (uma das exigências dos bandidos). Foi triste demais essa parte, outros agentes morreram ou foram feridos, mas não eram conhecidos os personagens. No começo achei que fosse Jean-Guy ou Lacoste, ainda bem que não eram eles. [FIM DOS SPOILERS]

Uma pena terem estragado a adaptação da série pela TV, os livros são impecáveis! Eu amei e já estou ansiosa pelo próximo. Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Série Inspetor Gamache:
  1. Natureza morta (Still Life)
  2. Graça fatal (A fatal Grace) 
  3. O mais cruel dos meses (The Cruelest Month) 
  4. É proibido matar (A Rule Against Murder)
  5. Revelação brutal (The Brutal Telling)
  6. Enterre seus mortos (Bury Your Dead)
  7. Um truque de luz (A Trick of the Light)
  8. The Beautiful Mystery (os demais ainda não lançados no Brasil)
  9. How the Light Gets In
  10. The Long Way Home
  11. The Nature of the Beast
  12. A Great Reckoning
  13. Glass Houses
  14. Kingdom of the Blind
  15. A Better Man
  16. All the Devils Are Here
  17. The Madness of Crowds
  18. A World of Curiosities
  19. The Grey Wolf.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO