As musas - Alex Michaelides

>>  segunda-feira, 12 de agosto de 2024

MICHAELIDES, Alex. As musas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2023. 350p. Título original: The Maidens.

"Fosca tomou um pouco de café, encarando-a. E, quando olhou no fundo dos seus olhos pretos, Mariana não teve mais dúvidas. TInha certeza absoluta. 
Estava olhando para os olhos de um assassino." p.221

Comprei este livro porque gostei muito do outro livro do Alex Michaelides, A paciente silenciosa. Só durante a leitura, percebi que este livro acontece antes, foi o primeiro livro do autor. Não são livros tão ligados, mas o psicólogo que vira protagonista em A paciente silenciosa, aparece rapidamente por aqui, antes de conseguir o emprego lá no hospital psiquiátrico. Enfim, confirma o que achei de As musas.

Mariana Andros é psicóloga, nasceu na Grécia e trabalha com terapia em grupo em Londres. Sua vida pessoal foi marcada por tragédias. Perdeu a mãe ainda bebê, foi criada por um pai ausente e que desprezava as filhas. Sua única irmã morreu em um trágico acidente com o marido, deixando a única filha, Zoe, aos cuidados de Mariana e de seu marido, Sebastian. Até que Sebastian morre em um trágico acidente de mar, deixando Mariana sozinha, ainda apaixonada e de coração partido. 

Ela herdou uma grande fortuna quando o pai faleceu, e vivia sozinha em uma grande casa no alto de uma colina, onde seus grupos de terapia se reuniam. Aos 36 anos ela não tinha ninguém, apenas a sobrinha, que agora estudava em Cambridge, a faculdade onde conheceu seu marido, e ambos se formaram.

Quando Tara, uma amiga de Zoe da faculdade é morta de forma brutal, Mariana deixa de lado seu luto após pouco mais de 1 ano da morte de Sebastian, e viaja para ajudar a sobrinha. Lá chegando, encontra velhos conhecidos e um cenário tão comum para ela, onde se apaixonou pela primeira vez. Ela descobre que existe muito mais por trás da morte de Tara, e logo concentra suas suspeitas em um professor popular. 

Edward Fosca é americano, um belo e intocável professor, adorado por alunos e pela diretoria da Universidade. Ele fundou uma espécie de sociedade secreta, formada apenas pelas alunas mais belas e promissoras, filhas de gente muito rica, conhecida como "As musas". Tara era uma das integrantes, e agora está morta. Assassinada a facadas, um crime brutal. Seu ex-namorado, usuário de drogas, é preso pela morte. Mas Mariana sabe que ele não é o culpado. 

E isso fica claro também para a polícia, quando outro cadáver é encontrado, mais uma das meninas está morta. A obsessão de Mariana em provar a culpa de Fosca começa a sair do controle, ameaçando destruir sua credibilidade, além de seus relacionamentos mais próximos. Ela está determinada a deter esse assassino, ainda que lhe custe tudo, inclusive a própria vida.

~~~~~~~~~~~~~~

Apesar da premissa muito interessante, para mim o desenvolvimento do livro e a construção dos personagens deixou muito a desejar. Um thriller fraco, mas que serviu de início para o autor, que depois acerta a mão com seu segundo livro, que foi um sucesso. Eu adorei A paciente silenciosa, e fui cheia de expectativas para ler seu outro livro, me decepcionei bastante.

A começar pela protagonista. Mariana é uma personagem confusa, tomada pela dor, mas com motivações que não ficam claras. Acredito que a personagem não foi muito bem construída, não me apeguei a ela durante a leitura. Mariana vai para a Universidade preocupada com a sobrinha, mas por motivos desconhecidos rs, resolve ficar por lá e desvendar o crime. Sem nenhuma experiência forense, nada que a prepare para ser uma investigadora. Ela apenas começa a conversar com todo mundo e tirar suas conclusões. 

Nenhum dos outros personagens tem uma construção interessante.  O próprio Edward, o principal suspeito, aparece com sua aura misteriosa e seu sorriso malicioso, um bando de belas moças ao seu redor, e é isso. Mariana tem certeza que ele é o assassino, mas aceita jantar sozinha na casa dele. Atitudes como essa, me irritaram o tempo todo. Zoe também é pouco desenvolvida, apenas uma adolescente triste com a morte da amiga, e por vezes bem grossa com a tia.  Um outro personagem, Fred, um aluno do doutorado que Mariana conhece por acaso no trem, fica completamente obcecado e apaixonado por ela sem motivo algum. Ele alega que é sensitivo, e que os dois têm um futuro juntos. Pra mim só foi jogado na trama para termos mais alguém para suspeitar rs.

Além da narrativa de Mariana, temos algumas cartas misteriosas, como um diário, de alguém que parecia ser o assassino. Você fica sem saber se é o professor narrando, se pode ser o tal Fred que fica obcecado por ela do nada, se pode ser um homem que trabalha lá na Universidade, etc.  Essa parte deixou o final mais interessante, mas teria que ter sido melhor construído. 

O livro é bem lento e tedioso quase até a metade. Lá pela página 200, quando temos uma segunda morte e agora sabe-se que um serial killer está à solta no local, fica mais interessante. Mesmo assim achei que a história não batia, nada fazia muito sentido. Duas meninas de um mesmo grupo são assassinadas, sabem que elas são um alvo, todas filhas de gente rica e influente. E as outras continuam lá estudando, como se nada tivesse acontecendo?  A mesma coisa Mariana, que só falta colocar um alvo nas costas para o assassino. Ficava pensando, se fosse o professor mesmo, ela já estaria morta hehe. 

Eu não curti o final, achei forçado e corrido, embora tenha  sim, surpreendido. [ALERTA DE SPOILERS]  No final Zoe, a sobrinha, é assassina. E pior, ela matou tudo por Sebastian, o marido morto de Mariana. Segundo ela conta, Sebastian a seduziu com 15 anos, disse que a amava, mas que Mariana precisava morrer para eles ficarem juntos, por causa da herança. Ela conta para ele sobre as musas da faculdade anos depois, e eles elaboram juntos esse plano. Matar duas moças apenas para despistar e depois matar Mariana do mesmo jeito, para ser obra de um serial killer, e armar para o professor levar a culpa. Tudo muito cheio de furos e muito mal explicado. E Zoe odeia a tia ainda mais ,porque por causa dela (que quis viajar para Grécia), o Sebastian tinha morrido. Gente, muita coisa não faz sentido e isso é só jogado, sem explicação. Termina com Mariana quase morta, Fred quase morto e Zoe internada no hospital psiquiátrico onde o protagonista do próximo livro irá trabalhar. [FIM DOS SPOILERS.

Não indico esse thriller, quem leu me conte se curtiu!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO