Bad Luck and Trouble - Lee Child
>> segunda-feira, 24 de junho de 2024
CHILD, Lee. Bad Luck and Trouble. Nova York: Delacorte Press, 2008. 512p. (Jack Reacher, v.11).
"They stood in the lot, saying nothing. Doing nothing. Just crackling and trembling and twitching with suppressed rage. It was a given that soldiers contemplate death. They live with it, the accept it." p. 238
Eu amo a série Jack Reacher do Lee Child! É uma das minhas séries policiais favoritas, a melhor para quem gosta de muita ação. O problema, como sempre, é que no Brasil as editoras têm um descaso enorme com as séries policiais, mais ainda com ordem de publicação. Eles sempre acham que tudo é independente (deve ser porque não leram kkk) e lançam como querem... quando lançam. E com isso, essa série incrível, parou de ser lançada aqui, ou segue a passos de tartaruga. Eu li os 10 primeiros livros em português e agora arrisquei o 11º em inglês. Isso também, porque a 2ª temporada da série de TV da Amazon, Reacher, foi baseada neste livro. E eu queria ler antes de assistir. Confiram o que achei de Bad Luck and Trouble!
Jack Reacher já foi um major do exército americano, servindo na unidade 110º. Ele e um grupo de oito soldados, foram designados para um batalhão chamado de Investigadores Especiais. Eles investigavam crimes dentro do próprio exército. O grupo se tornou unido e inseparável, e cuidaram um dos outros enquanto estiveram juntos. Depois cada um seguiu com a sua vida, mas eles tinham como se localizar se precisassem de ajuda.
Reacher estava em Oregon, sem dinheiro, fazendo companhia para uma mulher que ele conheceu em algum bar. Ao ir ao caixa eletrônico sacar dinheiro, percebe um depósito não identificado em sua conta $1030 dólares. O valor em si é um código, um pedido de ajuda entre ele e sua equipe do passado: 1030. Ele entra em contato com Frances L. Neagley, e fica sabendo de algo que muda instantaneamente seu próximo destino.
Calvin Franz também era um membro da unidade, atualmente casado, com um filho pequeno e trabalhando como detetive particular. Reacher fica sabendo que Calvin foi assassinado, atirado de um helicóptero, e que havia sido torturado antes. Reacher parte imediatamente para encontrar Neagley em Los Angeles.
Juntos eles tentam contatar os outros membros da equipe. Um deles faleceu há 1 ano, em um acidente de carro. Nenhum dos outros responde. Eles não conseguem descobrir nenhum sinal de vida de nenhum dos membros da equipe. Estarão eles apenas ausentes? Ou desaparecidos e mortos como Calvin? Se ele tivesse problemas, teria procurado a ajuda dos outros que estavam mais próximos e de fácil acesso.
Eles tentam localizar Tony Swan, o mais próximo de Calvin, em localização. Swan também está desaparecido, e encontram seu cachorro morto em sua casa, de sede. Swan nunca abandonaria um animal se pudesse voltar para casa. Eles concluem que o amigo também está com problemas, talvez ele também esteja morto. Eles procuram por Swan na empresa em que ele trabalhava, no setor de segurança. Descobrem que ele havia sido demitido há algumas semanas, eles não sabem informar nada.
Eles tentam encontrar Jorge Sanchez e Manuel Orozco, os dois moravam e trabalhavam juntos em Las Vegas, com investigação de golpes e fraudes nos grandes cassinos. Eles também estão desaparecidos, suas casas haviam sido reviradas e destruídas. Ninguém sabe onde eles estão... Eles aguardam ansiosos, David O'Donnell e Karla Dixon, ainda não retornaram aos chamados. Onde todos eles estariam? Quais deles ainda estariam vivos?
Investigando uma fraude milionária e correndo contra o tempo, Reacher e Neagley buscam por seus amigos. E se não os encontrarem com vida, eles juram encontrar os culpados, e matar um por um. Vingança ou justiça, chamem como quiser. Eles estão à caça.
"- No independent action, remember?
- In your dreams." p.238
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Que livro fantástico! Esse autor arrasa demais nas suas tramas e personagens. Ele entrega 11 livros com a mesma qualidade impecável! É bem escrito, os personagens são excelentes, os enredos são todos ótimos e prendem o leitor do início ao fim. Tem cenas tristes, tem muita ação, tem muita investigação e adrenalina até o final. Realmente não dá para entender como os livros não saem por aqui, ainda mais quando foi lançada uma série de TV baseada nele, triste isso.
Mas enfim, demorei bem mais, mas li em inglês meu terceiro livro este ano e foi um sucesso! Estou vendo que estou melhorando, lendo mais rápido, mas ainda pedindo ajuda ao dicionário de vez em quando. Ainda espero que continuem lançando os livros aqui no Brasil, queria muito a série completa na estante.
Eu amei conhecer os amigos de Reacher, a antiga equipe. Todos eles são incríveis, ou eram incríveis :( . E o autor narra tão bem, que mesmo aqueles personagens que não chegamos a conhecer, você torce e sofre por eles, a cada corpo que encontraram, meu coração apertava. Passei o livro torcendo para alguém ainda estar vivo como refém, mesmo imaginando que estariam mesmo mortos. Amei Neagley, ela é tão foda quando Reacher e ainda construiu uma carreira de sucesso. É a "rica" da turma, cheia de contatos importantes, por onde conseguem muitas das informações sigilosas que precisam. Ela foi a única que já havia aparecido em um livro anterior, mas aqui teve bem mais destaque (ver Serviço secreto) Adorei também a Karla, ela e Reacher tinham uma atração no passado, mas nunca aconteceu nada, já que ele era o chefe da equipe. Agora finalmente os dois se envolvem, mas como Reacher nunca se acomoda em lugar nenhum, não dá para se esperar muito do quesito romance. O'Donnell também é muito engraçado, adorava os diálogos deles brincando e se provocando.
O enredo foi dos melhores que já li na série. Toda a trama gira em torno de um segredo, algum que uns dos amigos de Reacher descobriu, e morreu por isso. A trama envolve gente importante, ex-policiais corruptos, uma arma do governo e um futuro atentado contra os EUA. E Reacher com sangue no olho, atrás de todos os culpados.
A sequência final foi de tirar o fôlego, eu mal pisquei até terminar. Foi agoniante pensar no que podia acontecer, quem iria sobreviver e a vingança de Reacher foi sensacional! O livro terminou de forma fenomenal, impecável. Com todas as pontas amarradas e tudo muito bem resolvido.
Agora falando da 2ª temporada da série Reacher, na Amazon, baseada neste livro. Eles começaram muito bem, os dois primeiros episódios seguiram a trama principal. Trocaram detalhes como nomes de alguns coadjuvantes, situações pessoais de alguns deles (O'Donnell, solteirão convicto, na série é casado e pai de 3 filhos). Já Sanchez, que era casado e pai de 3 filhos, não aparece nada sobre isso na série. A ambientação muda de Los Angeles/Vegas dos livros para New York/Atlantic City. Na série temos outras viagens para outras cidades e outras cenas de ação que não existiram no livro, mas ficaram todas excelentes. Mas na metade da série em diante, já mudam muitos fatos importantes. Envolveram um político que não existe no livro e daí vieram vários desdobramentos. Criaram o policial Russo, que não existe no livro, mas eu gostei bastante da adição. Com isso o chefe dele, que aparece no livro o tempo todo, tem menos participação. Eu só não gostei de terem mudado a sequência final, as cenas de ação no livro eram perfeitas! Na série adicionaram, claro, muito mais tiros, muito mais brigas e tiraram a inteligência do Reacher da jogada, achei algumas partes forçadas, como na hora em que ele se entrega e o vilão não mata ninguém. Sério mesmo ?
Falando novamente do final, mas agora com [ALERTA DE SPOILERS] No livro os corpos vão aparecendo aos poucos, primeiro Franz, depois Orosco, depois Swan e Sanchez. Eu odiei que na série suspeitam que Swan era um traidor, no livro isso nem chega a ser cogitado. Eles usam o último desaparecido para criar uma emboscada no hospital (falam que ele foi encontrado vivo e os 4 correm para lá, nesta cena é que Karla e O'Donnell são sequestrados, Reacher/Neagley estavam presos no trânsito vindos de outro lugar, diferente da TV). Depois disso você mal respira. Reacher desesperado para salvar os amigos com vida, ele e Neagley sem saber como invadir uma instalação do governo superprotegida, em que os bandidos estavam esperando por eles. Eles criam um falso incêndio, conseguem entrar junto com os bombeiros e vão matando 1 a 1, escondidos nas sombras. Depois disso Reacher se esconde no helicóptero, e já está lá quando eles tentam fugir levando seus amigos. E aí foi só alegria, Reacher mata todo mundo. No final eles ficam com os $65 milhões, mas um pouco diferente da série, ele ajuda os familiares dos amigos mortos, e depois dividem o restante entre eles. Estou até curiosa para ler um livro onde Reacher não está quebrado e pobre rs. [FIM DOS SPOILERS]
Eu já não vejo a hora de ler o próximo! Para fãs de séries policiais de ação, essa é imperdível, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Jacy Reacher do Lee Child
- Dinheiro Sujo (Killing Floor)
- Destino: Inferno ( Die Trying)
- Alerta final (Tripwire)
- Caçada às cegas (Running Blind)
- Miragem em chamas (Echo Burning)
- Serviço secreto (Without Fail)
- Acerto de contas (Persuader)
- O inimigo (The Enemy)
- O último tiro (One Shot)
- Por bem ou por mal (The hard Way)
- Bad Luck and Trouble (os demais não lançados no Brasil)
- Nothing to Lose
- Gone Tomorrow
- 61 ours
- Worth dying
- The affair
- A wanted man
- Sem retorno (Never go back)
- Personal
- Make Me
- Night School
- The midnight line
- Past tense
- Blue Moon
- The sentinel
- Better off dead
- No plan B
- The secret
- In too deep (previsto para 2024 nos EUA)
Avaliação (1 a 5):