Top 10: Os dez melhores livros de 2023 da Nanda
>> segunda-feira, 1 de janeiro de 2024
Queridos leitores!
Uau! Vocês sabiam que esse é o 14º post de melhores do ano? Desde 2010 eu escolho minhas leituras favoritas por aqui, claro, sempre algo muito único e pessoal. Já que cada um absorve um livro de maneira diferente. 2023 foi um ano "normal" (sem pandemia e bem produtivo para mim), trabalhei muito, li bastante, assisti muitas novas séries e viajamos também para novos lugares. Foi um bom ano, com dores e tristezas que sempre fazem parte da vida, mas também muitas conquistas e alegrias.
Para quem me acompanha há muitos anos, a grande mudança em meus planos para 2024 é aqui, nesse cantinho já tão amado. Gente, eu desanimei com o blog, algo que sempre amei e fiz com paixão. Hoje em dia as mídias mudaram muito, tudo está muito voltado para o imediatismo, para a mídia de rápido impacto. E eu não tenho perfil para investir em Instagram, Tiktok eu nem sei o que é, só ouço falar hahaha. Fazer um reels para mim é um sacrifício, não é uma mídia em que eu goste de postar ou interagir. Isso onde se lê pouco, mas se produz muito em imagens e vídeos, não funciona para mim. Meu dia a dia é corrido, eu não vou gastar com isso e nem tento muito tempo livre. E as Editoras, na grande maioria, abandonaram as mídias escritas e valorizam apenas as redes sociais.
Então eu tomei duas decisões:
- Deixar de lado o Instagram @blog.viagemliteraria que tem muitos seguidores, mas pouquíssimas curtidas e comentários.
- Abandonar a periodicidade de postagens por aqui. Não pretendo encerrar o blog, mas minha ideia é escrever bem menos, e só dos livros que eu realmente quiser deixar um registro. Perder tempo resenhando livro que não gostei, acho que não vale a pena. Até hoje eu sempre resenhava tudo que lia, e com uma média fixa de postagens.
- No começo do ano isso não mudará muito, porque eu tenho vários posts já salvos aqui, então eles serão postados.
Para quem acompanhou o blog ao longo desses quase 15 anos, meu muito obrigada!
Bom, eu não tenho o que reclamar de 2023. Neste ano conhecemos a Itália, e como eu amei essa viagem! Fomos em Roma, Capri, Nápoles e Pompéia, depois fomos para Florença, Veneza, Pisa e Verona. E para terminar fizemos 1 dia de excursão para Como, Lugano (Suíça) e Bellagio. Foi uma viagem inesquecível, regada de bons vinhos, ótima comida, gelatos maravilhosos e a melhor companhia do mundo, meu amor. E em outubro, também conhecemos Buenos Aires! Ótimas carnes e bons vinhos, mas não era um dos meus sonhos de viagem, foi legal.
E em novembro, um dia antes do meu aniversário, perdi o meu Padrinho. Acho que ele descansou, depois de uma doença que levou muito de sua memória e da sua lucidez. Ele também era meu tio avô e durante toda a minha vida foi como um pai para mim, a única presença masculina constante em minha vida. O Padrinho era uma das melhores pessoas do mundo, de um coração enorme e uma bondade inabalável. Ele vai deixar saudades para sempre.
Voltando aos livros, vocês sabem que eu sou bem crítica, difícil sair um nota 5 e favorito por aqui. Neste ano eu li alguns clássicos, mas também muitos romances e thrillers. Suspense/ficção policial continua sendo meu gênero favorito, mas sempre tento alternar para não enjoar do estilo. Continuei também o Projeto Agatha Christie, que tem como objetivo ler todos os livros da autora por ordem de publicação, e com isso, foram 12 livros da Rainha do Crime na listinha. Eu participei de um projeto pelo whats bem legal, chamado Desafio Literário, a ideia é ler 1 livro por mês com temas variados e tem temas bem legais! Vou participar de novo em 2024. Tinha temas como: Ler 1 livro que título comece com a letra do seu nome, ler 1 livro que tenha 1 objeto na capa, ler 1 livro de um autor nacional, ler o livro mais antigo da estante que você ganhou de presente.... e por aí vai. Foi ótimo para "desencalhar" livros antigos parados na estante. Li/reli também com algumas amigas todos os livros da Jane Austen! Fantasia e YA continuam em baixa por aqui, enjoei bastante do gênero. Mas, encaixo alguns de séries antigas em aberto ou uns poucos que chamam a minha atenção. Minha meta era ler 80 livros no ano, acabei ultrapassando a meta e li 89 livros!
E agora, tenho a missão quase impossível de escolher os melhores entre eles. Vocês podem conferir as edições anteriores:
As minhas leituras de 2023, por ordem de leitura, foram:
- Para sempre interrompido (3)
- Café preto (3)
- A pousada do fim do rio (3.5)
- Não existe amanhã (3)
- Razão e sensibilidade (4)
- Infâncias roubadas (5)
- Recordação mortal (3.5)
- Um adeus no inverno (3)
- Ritos de primavera (3.5)
- A morte do almirante (2)
- Emma (4)
- Amare é relativo (3)
- Rangers: Halt em perigo (4)
- Amante libertada (3.5)
- É proibido matar (4.5)
- A pequena padaria do Brooklyn (4)
- Até o verão terminar (3)
- Absolutamente romântico (4)
- Adultos (5)
- Persuação (4)
- O mistério de Sittaford (4)
- Um verão na Itália (3)
- A casa do penhasco (4.5)
- Susan não quer saber do amor (4)
- A voz do coração (4.5)
- A praia infinita (3.5)
- A abadia de Northanger (4)
- Férias nos Hamptons (4)
- Refúgio (3)
- Uma questão de segundos (3.5)
- A conspiração da Condessa (2.5)
- Identidades cruzadas (4)
- Depois que tudo acabou (3.5)
- Orgulho e preconceito (5)
- A guerra que me ensinou a viver (4)
- Os treze problemas (3)
- A toda prova (4)
- O mistério da noiva da Transilvânia (4)
- Rainha Charlotte (4)
- Treze à mesa (3.5)
- Carrie Soto está de volta (5)
- Um de Nós Está Mentindo (4)
- Um de Nós é o Próximo (3)
- O chamado selvagem (4)
- Mortos Não Contam Segredos (4)
- Stalker (2.5)
- Todo mundo que vale a pena conhecer (2)
- O rei do inverno (5)
- O cão da morte (4)
- A empregada (3)
- A vila dos tecidos (3.5)
- Procure nas cinzas(3.5)
- Lady Susan & outras histórias (3)
- Quase uma família (3)
- Manual de Assassinato para Boas Garotas (4)
- As suas lembranças são minhas (4)
- Assassinato no expresso do oriente (3)
- Revelação brutal (5)
- Parte do seu mundo (4)
- O menino da mala (3)
- Atlas - A história de Pa Salt (5)
- A garota roubada (3)
- Manhattan sob o luar (3.5)
- 8ª confissão (3)
- A tentação do bastardo (4)
- Escolhas de formatura (3.5)
- Um de nós está de volta (4)
- Retrato inacabado (2)
- Segredos de família (4)
- Boa Garota, Segredo Mortal (4.5)
- Nascimento mortal (5)
- Por que não pediram a Evans? (3)
- 9º julgamento (3)
- Dewey: um gato entre livros (4)
- A bala que errou o alvo (5)
- Um homem chamado Ove (4)
- O detetive Parker Pyne (2)
- A pequena confeitaria de Paris (3)
- Mensageiro da verdade (4)
- Para sempre seu (4)
- Uma razão para respirar (1)
- Minha vida fora de série (3)
- Testemunha fatal (3)
- O idiota (3)
- O mistério de Literdale (3)
- A senhora do jogo (3.5)
- Naquele fim de semana (3)
- Boa Garota Nunca Mais (3.5)
- O redentor (4.5)
- The dare (2.5)
Os destacados na lista abaixo receberam nota 4.5 ou 5 na avaliação. Vamos conhecer os 10 melhores livros de 2022 do Viagem Literária!! Não se esqueçam de me contar nos comentários quantos livros vocês leram este ano e quais foram os seus preferidos! :-D
Vamos conhecer os 10 melhores livros do ano em contagem regressiva!!
Para quem acompanhou As sete irmãs, esse foi o melhor livro da série! E valeu a pena ler todos e chegar neste esperado final. Temos também a tristeza dos fãs com o falecimento da autora, e seu filho terminando seu livro, e fazendo isso de forma primorosa. Todas as pontas foram amarradas, tudo foi explicado. E isso é o que os leitores esperam depois de 7 livros!
É um romance histórico com um toque de suspense, que se alterna com um romance moderno já que conta passado e presente dos personagens. Eu amei esse final de saga!
Meu representante dos "romances românticos" lidos neste ano.
Ele têm todas as características comuns de um bom clichê, mas sai totalmente da caixinha! E eu amei isso, realmente me surpreendeu em um gênero em que tudo é muito parecido. O enredo é ótimo e flui muito bem. Eu gostei muito da abordagem da autora trabalhando temas tão importantes. A vida adulta é difícil, é complicada. Sonhos são despedaçados, pessoas nos decepcionam, a vida é difícil a maior parte do tempo. E o "felizes para sempre"? Temos que entender que ele não é um final, ele é um começo.
Eu sei que já está clichê hehe. 23º volume da série, e todo ano algum deles entra no Top 10, mas não posso evitar, é uma das minhas séries favoritas!
É ficção policial futurista e tem um dos melhores casais da literatura, eu amo a série Mortal e não me canso dos livros. Queria ler mais rápido, o lado bom é que sempre tenho vários esperando na estante.
Confira a resenha (da Evelyn)
Como sempre, a autora arrasa! Eu demoro a ler seus livros, não li todos ainda, mas quase todos entra nos favoritos.
Ela arrasa na construção dos personagens! Amei Carrie, tão real, tão imperfeita. Eu que nunca me interessei por tênis e não sabia nada sobre o esporte, amei cada jogo, cada narração. Ela dando a volta por cima, amadurecendo no caminho, superando tudo. O fofo do pai dela. Final emocionante, arrancou umas lágrimas.
Para quem achou que não teria nenhum representante de fantasia por aqui, esse épico superou todas as minhas expectativas!
Eu sempre demoro a ler épicos, as narrativas são mais lentas, descritivas, e demandam mais dias de leitura. E sempre me arrependo hehe, porque quando começo, eu amo. E esse autor arrasa! Este é o 1º de uma trilogia imperdível, é uma história completa, tem um enredo muito interessante e é parcialmente baseado em fatos reais. Os personagens são excelentes e a narrativa prende o leitor do início ao fim. E Cornwell, mesmo narrando eventos tão pesados, tem uma narrativa quase poética. O livro é denso, é enorme, e vale cada página.
O Clube do Crime das Quintas-feiras é minha nova série favorita! Tem suspense, tem comédia, e tem os idosos mais queridos do mundo. Eu amo esses personagens, os enredos, enfim, Richard Osman é o homem do momento quando falamos de Cozy Mysyery. Eu amo esses livros incondicionalmente, então vocês não vão ver defeitos nas resenhas daqui, tem umas coisas surreais, mas para mim só deixa tudo mais engraçado.
Dois livros da mesma série nos favoritos, como estou amando o Inspetor Gamache. No melhor estilo Agatha Christie um mistério de ficção psicológica, moderno e muito bem escrito
Uma ficção policial diferente, personagens impecáveis, um lado psicológico muito bem desenvolvido, enredo excelente e uma trama que se desenvolve aos poucos, mantendo o leitor vidrado em cada palavra. Impossível não se apegar aos personagens e torcer por eles, Three Pines já mora no meu coração. E convido a todos para conhecer esta série!
Esse é um dos livros mais antigos da minha estante, eu relutei em reler, porque era um dos meus livros favoritos (já aconteceu de reler alguns livros que amei na adolescência e não gostar tanto mais hehe), mas não é que li e amei do mesmo jeito? Ele é o meu favorito da autora sem dúvidas (li todos esse ano). Um romance perfeitamente bem construído, com personagens impecáveis e frases belíssimas. O sarcasmo da autora é uma das suas marcas e eu amo a escrita da Jane.
O favorito quando falamos de ficção policial raiz.
Esse livro é pesado, é destruidor, é muito violento... e eu amei tudo! A investigação, os personagens afiadíssimos, Kim não preciso nem falar, ela é "emputecida" na maior parte do tempo e eu adoro a protagonista. A história é mais pesada ainda por se tratar de crianças, sequestradas e sofrendo na mão de 2 sequestradores, um deles, um sádico. Então não é um livro que eu indicaria para todos os leitores. Eu reli o final de tanto que gostei. Que livro, gente, que livro!!! Ah, alguém sabe se a Gutenberg vai continuar lançando? Tempão que saiu esse aff!!
UAU! Para mim é o melhor livro da Marian, e eu já li todos lançados no Brasil. É muito complexo, tem muitas nuances e todos os personagens tem altos e baixos, qualidades e defeitos, muito vida adulto real mesmo. E eu achei muito boa essa vibe "a vida como ela é" mesmo para pessoas mais privilegiadas.
Fiquei lendo até 1 hora da manhã, a quanto tempo não faço isso... de um livro me prender e eu não conseguir largar para dormir, saudade disso. O final teve muita coisa em aberto, mas eu achei que foi proposital porque a vida real é isso aí, alguns casais ficam bem, outros não, algumas amizades seguem, outras realmente terminam.
O livro trabalha temas importantes como relacionamento abusivo, bulimia, machismo, dentre outros. E é uma leitura madura, ela evolui mais lentamente (me lembrou bastante o estilo da Liane Moriarty, só não tem o suspense pesado). Não acho que é dos livros dela que vai agradar a todos, não tem o humor característico dela, mas eu amei! Em uma boa briga com os livros acima, ele foi eleito o favorito de 2023!
E vocês, leram muito em 2023? Não deixem de me contar quantos livros leram no ano e quais os favoritos. Leiam muito, leiam sempre! E tenham uma ótima Viagem Literária!!
A todos desejo um 2024 iluminado, repleto de bençãos, realizações, e claro, muitos livros nota 5!! FELIZ ANO NOVO!!