Lady Susan e outras histórias - Jane Austen
>> sexta-feira, 8 de setembro de 2023
AUSTEN, Jane. Lady Susan e outras histórias. São Paulo: Editora Martin Claret, 2020. 456p. Título original: Lady Susan and Other Works.
"Bem, querido Reginald, vi a tal criatura perigosa, e vou lhe oferecer uma descrição dela, mesmo que esteja esperando que você logo possa formar seu próprio julgamento. Ela é de fato excessivamente bela; mesmo que você escolha questionar os atrativos de uma mulher que já deixou de ser jovem. Eu, de minha parte, declaro que raramente vi uma mulher tão adorável quanto Lady Susan." p.255
E com Lady Susan e outras histórias terminamos o projeto de ler/reler todos os livros da Jane Austen! Esses contos foram escritos quando a autora ainda era adolescente, muitos deles estão inacabados.
O livro traz uma coletânea de 12 contos, a maioria deles escritos na fase adolescente da autora e nunca publicados por ela. A maioria das histórias tendem ao absurdo e ao exagero. E apesar de completamente malucas, já percebemos a ironia da autora em todos os textos. Além disso, temos duas histórias já de sua fase adulta, mas que não foram concluídas: “Os Watsons” e "Sanditon”.
Fazem parte do livro os contos: Frederic e Elfrida, Jack e Alice, Edgar e Emma, Henry e Eliza, Amor e amizade. Todos eles são histórias completamente estapafúrdias com acontecimentos malucos e bem curtinhos. Depois temos Uma história da Inglaterra, onde a autora relembra vários reinados e faz uma crítica a cada um dos reis da Inglaterra em um longo período. Seguindo temos: As três irmãs, Lesley Castle e Evelyn. Todos na mesma linha, divertidos e sem noção.
Depois deles, encontramos a história Catharine e o Caramanchão, que tem uma narrativa já mais interessante, mas que termina sem final.
E finalmente conhecemos Lady Susan, uma das personagens mais intrigantes da autora. Ao contrário de suas mocinhas, Lady Susan é ardilosa, esperta, egoísta, manipuladora e capaz de tudo para conseguir o que quer. Uma viúva cativante, mas sem nenhum escrúpulo. Esse é um conto completo com narrativa epistolar. Foi meu favorito do livro, o conto é perversamente engraçado e eu devorei, curiosa para saber como iria terminar.
Depois dele temos Os Watsons, uma das histórias inacabadas. Mas como Jane contou qual seria o final para uma de suas irmãs, ficamos sabendo como poderia terminar. Aqui ela explora relações familiares e o mercado de casamentos de uma forma muito divertida. Eu achei bem legal a premissa, uma pena não ter sido concluído.
E para finalizar outro livro inacabado, Sanditon. A comunidade está sendo construída a beira-mar e seus criados estão muito interessados em levar pessoas influentes para se hospedar no local durante o verão. Austen cria personagens muito interessantes e bem construídos, este eu queria muito um livro completo.
A maioria dos contos são bem curtos, não tenho muito o que dizer sobre eles. Eu achei alguns bem fracos, a leitura se arrastou no início. Mas gostei muito das histórias finais e gostei mais ainda de agora poder dizer: Eu li todos os livros da Jane Austen e meu favorito é Orgulho e Preconceito! E você? Leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Avaliação (1 a 5):