Duas ilhas - Guilherme Semionato
>> sexta-feira, 18 de agosto de 2023
SEMIONATO, Guilherme. Duas ilhas. São Paulo: FTD Educação, 2023. 64 p.
João vive com sua família na Ilha Verde. A mãe é bióloga e o pai, aviador. A Ilha foi formada basicamente por um vulcão que estava adormecido há décadas e não dava o menor sinal de que algum dia acordaria e que criou um bom espaço com sua lava para que uma cidade fosse construída.
João aprendeu com o senhor Alberto, responsável pelo "jardim" que rodeia o vulcão e também o homem mais velho da ilha, a amar o Verde, as plantas. Mas João ama mesmo é o Vulcão, por quem tem uma grande amizade. Quando se sente triste, solitário, é ao vulcão que ele recorre para se sentir melhor.
Um (não tão belo) dia, João recebe a notícia de que seu pai desapareceu. Ao mesmo tempo, moradores da ilha observam atividade no vulcão, indicando que ele poderia estar acordando. O que fazer? João está estremecido, tudo está obscuro em seu íntimo. Ele só queria o pai de volta e que o vulcão ficasse bem.
Será que seria possível?
Essa não é uma história para criancinhas, apesar de as ilustrações de Zansky serem encantadoras.
Essa é uma história sobre amizade, amor à natureza, amadurecimento.
O livro é dividido em duas partes: Ilha Verde e A Pequena Ilha. Há uma razão para a segunda parte receber esse nome, e você só descobrirá lendo a história.
Fiquei apaixonada pela ilha. É um daqueles lugares que você lê a respeito e já planeja o passeio para lá mentalmente (ainda que o lugar não exista, rs). A descrição do lugar me fez até sentir o cheirinho de plantas e terra molhada.
Mas confesso que não sei se viveria tranquilamente em uma cidade com um vulcão tão próximo. Ia ficar assombrada o tempo todo com a possibilidade daquele vulcão enorme acordar. Sei que no caso do livro pode se identificar o vulcão como algo metafórico e literal ao mesmo tempo, ainda assim, eu ia ficar com medo de acordar um dia e não ter mais uma casa ou uma cidade para viver porque o vulcão levou tudo.
Fiquei emocionada em várias partes e quase fui às lágrimas algumas vezes. Com certeza é uma história que vai agradar leitores de qualquer idade.
Adicione ao Skoob!
Avaliação (1 a 5): 4.5