Senhor das moscas - William Golding

>>  quarta-feira, 19 de julho de 2023

 


GOLDING, William. Senhor das moscas. Rio de Janeiro, 2014: Editora Objetiva. 224 p. Título original: Lord of The flies. 


Sempre tive interesse em ler Senhor das moscas, mas morria de medo, afinal, é uma história cheia de crianças e que de infantil e fofa não tem nada. Agora tive a oportunidade de finalmente enfrentar meu medo e conhecer a história de Ralph, Jack, Porquinho e os outros meninos perdidos na ilha deserta. O que eu achei? Vem que te conto!



Durante a Segunda Guerra Mundial um avião é abatido e cai em uma ilha deserta. Os únicos sobreviventes são crianças em idade escolar e eles precisarão aprender a viver sem nenhum adulto por perto. Terão que se alimentar, se cuidar e, para que não vire uma bagunça, criar regras para boa convivência. 

Mas, após escolherem Ralph como o líder do grupo, as crianças acabam por começar a desrespeitar as próprias regras e a não obedecer ao "chefe" iniciando um caos entre eles e uma disputa de poder entre Ralph e Jack que não se conforma de não ter sido o escolhido. 

Como ficará a convivência e a existência desses meninos na ilha deserta? Será que eles serão salvos por alguém?


Desde o começo da leitura já senti aquela tensão no ar. A cada capítulo eu ficava esperando que essa tensão explodisse e tudo terminasse em guerra entre os garotos na ilha. 

Me apeguei a Ralph, Simon e Porquinho e torci muito por eles, apesar do Porquinho ser aquela criança que parece um adulto no corpo de criança e que fica mais reclamando do que tudo. Apesar disso, não aguentava ver ele sendo zoado pelos colegas de ilha e fiquei com pena dele.

O livro nos traz a perda da inocência da criança, além de uma pesada Guerra pelo poder, apesar de serem tão jovens. É fácil observar toda a ambição, malignidade que o ser humano é capaz quando quer alcançar o poder máximo e, além disso, sem alguém para lhe impor limites.

É assim que vemos a figura de Jack, que quer caçar, que quer fazer as próprias regras, que quer mandar e manipular todos os menores, que quer destruir Ralph. 

Foram momentos tensos de leitura e confesso que as informações prévias que eu tinha do livro não eram assim, tão verdadeiras, rs. Acabou que muita coisa que eu imaginava que aconteceria na história não acontece e ainda estou me decidindo se isso foi decepcionante ou não. 

Agora não vejo a hora de assistir à adaptação e ver o quanto estragaram a história. 

Leiam Senhor das moscas, apesar de não ser uma história infantil, há muito o que aprender e refletir a respeito da mensagem que o livro traz.


Adicione ao Skoob!


Avaliação (1 a 5):








Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO