A toda prova - Harlan Coben
>> segunda-feira, 17 de julho de 2023
COBEN, Harlan. A toda prova. São Paulo: Editora Arqueiro, 2015. 224p. (Mickey Bolitar, v.3). Título original: Found.
"Oito meses atrás, vi baixarem o caixão do meu pai na sepultura. Hoje estava olhando enquanto ele era desenterrado." p.7
E a trilogia Mickey Bolitar chega ao final com A toda prova! Confiram o que achei do final desse suspense adolescente do Harlan Coben.
Contém spoilers sobre os volumes anteriores!
Mickey Bolitar continua desesperado em busca de pistas para descobrir o que aconteceu realmente com seu pai, Brad Bolitar. Há oito meses atrás, seu mundo desmoronou. Seu pai morreu em um acidente de carro em que ele estava presente, sua mãe se afundou nas drogas e está internada em uma clínica de reabilitação. Ele não acredita mais que o pai morreu no acidente. Ele está morando com o tio, Myron Bolitar, estudando, jogando no time de basquete da escola, mas nas horas vagas, investiga ao lado dos seus melhores amigos.
Seu melhor amigo, Colherada, foi baleado na última aventura dos três, e segue internado em estado grave. Já Ema continua ao seu lado para o que der e o que vier, e ele teme estar se apaixonando pela amiga. Rachel se afastou após descobrir a verdade sobre o pai e a morte da mãe, e acaba de retornar ao colégio.
Quando um suposto namorado de Ema, desaparece misteriosamente, ela pede ajuda aos amigos para investigar o que aconteceu. Ela só conhecia o rapaz online, mas tudo parece muito estranho.
Troy Taylor, rival de Mickey no colégio e um grande babaca com seus amigos, também pede sua ajuda. Ele foi suspenso do time depois de não passar no exame antidoping, mas jura inocência. Mesmo sem confiar em tudo o que ele diz, Mickey aceita ajudar em nome do bom relacionamento com o restante da equipe.
Três mistérios, Mickey luta contra o tempo em busca da verdade.
~~~~~~~~~~
Os três livros são continuações diretas e não devem ser lidos fora da ordem. Este também continua exatamente onde o segundo termina e a narrativa é sempre ótima. Como já conhecemos os personagens e o enredo, fico cada vez mais empolgada. Porém, o autor me decepcionou demais no final.
No início achei apenas que o autor repete muito o que aconteceu nos outros livros, e como são continuações diretas, não vejo porque ficar contando tudo de novo.
A trama desse volume é a mais legal dos três! A misteriosa "Dona Morcega" finalmente revela o porquê de acreditar que o pai de Mickey esteja vivo. Ela conta mais sobre a organização Abeona e o motivo de uma criança que foi salva por eles, odiar tanto o pai de Mickey. O mistério em torno do misterioso "namorado" de Ema foi interessante, embora eu tenha desconfiado da identidade da pessoa antes de contarem. E eu, como Ema, nunca acreditei que o Troy tinha realmente mudado, Mickey foi bobo demais.
Tudo ia muito bem, uma cena com Colherada no hospital me levou às lágrimas, mas cada vez faltavam menos páginas para o livro terminar... e o mistério só aumentava.
E o final em si, foi uma decepção! Quem leu na época pode ter achado que teria um quarto livro, porque ele foi lançado há muitos anos. Mas anos depois, quando a gente sabe que é apenas a trilogia, que raiva que eu fiquei. Terminou muito mal explicado, corrido e com vários pontos em aberto. O pseudo romance entre Mickey e Ema fica só na vontade, a Rachel some e quase nada é dito sobre ela, não fala como o Colherada ficou depois. Não fala o que aconteceu com o vilão lá que causou o acidente, o Mickey só descobre o que aconteceu. O grande mistério da morte ou não do pai... dura 1 página! Não fala o que aconteceu com Troy. Termina com praticamente tudo em aberto, só o mistério relacionado a Ema teve uma solução condizente.
Bom, como é uma trilogia com livros sequenciais e termina tão aberto, eu não indico tanto. Gostei de ter lido, gostei do enredo e dos personagens, mas o final foi um balde de água fria. Quem leu me conte se curtiu!