Rainha Charlotte - Julia Quinn

>>  segunda-feira, 12 de junho de 2023


QUINN, Julia; RHIMES, Shonda. Rainha Charlotte. São Paulo: Editora Arqueiro, 2023. 352p. Título original: Queen Charlotte.

"Ele balançou a cabeça como se não conseguisse acreditar nos próprios pensamentos. 
- Você é incomparável. Ninguém me disse que era tão bela.
De repente, Charlotte não sabia mais o que fazer com as mãos. Ou com as pernas. Seu corpo estava esquisito, como se o ar que respirava fosse uma substância efervescente agitando-se ao vento." p. 52

A série Os Bridgertons é uma das mais famosas quando falamos sobre romance de época. Principalmente, após ser adaptada para a TV pela Netflix. E uma rainha preta em plena Inglaterra do século XVIII, deu o que falar entre alguns fãs da série. E Shonda, que não deixaria por menos, trouxe também para os livros história da incomparável, Rainha Charlotte!

A Princesa Charlotte nasceu na Alemanha, uma jovem belíssima, inteligente e altiva. Aos 17 anos, ela foi escolhida e cedida pelo irmão sem nem poder opinar, para se casar com o Rei da Inglaterra, George III. 

Assustada, revoltada, ela não aceita facilmente seu destino, e nem entende o porquê da escolha, afinal, o reino deles é pequeno, desconhecido. E ela nunca viu seu suposto noivo.

George mal cabe em si de contentamento quando vislumbra sua belíssima noiva. Ele quer ser "apenas George" para ela, se ela aceitar se casar com ele, algo inevitável. Eles tem uma breve conversa e é isso, o casamento irá acontecer. 

Charlotte irá descobrir o porquê de ter sido escolhida, quando descobre um grande segredo sobre o Rei que pode ameaçar seu trono. E está disposta a fazer o necessário pelo seu casamento e seu país, e ser mais do que um "enfeite" no palácio. Para isso, ela precisa aprender a lidar com as regras da Corte, e com a Princesa mãe, que conduz o reino com mãos de ferro. 

A chegada de uma rainha preta na corte, muda tudo. Vários pretos proeminentes de Londres, são de repente, promovidos a Lordes e Ladys! E eles precisam que este casamento dê certo, que Charlotte dê certo, para o tal "grande experimento" tenha continuidade. Entre eles está Lady Danbury, não só uma lady recente, como uma dama de companhia da rainha. Ela precisa lidar com o marido detestável e com toda a manipulação do palácio, para garantir a continuidade dos títulos recentes de seu marido e outros lords. E ela abraça a tarefa com determinação. 

Ao mesmo tempo em que Charlotte começa a se apaixonar pelo marido, ela sabe que precisa guardar seu coração. Ele é um mistério. E George, completamente apaixonado, acredita que ficar longe da esposa, é a melhor forma de protegê-la de si mesmo. 

~~~~~~~~~~~~~

Esse livro foi uma grata surpresa! Eu fui ler sem muita expectativa, afinal já conhecia parcialmente a história dos dois pela série de TV. E como me encantei com esse romance e estes personagens!

A Rainha Charlotte e Lady Danbury roubam todas as cenas! Que arraso de personagens! Eu amei as duas desde o início e torci muito por elas (mesmo claro, já sabendo como estão no futuro). Charlotte aprendendo a conviver na corte, tentando se aproximar do marido ausente, Lady Danbury tentando ser amiga da rainha, ao mesmo tempo que precisa traí-la e contar seus segredos para a princesa mãe, para que não perca seu lugar na corte. Que mulheres sensacionais! Só elas valem o livro todo!

George é um fofo, mas também um homem muito perturbado. Ele tem problemas mentais em uma época em que isso não "existe" ainda. Não se sabe de tratamentos, de remédios, de nada. Pessoas consideradas "loucas" eram isoladas, morriam afastadas da sociedade. Mas ele era o Rei. Então seus ditos "episódios" eram escondidos de quase todos, e seguia o baile. E com isso, na esperança de ser curado, ele se submete a um médico completamente lunático, com um tratamento que envolve privação, tortura, humilhação. Foi triste de acompanhar, fiquei com muita pena dele. 

Eu não sei como funcionou esse processo de escrita entre a Julia Quinn e a Shonda Rhimes. Mas o que consigo perceber, é que em alguns capítulos, temos o humor e a leveza característica da Julia, enquanto em outros, temos os dramas fortes e os tapas na cara da Shonda. E a combinação foi perfeita! 

Minha única reclamação é que o enredo era denso, e o final foi muito corrido. Eu queria mais da Charlotte no decorrer do reinado, já que o Rei por diversas vezes ficava impossibilitado de fazer qualquer coisa. O final corrido e um epílogo de anos depois (quem assistiu sabe a condição do Rei na época em que Bridgertons está acontecendo) não me satisfez completamente.

Mas de toda forma é uma leitura excelente! E como acontece antes da série original, quem quiser ler sem conhecer Os Bridgertons, não perde nada. Leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO