Heartstopper: de mãos dadas - Alice Oseman
>> quarta-feira, 3 de maio de 2023
OSEMAN, Alice. Heartstopper - volume 4: de mãos dadas. São Paulo: Editora Seguinte, 2022. 384 p. Título original: Heartstopper: volume 4.
Hoje trago para vocês mais um volume de Heartstopper!
Caso você não tenha lido o Volume 1, 2 e 3, pule os três parágrafo seguintes, pois podem conter spoiler!
No Volume 1, Charlie começa a ficar amigo de Nicholas que é o cara popular, jogador de húgbi e considerado o macho hétero pela escola toda. Charlie já está apaixonado por Nick, mas é alertado por seus amigos de que esse é um sentimento inútil, já que Nick jamais se interessaria por Charlie. Contudo, com o passar dos meses é fácil observar que a atitude de Nick vai mudando e ele vai demonstrando cada vez mais carinho por Charlie. Ele até chega a defendê-lo de seu antigo peguete, Ben. Mas, quando os dois estão em uma festa e, finalmente, rola um clima e os dois se beijam, Nick acaba surtando e sumindo, deixando Charlie sozinho na festa. E assim, termina o Volume 1 de Heartstopper!
Já no segundo volume, temos basicamente Nick enfrentando a confusão de sentimentos que está sentindo e não sabe muito bem o que fazer. Ele acha que não é heterossexual, mas não sabe o que é. Ainda assim, o que ele tem certeza é que não gosta de Charlie apenas como amigo e que faria qualquer coisa por ele. Inclusive, deixar de lado os amigos héteros homofóbicos babacas e, talvez, enfrentar o mundo assumindo sua sexualidade. O volume termina com Nick assumindo para sua mãe sua bissexualidade e pedindo Charlie em namoro!
No 3 Volume, o pessoal do colégio está super empolgado, afinal, eles vão passar sete dias em Paris! Charlie, por sua vez, está tenso por causa das provas e segue preocupado com a reação das pessoas quando descobrirem sobre ele e Nick. Ele não quer que Nick sofra o mesmo preconceito e ataques que ele, Charlie sofreu, nem que Nick seja obrigado a se assumir pra todo mundo por pura pressão.
Agora, no quarto e penúltimo volume de Heartstopper, o namoro de Charlie é Nick não é mais novidade para ninguém. Mas, enquanto Charlie se preocupa em como vai dizer a Nick que o ama e como será sua reação (será que Nick também o ama, será que é cedo para dizer "Eu te amo"?), Nick está preocupado com o transtorno alimentar que ele acha que Charlie tem e com o pai, para quem Nick ainda não assumiu sua bissexualidade.
O namoro de Nick e Charlie está cada vez mais firme, mas eles terão sérios desafios a enfrentar e superar.
Esse é o mais sério e, talvez por isso, na minha opinião, o Volume mais importante da série. Aqui, são deixados de lado um pouco a leveza e doçuras da adolescência para abordar de forma mais profunda problemas sérios como anorexia, automutilação e ansiedade. No Volume 3 o assunto é iniciado, mas é neste volume 4 que tudo é aprofundado.
As reações dos personagens, a forma com que lidam com tudo ajudam também o leitor a entender melhor e saber como reagir, ajudar.
Fiquei muito emocionada e comovida com este Volume e com uma vontade ainda maior de que todos pudessem ser ajudados como Charlie foi.
Agora estou muito ansiosa pelo quinto e último Volume da série!
Série Heartstopper - Alice Oseman
4. Volume 4: De mãos dadas.
5. Volume 5: Ainda não lançado no Brasil. (previsto para 2023 nos EUA)
Adicione ao Skoob!
Avaliação (1 a 5):