O chamado selvagem - Jack London

>>  quarta-feira, 19 de abril de 2023

 


LONDON, Jack. O chamado selvagem. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 160 p. Título original: The call of The wild.

Em minha trajetória como leitora vira e mexe aparece um autor aclamado que desperta a curiosidade para ler sua obra. Há alguns anos, assisti à resenha desse livro em um canal que gosto muito e fiquei muito curiosa para ler o livro escrito por Jack London. Agora, desvendado o mistério da escrita do autor, será que eu curti? Vem que conto tudo para vocês!


Buck é um cachorro enorme, carinhoso, que vive bem, numa boa vida em um rancho na Califórnia. Uma bela noite, porém, vê sua vida mudar ao ser sequestrado para trabalhar puxando trenós.  Estamos vivendo a febre do ouro em 1890. 

Buck, então, é obrigado a deixar a afabilidade de lado e resgatar seus instintos selvagens para aprender a se defender de donos e pessoas cruéis e seus porretes, além dos caninos de outros cães, que também querem lutar pela liderança e pela comida escassa.

Ele vive em um conflito constante entre a civilização que lhe foi ensinada e a natureza animal em uma luta constante pela sobrevivência. 



Um livro tão pequeno e tão cheio de significados! Esse é um livro impossível de largar e ao mesmo tempo tive necessidade de deixá-lo de lado nos momentos mais cruéis e dolorosos. As primeiras páginas são recheadas de crueldade dos homens em relação aos animais,  em uma tentativa constante de domesticá-los, o que me deixou muito fula da vida. 

Seguir Buck desde seu sequestro até o fim do livro é uma experiência empolgante e chegou a me provocar lágrimas nos olhos, não só pela crueldade dos humanos, mas pela coragem, a destreza e a inteligência desse cão tão esperto. 

Esse é um livro que pode e deve ser lido tanto por adultos quanto por jovens. Traz em seu contexto a relação do homem com a natureza, com o mundo selvagem. Toda a sua arrogância, ignorância,  mas também toda a empatia, paixão que o homem pode ter pelos animais. 

Essa corrida pelo ouro foi uma experiência real passada pelo autor, que não conseguiu se enriquecer com isso, mas ficou com um grande arsenal para escrever seus livros. 

A relação de Jack London com os lobos vem da história de O livro da selva, do autor favorito dele, Rudyatd Kipling (tem resenha aqui!). Ele se apaixonou tanto pelo animal que acabou sendo apelidado de lobo pelos amigos e gastou uma boa parte de sua fortuna construindo uma casa de campo a qual deu o nome de Casa do lobo.

Fiquei com muita vontade de continuar lendo os livros do autor, principalmente Caninos brancos,  cuja adaptação eu assisti era novinha e amei o filme! Então, leiam O chamado selvagem!


Adicione ao Skoob!


Avaliação (1 a 5): 4.5








Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO