Assassinato na Casa do Pastor – Agatha Christie

>>  sexta-feira, 17 de março de 2023

CHRISTIE, Agatha. Assassinato na Casa do Pastor. Porto Alegre: Editora L&PM Pocket, 2010. 288 p. Título original: Murder at the Vicarage.
 
Assassinato na Casa do Pastor é o décimo quarto livro do PROJETO AGATHA CHRISTIE, comemorando o primeiro aniversário dessa iniciativa. Foi publicado em 1930 e marca a primeira aparição da consagrada personagem Miss Marple, em um típico exemplar do gênero “cosy mystery”. O Projeto Agatha Christie é uma iniciativa do Blog Viagem Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento dos livros. Lemos juntos um livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e compartilhamos experiências. Ainda dá tempo de entrar, é só acessar as informações do Projeto no post de apresentação, que você encontra AQUI.
 
Miss Jane Marple é uma das grandes personagens de Agatha Christie, talvez atrás apenas do detetive belga Hercule Poirot. Mas, ao contrário desse, ela tem um quê de afinidade e proximidade com o leitor, algo que puxa mais para o emocional. Veja, Miss Marple é uma senhora idosa que jamais se casou, vivendo tranquilamente (ou não) na pequena vila de St. Mary Mead, na Inglaterra. Ao contrário do detetive belga, nos apresentado como um profissional confiante, sofisticado, um pouco extravagante e mirabolante, Miss Marple é quieta, observadora e despretensiosa, que costuma atuar nos bastidores e acaba dando sua opinião com base em sua intuição e talento natural para entender a natureza humana e inclinação das pessoas. Marple não é detetive de formação, apenas alguém que dá sua opinião em torno dos acontecimentos que tendem a perseguir e movimentar sua pacata vida. E é o caso desse livro, que a traz como uma personagem secundária diante de uma investigação de assassinato ocorrida na sua St. Mary Mead.
 
Romance policial flertando com o estilo “cosy mystery”, o livro nos traz o assassinato de Lucius Coronel Protheroe, um homem que descobrimos ser bastante desagradável e com alguns desentendimentos na vila, narrado pelo reverendo Leonard Clement. Quando o corpo de Protheroe é encontrado em seu escritório com um tiro na cabeça, vários acontecimentos movimentam a investigação, por vezes envolvendo uma trama complexa sobre os relógios da casa e do vilarejo e a reação das pessoas que conheciam o falecido. Dentre elas, Miss Marple, a idosa solteira com uma mente afiada e uma habilidade nata em observar e interpretar as reações das pessoas. Ao longo do caminho, vários outros personagens se envolvem na investigação, incluindo um inspetor de polícia, um jovem artista e vários outros moradores da vila, cada um com seus próprios segredos e motivos para cometer o crime.
 
Essa foi uma leitura prazerosa, no melhor estilo que Christie imortalizou. Narrativa simples, envolvente e com personagens bem definidos, o livro consegue nos apresentar diversas pontas soltas para nos trazer o tão famoso final surpreendente e a resolução de todas as dúvidas levantadas. Miss Marple, porém, tem um papel coadjuvante e aparece poucas vezes. Na verdade, não sei dizer se era a intenção original da autora em fazer uma série de livros com a personagem, ou se foi algo que naturalmente aconteceu, especialmente nos últimos anos de sua carreira. Eu já conhecia Jane Marple e sabia o que esperar, então li atenta e sedenta por suas aparições, por encontrar as características e os momentos típicos daquela esperta senhorinha que tanto já me divertiu, e ainda vai divertir. Esse é o primeiro de muitos que virão e, apesar de deixar um gostinho de “quero mais”, vale a título de introdução.
 
O próximo livro do projeto nos trará uma nova experiência, desta vez no teatro, com “Café Preto”, uma aventura de Poirot. E eu vou esperar ansiosamente por maio, quando encontraremos brevemente, mas novamente, Miss Marple em “Os Treze Problemas”.
 
Série Miss Marple
 
1. Assassinato na Casa do Pastor (Murder at the Vicarage), 1930
1.5 Os Treze Problemas (The Thirteen Problems), 1932
2. Um Corpo na Biblioteca (The Body in the Library), 1942
3. A Mão Misteriosa (The Moving Finger), 1942
4. Convite para um Homicídio (A Murder Is Announced), 1950
4.5. Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
5. Um Passe de Mágica (They Do It with Mirrors), 1952
6. Uma Porção de Centeio (A Pocket Full of Rye), 1953
7. A Testemunha Ocular do Crime (4.50 from Paddington), 1957
8. A Maldição do Espalho (The Mirror Crack'd from Side to Side), 1962
9. Mistério no Caribe (A Caribbean Mystery), 1964
10. O caso do Hotel Bertram (At Bertram's Hotel), 1965
11. Nêmesis (Nemesis), 1971
12. Um Crime Adormecido (Sleeping Murder), 1976


Adicione este livro no Skoob!

Avaliação (1 a 5):







Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO