Sociedade Secreta: Ritos da primavera - Diana Peterfreund
>> segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
PETERFREUND, Diana. Sociedade Secreta: Ritos da primavera. 2 ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2011. 427p. (Sociedade Secreta, v.3). Título original: Secret Society Girl: Rites of Spring Break.
"Por meio desta, eu confesso:
Sou a pessoa mais burra de Eli." p.119
Tenho muitos livros parados na estante, e este ano resolvi tentar finalizar algumas séries antigas (torçam por mim!). Essa é uma delas, eu comecei a ler em 2011 e depois disso ficaram por aqui. E olha que na época eu tinha adorado os 2 primeiros. Então, finalmente, confiram o que achei de Sociedade Secreta: Ritos da primavera da Diana Peterfreund.
No primeiro livro a universitária Amy Haskel está ansiosa para o início das convocações das sociedades secretas, como membro da revista literária da faculdade ela tem quase certeza que será convocada para a Pena&Tinta. Mas eis que ela recebe um convite inusitado, e em um ambiente escuro, rodeada por pessoas encapuzadas ela tem a entrevista mais estranha de sua vida, e percebe que está sendo sondada pela Rosa & Túmulo. Só que esta é a sociedade mais elitizada da Universidade, e para piorar é exclusiva para homens. Amy é uma menina, e não é rica, influente ou poderosa. Será que tudo era um trote? Ela e um grupo seleto de meninas, agora fazem parte de uma das mais poderosas sociedades secretas americanas.
A partir daqui pode conter spoilers se você não leu os livros anteriores. Confira as resenhas dos primeiros livros AQUI.
Amy Haskel está nervosa com os processos de seleção das faculdades de pós-graduação, insegura quanto ao seu futuro e sem saber se a Rosa & Túmulo poderá ajudá-la. Ao mesmo tempo, se envolve em mais uma confusão da sociedade ao tentar recuperar um artefato deles que foi roubado por uma sociedade rival, a Cabeça de Dragão. Ao tentarem fugir do local, apenas Amy é identificada, e vira alvo dos trotes dos inimigos.
Seu ex-namorado, Brandon, a procura e quer se reaproximar, como amigos... Porém, Amy ainda gosta dele e fica perdida sem saber o que está acontecendo. Afinal, agora Brandon tem uma namorada linda, perfeita, e disposta a colocá-lo em primeiro lugar. Ao contrário de Amy, que colocou os assuntos da sociedade como prioridade e o perdeu.
As férias de primavera se aproximam, e Amy e seus amigos irão para Cavador Key, uma ilha, de propriedade da Rosa & Túmulo. O lugar paradisíaco e cheio de sol, é na verdade um esconderijo para perigos e armadilhas. Amy sofre um acidente logo ao chegar, depois a cabana das Cavaleiras é invadida e vandalizada. Outros acontecimentos estranhos, colocam todos em pé de guerra. Alguns suspeitam da sociedade rival, outros de pessoas comuns e jornalistas que ficam na ilha vizinha tentando descobrir os segredos da sociedade. Já alguns desconfiam de Patriotas hospedados no local, ou suas esposas preconceituosas.
Já Jamie (Poe) é o único que vê algo estranho acontecendo e acredita que alguém quer prejudicar Amy. Os dois, antes quase inimigos, começam a se aproximar. Algo que Amy se recusa a assumir ou contar aos amigos, afinal, até pouco tempo atrás todos o odiavam.
~~~~~~~~~~~~~
Além do livro ser antigo, faz muito tempo que não leio YA. Dei uma enjoada do gênero, estava achando tudo chato e acabei não lendo mais. E só por isso, esse livro valeu demais! Eu curti a leitura, me diverti, dei risada com as confusões e não me irritei rs. Acho que meu ranço passou kkk. A série se passa na faculdade, então seria mais um new adult do que young adult, porém eles são tão adolescentes kkk, que não mudei a classificação original da série.
Eu, claro, confesso que não lembrava de quase nada dos livros anteriores e não animei a reler gente, com a fila de espera que tenho, não rola rs. Reli as duas primeiras resenhas e foi isso. E embora não lembrasse os detalhes, os personagens continuam ótimos e a sociedade cheia de confusões. Eu gosto da protagonista, embora ela irrite em alguns momentos (quando ela começa a se envolver de novo com Brandon, sendo que ela que não quis ficar com ele antes, e sabe que ele está namorando). E acho a turma deles bem divertida. Poe surpreendeu aqui, estou torcendo muito por um romance entre eles. Ele que era todo rabugento e cheio de segredos antes, aos poucos vai se revelando um cara bem legal.
O enredo tem as mesmas confusões de sempre, mas gostei de ver Amy mais como "vítima" do que como salvadora do dia. Achei estranho no final ela não querer fazer a denúncia, mas deu para entender a forma como ela viu tudo pelo lado do culpado (a). Achei o final bem legal e fiquei ansiosa para ler o último livro. Espero conseguir terminar este ano, antes que eu esqueça tudo de novo (risos).
A Diana Peterfreund arrasa na construção dos personagens, ela sabe criar adolescentes/jovens adultos condizentes com o comportamento da idade. Não ficam aqueles dramas bobos e mimimis, gosto muito do estilo da autora. Uma leitura divertida e ideal para o público jovem, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Sociedade Secreta de Diana Peterfreund
- Sociedade Secreta: Rosa & Túmulo (Secret Society Girl)
- Sociedade: Secreta Sob a Rosa (Under the Rose)
- Sociedade Secreta: Ritos da Primavera (Rites of Spring Break)
- Sociedade Secreta: Escolhas de formatura (Tap & Gown)
Avaliação (1 a 5): 3.5