A Pousada do Fim do Rio - Nora Roberts

>>  sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

ROBERTS, Nora. A Pousada do Fim do Rio. 9 ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2010. 532p. Título original: River's end.

"Com o passar do tempo, descobriria mais sobre sua mãe. E sobre o homem que a matara. Amaria a mãe com toda força de seu coração. Assim como odiaria o pai." p. 131

Mais um livro antigo da Nora Roberts, a rainha dos romances, saiu da fila. Confiram o que achei de A Pousada do Fim do Rio!

Em 1979 Julie MacBride era uma das estrelas em ascensão em Hollywood, uma mulher belíssima e uma atriz sensacional. Julie era casada com um belo e famoso ator, Sam Tanner. Juntos eles formaram o casal mais famoso da mídia ao se apaixonarem durante um filme, se casaram e tinham uma filhinha de 4 anos, Olivia.

O lindo conto de fadas tem um fim trágico. Julie é brutalmente assassinada,  o marido é preso pelo crime, a criança, presenciou parte do acontecimento brutal. A mídia vai à loucura, a família que restou, só quer proteger  criança. 

Frank Brady é o detetive encarregado da investigação. Sam encontrou o corpo da esposa retalhado e chamou socorro, segundo ele. A realidade mostra um marido completamente drogado, suas digitais na arma do crime e mais ninguém na propriedade. Ele é preso e condenado. 

Jamie Melbourne era a agente, e também irmã gêmea de Julie. Muito diferentes, ela amava e cuidava da irmã  e ficou desolada com sua perda. Ela e o marido, David, cuidam de Olivia. Mas os avós da criança acabam convencendo a filha e levam Livvy para morar com eles, em uma paraíso protegido pela floresta no interior de Washington. 

Vinte anos depois
Noah Brady, filho de Frank, é um jornalista bem sucedido que escreve livros sobre crimes reais. Algo que o pai, que sonhava que o filho também fosse policial, nunca entendeu. Solteiro, escolhendo sempre a mulher errada, ele sempre foi obcecado para escrever sobre a maior investigação do pai, o assassinato de Julie. Quando recebe uma carta de Sam, prestes a sair da prisão, ele resolve começar a investigar e escrever um livro sobre o que realmente aconteceu. 

Para isso ele precisa da cooperação da família, mas seu contato com Olivia já dera errado no passado.  Noah a procura, e enquanto começa a investigar, se depara com uma tragédia visceral, nunca superada pela família. E Sam, um assassino cruel? Um homem arrependido? No meio de tudo isso, ele e Livvy sentem uma atração irresistível. 

~~~~~~~~~~

Eu adorei a leitura quase até o final (risos). Começa muito bem! Os personagens são interessantes, o enredo é ótimo, esse clima de Hollywood com a fama e suas consequências é muito interessante. E esse crime como pano de fundo foi de partir o coração, morri de pena de Olivia e sua mãe e de toda a família. O livro tem alguns saltos temporais e deixou tudo mais interessante. 

Começando pelos personagens, gostei muito de todos. Nora sempre faz uma construção rápida e alguns personagens são muito rasos, a maioria dos secundários são mal explorados. Mesmo assim gostei muito de toda a família MacBride, de Noah e seus pais e dos protagonistas. O casal tem um desenvolvimento meio corrido, apesar dos dois se conhecerem desde novos, mas gostei muito dos dois juntos. 

O cenário é incrível! A floresta linda e ao mesmo tempo aterrorizante, aquela pousada lá no meio do nada. E como contraste temos a movimentada Hollywood, onde Jamie e o marido continuaram morando, e também onde aconteceram as cenas do passado. No início, apesar de tudo apontar para Sam, eu fiquei na dúvida se era ele mesmo que tinha matado. Porque a criança viu o pai lá, todo sujo e com a arma do crime, mas ele alega ter chegado depois. Mas drogado, nem um pouco confiável, ele mesmo parece não saber. No futuro tem diversas cenas que me levaram a pensar, não foi ele, por outro lado Sam era tão arrogante que eu achava que não era possível não ser ele hehe. E minhas teorias iam e vinham até o final. 

E o final foi ótimo por um lado, emocionante e talvez surpreenda muitas pessoas, eu cheguei a pensar nessa teoria, mas achei que não seria isso. Por outro lado foi tudo muito corrido e terminou completamente no ar! Com um final desses foi impossível não pensar na repercussão de tudo, na família, no que cada um pensou. E não tem nada, é isso e fim. O final foi um balde de água fria para mim, se não fosse isso teria amado o livro.

Quem já leu me conte se curtiu, esse eu indico, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO