Vida assistida - Tess Gerritsen
>> segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
GERRITSEN, Tess. Vida assistida. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012. 400p. (Medical Thrillers, v.2). Título original: Life Support.
"- Talvez seja melhor não fazermos nada. Ela já está lutando para garantir o emprego e acho que está perdendo a batalha. Deixemos que ela se destrua sozinha.
- Com um pouco de ajuda, talvez? - sugeriu o diretor financeiro.
- Duvido que seja necessário - disse Wallenberg. - Acreditem, Toby Harper é sua própria arqui-inimiga." p.255
Eu amo os livros da Tess Gerritsen, uma das minhas autoras de ficção policial favoritas. Nessa série independente de thrillers médicos ela brinca com um novo estilo. Confiram o que achei de Vida assistida.
A Dra. Toby Harper tem uma rotina cansativa e complicada. Ela vive com a mãe que desenvolveu Alzheimer e para ter mais tempo para ficar com ela, assumiu os turnos noturnos da emergência do hospital Springer. À noite, a mãe fica com um cuidador de confiança. Solteira e sem tempo para relacionamentos, Toby mantém um diálogo complicado com a única irmã; que alega ter dois adolescentes, um marido e nenhum tempo para ajudar a cuidar da mãe.
Sua vida começa a mudar em uma noite de plantão. Um homem chega em condições críticas ao hospital, um idoso nu e, aparentemente, com algum distúrbio neurológico. Outra emergência chega ao mesmo tempo, e enquanto a equipe tenta salvar mais uma vida, o idoso que deveria estar imobilizado foge do hospital. Toby procura pessoalmente por ele nos arredores do hospital, preocupada com os estranhos sintomas que percebeu.
Antes que ele seja encontrado, vivo ou morto, um caso semelhante chega ao hospital. Sozinha ela começa a investigar e faz descobertas terríveis. Uma doença rara, viral, pode ter contaminado ambos os pacientes. Os dois moram em um mesmo retiro caríssimo para idosos, e o médico responsável dá respostas insuficientes.
Toby desconfia de um vírus, que foi infectado de forma intencional. Mas parece que todos estão contra ela, nem a diretoria de seu hospital apoia suas investigações. E quando sua vida pessoal começa a deteriorar, Toby percebe que está sendo acusada de um crime que não cometeu. E corre contra o tempo para provar sua inocência e salvar a própria vida.
~~~~~~~~~~~
Tess não brinca em serviço, adrenalina desde a primeira página! Bem interessante a trama e essa conspiração médica. Eu curti a leitura do início ao fim, a trama é bem bizarra e muito interessante.
A protagonista é ótima, impossível não simpatizar com Toby e não torcer por ela. Sua vida complicada com a mãe, solitária e dedicada totalmente ao trabalho. Só achei no decorrer do livro que ela faz tudo sem pensar nas consequências e vai se enroscando cada vez mais de forma bem pouca inteligente. Lá para o final queria dar uns tapas nela por ser tão tapada hahaha. Ao mesmo tempo em que eu torcia para que tudo terminasse bem.
A trama é bem de ficção científica e muito interessante. Uma infecção misteriosa, um vírus inserido de forma proposital apenas em alguns idosos que moram no mesmo lugar. Um condomínio chiquérrimo, uma espécie de asilo para ricos com tudo dentro do local. Aparentemente o vírus está ligado a algum tipo de tratamento estético para prolongar a vida e as funções físicas dos idosos. Mais uma vez, os ricos na eterna busca da imortalidade. Afinal, dinheiro não serve de nada no caixão, não é mesmo? (risos)
Obviamente do outro lado tem muita gente rica e interesses milionários em jogo. E Toby lá sozinha, dando a cara a tapa para resolver o mistério. Aquelas protagonistas que não prezam nada pela própria saúde física kkk, desesperador. E muito inocente às vezes, tinha coisa que estava na cara e ela nada de desconfiar.
Alguns desdobramentos estavam bem na cara, esse é um dos livros bem antigos da autora, seu estilo foi refinado com o passar dos anos. Algumas coisas bem "toscas", mas como sempre já tem aquele jeito Tess de ser, zero dó da vida de qualquer personagem rs. Mata gente sem dó, daí meu desespero.
No final, achei a trama ótima, adorei a tal conspiração médica e achei o enredo bizarro e incrível. Gostei muito dos personagens principais e de alguns coadjuvantes. Porém, achei o final muito corrido e muito mal amarrado. Eles nem explicam como desconfiaram e chegaram a tempo de salvar tudo no final (sem detalhes para evitar spoilers). Eu relevo muita coisa por ser um dos mais antigos, mas sempre crio expectativas altas com a Tess.
Quem ainda não conhece, indico demais a autora! Esse não foi dos meus favoritos, mas seus livros são incríveis, leiam! E lembrando que esta coleção é totalmente independente.
Adicione ao seu Skoob!
Coleção Medical Thrillers da Tess Gerritsen:
- Harvest (não lançado no Brasil)
- Vida assistida (Life Support)
- Corrente sanguínea (Bloodstream)
- Gravidade (Gravity)
- O jardim de ossos (The bone garden).
Avaliação (1 a 5): 3.5