Top 10: Os dez melhores livros de 2022 da Nanda
>> segunda-feira, 2 de janeiro de 2023
Queridos leitores!
E cá estamos novamente encerrando mais um ciclo, com muitas leituras sim, mas com a vida que segue normalmente... como um carrossel maluco desenfreado (risos). Em 2022 o mundo voltou gradativamente ao normal, com as vacinas, um cenário político quase distópico e o controle da pandemia. Voltamos a sair, a viajar e foi um ano de descobertas. Um ano repleto de alegrias, mas também de dor para mim.
Começando pela parte boa, este ano fizemos nossa primeira viagem à Europa, eu realizei o sonho de uma vida toda, conhecer Paris! Além disso, fomos também para Amsterdã, que viagem perfeita. Estou devendo aqui um Viaje comigo especial sobre essa e outras aventuras, preciso de tempo (e ânimo) para voltar com a coluna. Mas 2022 também foi o ano em que minha avó faleceu em julho (a mãe da minha mãe que morava no interior), depois a minha Sussu, a Suá, minha tia avó, que ajudou a nos criar faleceu em agosto e me deixou com o coração cheio de saudade. E em novembro outro baque, minha mãe faleceu inesperadamente. É, não foi um ano fácil.
Com isso minhas leituras diminuíram bastante no final do ano, mas ler também é onde me curo, então voltei com leituras mais leves e com um ritmo mais lento. No mais, trabalhei muito e agradeci muito a Deus por terminarmos mais um ano com saúde. Como sempre digo, acredito que devemos tentar ver o lado bom de tudo e agradecer por isso! E sim, eu agradeci pela saúde minha e do meu marido, pelas minhas gatas e pelos meus amigos.
E este ano o blog completou 13 anos de existência! E mais uma vez eu não fiz um post de aniversário rs, gente, minha vida anda uma correria! Agradeço a vocês leitores, que sempre passam por aqui para dar um oi, e claro, aos comentaristas fiéis do blog meu abraço apertado, obrigada!
Voltando aos livros, vocês sabem que eu sou bem crítica, difícil sair um nota 5 favorito por aqui. Este ano eu continuei lendo muitos clássicos com o projeto de Leitura Coletiva do blog. Começamos também o Projeto Agatha Christie, que tem como objetivo ler todos os livros da autora por ordem de publicação, e com isso, foram 12 livros da Rainha do Crime na listinha. Além desses, li muito do meu gênero favorito, thrillers e ficção policial, muitos romances leves e romances de época. Fantasia anda bem em baixa por aqui, enjoei bastante do gênero. Minha meta era ler 80 livros no ano, acabei ultrapassando a meta e li 93 livros!
E agora, tenho a missão quase impossível de escolher os melhores entre eles. Vocês podem conferir as edições anteriores:
Os destacados na lista abaixo receberam nota 4.5 ou 5 na avaliação. Vamos conhecer os 10 melhores livros de 2022 do Viagem Literária!! Não se esqueçam de me contar nos comentários quantos livros vocês leram este ano e quais foram os seus preferidos! :-D
As minhas leituras de 2022, por ordem de leitura, foram:
- Gay de família
- Amor(es) Verdadeiro(s)
- Assassinato no campo de golfe (Agatha Christie 3)
- A loja dos sonhos
- Uma tentação perigosa
- A casa da dor
- O senhor dos anéis - A sociedade do anel
- O círculo das sete pedras
- Os irmãos Karamázov
- O espião e o traidor
- A noiva do capitão 3
- Poirot investiga
- Julie & Julia
- Missão romance
- O senhor dos anéis - As duas torres
- Tempo de perdoar
- Fascínio da nobreza
- O homem de terno marrom (Agatha Christie 4)
- O pequeno café de Copenhague
- Tempestade selvagem
- A livraria dos achados e perdidos
- O senhor dos anéis - O retorno do rei
- Silêncio na floresta
- Grande sertão Veredas
- Os quatro ventos
- A espiã da realeza
- Sangue revolto
- Natureza-morta
- Maisie Dobbs
- O Segredo de Chimneys
- O testamento
- No coração de Manhattan
- Quem quer casar com um duque?
- Até o fim
- A irmã desaparecida
- O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie 5)
- Gótico mexicano
- A pequena ilha da Escócia
- Os dois duques de Wyndham - O fora da lei
- Os dois duques de Wyndham - O aristocrata
- Dom Quixote de La Mancha
- Morte no internato
- Uma questão de química
- Os quatro grandes (Agatha Christie 8)
- O segredo da livraria de Paris
- Triste fim de Policarpo Quaresma
- O diário de Anne Frank
- Daisy Jones & The Six
- Uma farsa de amor na Espanha
- Graça fatal
- Recanto dos segredos (Virgin River 3)
- O mistério do trem azul (Agatha Christie 9)
- O caso da princesa da Baviera
- Um pequeno gesto de gentileza
- Problemas de gente rica
- 7º céu
- O segredo da duquesa
- Origem mortal
- Mais uma vez, o amor
- O mistério dos sete relógios (Agatha Christie 10)
- O caso das penas brancas
- A última livraria de Londres
- Onde está Daisy Mason?
- Onde nascem os sonhos
- O júri
- Sócios do crime (Agatha Christie 11)
- Um lugar bem longe daqui
- Simplesmente Nova York 4
- O mais cruel dos meses
- Anna Karenina
- Uma noite na Itália
- Tudo e todas as coisas
- A estrela do diabo (Harry Cole 5)
- Gay de família
- A caçada real
- Um duque à paisana
- Coração das trevas
- O dossiê pelicano
- O misterioso Mr. Quin (Agatha Christie 12)
- Nunca saia sozinho
- Estupidamente apaixonados
- Tudo pode mudar
- Mentiras perdoáveis
- Diga as abelhas que não estou mais aqui
- Entre dois amores (Agatha Christie 13)
- Vida assistida
- Um lugar muito distante
- O desafio da herdeira
- Assassinato na casa do pastor (Agatha Christie 14)
- A lista do juiz
- Fique comigo
- A casa soturna
- A biblioteca da meia-noite
E agora vamos conhecer os 10 melhores livros do ano em contagem regressiva!!
Vai ano, entra ano, e aparece um livro dessa série gigante por aqui. É dos melhores romances contemporâneos que acompanho, a parte de ficção policial fecha com chave de ouro, e com um dos melhores casais da literatura, Eve e Roarke são inesquecíveis. Esse já é o 21º da série, então para quem quer começar dê uma olhada em Nudez mortal!
Para os fãs de ficção policial essa série se destaca! Os três livros já lançados são ótimos, mas esse terceiro foi meu favorito até agora. Uma narrativa envolvente, personagens cativantes e uma trama com uma psicologia muito bem desenvolvida, a autora arrasa no desenvolvimento dos personagens.
Tá, mais um policial por aqui. Este é o 5º volume da série Harry Hole, uma das minhas favoritas do gênero atualmente (o que não é pouca coisa, considerando o quanto eu leio thrillers). Essa série só evolui ao passar dos livros e a narrativa é incrível. São policiais mais densos e mais complexos, ideais para fãs mais maduros do estilo. O autor é de um realismo abrasador, e não perdoa nem seu protagonista, seres humanos são falhos sem exceções.
Este ano saiu o filme baseado no livro, ele voltou novamente aos holofotes e eu aproveitei para tirar da fila de espera. Um dos melhores romances que li este ano. Com uma narrativa que prende do início ao fim, drama na medida certa e com uma caixa de lenços ao lado, é uma ótima pedida para uma boa leitura de cabeceira.
Outra autora que eu amo, mas demoro a ler porque não sou eu que resenho aqui hehe. Esse é daqueles livros que te faz esquecer de comer, de dormir, impossível largar. Essa autora arrasa tanto, ela sabe como fisgar o leitor desde o início e os enredos sempre surpreendem. Alguns leitores julgaram o final, alguns esperavam outra coisa... mas para mim a situação era surreal, meio impossível de opinar. Só quem já amou de verdade na vida... mais de uma vez, eis a questão, vai compreender.
Um daqueles livros que eu amei na adolescência, reli algumas vezes e carreguei para a vida. É impossível não se emocionar com essa história, infelizmente tão real. Este ano tive a oportunidade de conhecer a Casa Anne Frank em Amsterdã, onde até hoje existe o esconderijo original da família Frank e dos outros judeus que passaram dois anos escondidos ali. Foi uma experiência inesquecível! Durante a viagem reli o livro, tornando a história ainda mais marcante e emocionante. Simplesmente um livro que todo mundo deveria ler.
Esse acho que dispensa apresentações, certo? Quem não leu, imagino que viu os filmes, e são leituras incríveis! Acho que foi minha terceira ou quarta leitura da trilogia e nunca me canso. A narrativa do autor é fenomenal, você consegue visualizar todo aquele mundo belo e fantástico. É tudo muito visual, eu amo as descrições. E ele não tinha como ficar de fora dos favoritos do ano!
Sem dúvida um dos melhores romances atuais. Um livro cheio de sororidade, um romance atual e atemporal, com uma narrativa excelente. Uma história de ficção que podia muito bem ser real. Mostrando cenas dramáticas, mas com um olhar otimista, este romance superou todas as minhas expectativas, inesquecível.
Outlander é o melhor romance histórico já escrito, ponto. Claire e Jamie são o melhor casal romântico da literatura, sim. E vocês não leram até hoje e estamos no livro 9? Eu só sinto muito... Que história gente, que livro, que autora! Eu amo tanto essa série, vocês não fazem ideia do quanto Outlander é impecável! Seja na parte histórica, no romance, nos dramas, a história é belíssima. Outro que vive aqui nessa lista e o nível não caí, favoritos da vida.
Eu li tantos thrillers de suspenses e de ficção policial este ano que era meio impossível eles não se destacarem. E podem falar o que quiserem sobre a J. K. Rowling (cheia de polêmicas, mas escreve como ninguém), Robert é um pseudônimo da autora, e Cormoran Strike é perfeita! Que série gente, que personagens. Ela amarra todas as pontas, a narrativa é incrível e o final é de aplaudir de pé!
Eu li vários clássicos este ano, mas ao contrário de 2021, nenhum deles entrou na minha seleta lista de favoritos. Se mesmo assim fosse para escolher um, seria Anna Karênina o que mais se destacou, mas ele acabou não ganhando uma nota 5 por alguns detalhes. E tem também o Projeto Agatha Christie que estou amando, foram vários livros dela por aqui ao longo do ano e meu favorito até agora foi O Assassinato de Roger Ackroyd, este só não entrou no Top 10 por falta de espaço rs, mas fica aqui a menção honrosa.
E vocês, leram muito em 2022? Não deixem de me contar quantos livros leram no ano e quais os favoritos. Leiam muito, leiam sempre! E tenham uma ótima Viagem Literária!!
A todos desejo um 2023 iluminado, repleto de bençãos, realizações, e claro, muitos livros nota 5!! FELIZ ANO NOVO!!