Onde está Daisy Mason? - Cara Hunter

>>  sexta-feira, 13 de janeiro de 2023



HUNTER, Cara. Onde está Daisy Mason?. Rio de Janeiro: Editora Trama, 2021. 336p. (Adam Fawley, v.1). Título original: Close to home.

 "Vou te dizer isso agora, antes de começarmos. Você não vai gostar, mas confie em mim: Já fiz isso mais vezes do que gostaria de lembrar. Em um caso como este - envolvendo uma criança -, nove em cada dez vezes o criminoso é alguém próximo. Um familiar, um amigo, um vizinho. Não se esqueça disso. Por mais abalados que aparentem estar, por mais improvável que pareça, eles sabem quem é o culpado. Talvez não conscientemente, e talvez não desde o início. Mas eles sabem. Eles sabem." p.9

Eu adoro thriller, ficção policial e todos os subgêneros! Ouvi falar bem desse livro e fiquei muito curiosa, não conhecia ainda a autora. Confiram o que achei de Onde está Daisy Mason? da Cara Hunter. 

Era uma noite comum em Oxford, uma família dava uma festa no jardim para amigos e vizinhos. Mas no final da festa, uma garotinha de 8 anos desaparece, Daisy Mason. E ninguém viu nada! Ninguém lembra qual foi a última vez que ela foi vista, ninguém sabe o que aconteceu, os pais não sabem informar nada... ou pelo menos é o que dizem. 

O detetive Adam Fawley começa a investigar. O caso que tem uma criança como vítima é muito difícil para ele, que perdeu o único filho ainda criança e não gosta de falar sobre o assunto. Ele e sua esposa se afastaram bastante depois do que aconteceu. 

Adam desconfia de tudo e de todos. Os pais parecem mais preocupados com as aparências do que com a filha. Tudo parece falso, montado. Alguém naquela família sabe de algo. O irmão mais velho de Daisy, Leo, tem apenas 10 anos, mas parece ser uma criança triste e perturbada com algo. 

Alguém está mentindo, e quanto mais tempo eles perdem, menos chances existem de encontrar a criança com vida. O tempo está se esgotando. 

~~~~~~~~

O enredo é excelente, mas nem tudo são flores. Uma trama boa que termina com um epílogo desnecessário que foi um balde de água fria e com muitas pontas soltas. Eu gostei do ritmo e fiquei grudada no livro até o final. Foi uma leitura que valeu muito a pena, mas eu esperava bem mais dos desdobramentos. 

Falando sobre os personagens, todos foram bem interessantes, eu amei odiar a maioria deles kk. Os pais de Daisy são horríveis! Tem gente que devia ser proibido de procriar, sério mesmo (risos). A mãe parece estar mais interessada em ficar bonita na TV do que no que aconteceu com a filha, uma mulher egoísta ao extremo. O pai vira um suspeito logo no início, quando descobrem que ele tinha um perfil falso na internet para sair com outras mulheres, que mentiu no álibi para o dia do desaparecimento e era bem pouco confiável. E o protagonista, o detetive, tem um passado traumático e é um personagem interessante, mas achei ele bem fraco como investigador principal. Os outros coadjuvantes tem bem pouco destaque. Achei os personagens todos muito estereotipados. A parte de homem X mulher na polícia segue aquele clichê preconceituoso de sempre e o livro tem vários pequenos comentários machistas por parte de Adam, como o fato do sapato da mãe ser de salto agulha despertar várias suspeitas... oi? 

O enredo, claro, é ótimo. O desaparecimento de uma criança, sem uma pista e sem ninguém saber de nada, os pais muito estranhos, tudo prende a atenção do leitor logo nas primeiras páginas. A narrativa conta também com vários trechos de conversas no Twitter sobre o desaparecimento, e logo os pais estão sendo condenados nas redes sociais, achei interessante essa abordagem tão atual. E engraçado como pela primeira vez, eu gosto mais de um título nacional do que o original, gostei da escolha da editora. 

Algumas perguntas ficam sem respostas. O que realmente aconteceu com o filho do Adam? Tem passagens sobre isso durante o livro todo, no final sabemos como ele morreu, mas a história toda não é explicada, não sei se será abordado nos próximos livros. Durante a investigação parece que as amigas da Daisy sabiam mais coisas, isso tudo fica no ar, as meninas não são entrevistadas novamente. Os policiais caem fácil demais em todos os problemas em aberto, só depois as pistas caem nas mãos deles, mas deixam passar muita coisa passar batido. Em casos assim de sequestro, de uma criança, na Inglaterra? Isso de não poderem revistar a casa não faz sentido, eles não investigarem melhor as pessoas que tinham ligação direta com ela além dos pais, não faz sentido. 

Já o desenvolvimento, apesar de prender o leitor, começa a incomodar durante a leitura. São muitas perguntas sem respostas e o fato dos policiais não fazerem determinadas investigações ou perguntas logo de cara, começa a incomodar. A policia é incompetente? Ou foi um artifício para manter o mistério? Ou uma falha da autora? Difícil saber, mas segue assim até o final. E o final seria interessante se não fosse um epílogo que mata a trama toda! Eu geralmente amo epílogos, mas esse foi um tiro no pé. [ALERTA DE SPOILER SOBRE O FINAL DO LIVRO] No final do livro o pai é preso por outras acusações e a mãe está sendo julgada pela morte da criança, embora o corpo não tenha sido encontrado. Aí temos um epílogo onde Daisy aparece viva com a professora da escola, indo embora para a Irlanda. E só isso! Se ela foi abusada ou não pelo pai é uma incógnita (embora eu ache que não). E como uma criança que estava em todas as mídias sai assim do país de barco? Com qual documento?? Como ninguém descobriu nada entre ela e essa professora, nenhuma pista no decorrer da investigação? Como ninguém viu nada de estranho sendo que conversaram com a professora várias vezes. Onde ela ficou escondida esse tempo todo? É tudo muito furado! Eu não comprei esse final e no lugar de surpreender achei muito mal feito. Fora que jogam uma maturidade meio irreal para uma criança dessa idade. Ela manipulou todo mundo, escondeu tudo e armou sua fuga? Sei. E os pais? O comportamento horrível e dissimulado deles faz sentido se um dos dois fossem culpados. Agora se realmente os dois eram inocentes não faz sentido nenhum eles mentirem tanto para polícia e parecerem tão ineptos. Ninguém é tão burro assim hahaha. [FIM DOS SPOILERS].

Alguém já leu o segundo? Ainda não comprei e estou curiosa.  Quem leu me conte se gostou! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Detetive Adam Fawley:
  1. Onde está Daisy Mason? (Close to home)
  2. Em um porão escuro (In the dark)
  3. Sem saída (No Way Out)
  4. All The Rage (os demais ainda não lançados no Brasil)
  5. The Whole Truth
  6. Hope to Die.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO