O alfaiate valente - Ana Maria Machado
>> quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
MACHADO, Ana Maria. O alfaiate valente. São Paulo: FTD, 2022. 48 p.
Histórias e contos infantis são sempre bons para aflorar nossa imaginação e nos lembrar como uma simples história, que parece não querer dizer nada, pode estar carregada de significados e ensinamentos. Será que O alfaiate valente é um desses livros? Vem que eu conto para vocês.
João é um alfaiate que trabalha muito e mal tem tempo para se alimentar. Por causa disso, vive comendo pão lambuzado com alguma coisa: geleia, manteiga, mel. Em um desses dias em que preparou o pão para se alimentar, observou que ele ficou cheio de abelhas e, usando um pedaço de tecido, tentou espantá-las. Com o ato, acabou matando sete abelhas de uma vez.
Para se gabar de seu ato, escreveu no pano que havia matado sete de uma vez só e amarrou como um cinto na cintura. O povo da cidade achou muito engraçado, sabendo que essa valentia toda era por ter matado apenas sete abelhas. João ficou muito chateado e resolveu sair da cidade e ir para um lugar onde os respeitassem mais.
O que ele não contava é que o caminho lhe reservaria tantas surpresas e testes para colocar sua verdadeira valentia à prova. Seria João, realmente, um alfaiate valente? Ou seria pura história?
Escrito originalmente como conto dos irmãos Grimm, lançado no livro Contos maravilhosos infantis e domésticos, esse clássico da literatura infantojuvenil é agora recontado magistralmente por Ana Maria Machado, em uma história cheia de humor e carregada de bons ensinamentos.
A própria autora disse que era um desejo antigo recontar essa história, que ouviu tantas vezes quando era criança contada pela mãe e pela avó.
A cada página, me empolguei mais com a história e fiquei imaginando como João faria para sair das situações que se enfiava, principalmente por não ter lido o conto original, o que fez da história inédita para mim.
As ilustrações são uma obra de arte à parte, carregadas de cores e detalhes. Bruno Nunes arrasou ao contar as histórias de ângulos superinusitados.
É legal também poder ver o texto trazendo informações sobre uma profissão pouco conhecida pelos jovens de hoje, a de alfaiate, bem como sobre a produção de tecidos.
O livro é indicado para alunos a partir da educação infantil, e é um ótimo livro para ler nas férias, embora eu acredite ser uma leitura para todas as idades em todas as épocas do ano. Então, leiam!
Adicione ao Skoob!
Avaliação (1 a 5):