Diga às abelhas que não estou mais aqui - Diana Gabaldon
>> segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
GABALDON, Diana. Diga às abelhas que não estou mais aqui. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 1056p. (Outlander, v.9). Título original: Go tell the bees that I am gone.
"Eu podia sentir um odor de poeira quente, cavalos, metal aquecido, fumaça de armas, e o fedor enlameado de poças cheias de urina de cavalo, além do cheiro intenso e apavorado de plantas partidas e dos troncos arrebentados das árvores na encosta do morro mais abaixo. Podia sentir o cheiro do suor e do sangue de Jamie... Meu Deus, quanto sangue!" p.1010
E finalmente saiu o 9º livro da série Outlander! Eu amo tanto essa série, meu casal romântico favorito, sempre sofro por antecipação e já leio morrendo de medo dos dramas que virão. Confiram o que achei de Diga às abelhas que não estou mais aqui da Diana Gabaldon.
Contém spoilers se você não leu os livros anteriores!
Cordilheiras dos Frasers, Carolina do Norte. Junho de 1779
Claire e Jamie Fraser estão de volta à Cordilheira e mal acreditam que Roger e Bree também voltaram com os filhos para o passado. A família está reunida e trabalha na construção da nova casa, depois do grande incêndio. Todos se preparam, pois sabem que a Guerra da Independência dos EUA irá chegar às Cordilheiras e mesmo sabendo que a guerra terminará em 1783 com os rebeldes vencendo, precisam enfrentar ingleses e, principalmente, os grupos legalistas que acreditavam no domínio da Inglaterra e queriam continuar sendo uma colônia.
Ian também está de volta, com a esposa Rachel, seu filho bebê e a mãe de Ian, Jenny. A irmã de Jamie agora mora com eles após a perda do marido.
Já Fergus e Marsali estão vivendo em Charles Town, onde abriram uma nova gráfica. Eles vivem lá com os filhos, com exceção do mais velho, Germain, que ficou com os avós na Cordilheira.
Lorde John Grey e William Ransom, tentam se acertar depois de William descobrir suas verdadeiras origens. Ele renuncia a sua patente e segue perdido sem saber o que fazer da vida. Também nega seu título, um bastardo não pode ser um conde. Tentando ajudar o filho, enquanto enfrenta outros problemas de família, Lorde John pede a Brianna para que vá para Savannah pintar alguns quadros, mas o que ele precisa é que Brianna converse com seu irmão recém descoberto.
As tensões aumentam na Cordilheira, com os colonos se dividindo dos dois lado da luta. Jamie prepara sua própria milícia para lutar contra os reguladores.
"- Abelhas são muito sociáveis - explicou Myers e soprou uma delas delicadamente das costas da mão. - E curiosas, o que faz total sentido, já que vivem para lá e para cá colhendo informações com seu pólen. Então conte a elas o que anda acontecendo. Se alguém veio visitar, se um bebê novo nasceu, se alguém novo veio morar aqui ou algum colono foi embora... ou morreu. Se alguém vai embora ou morre - concluiu, enxotando uma abelha de meu ombro - e nós não contamos para as abelhas, elas se ofendem, sabe? E todas saem voando e vão embora na mesma hora." p. 153
~~~~~~~~~~
Eu amo tanto essa série, vocês não fazem ideia do quanto Outlander é impecável! Seja na parte histórica, no romance, nos dramas, a história é belíssima. Esse livro, apesar do tamanho, tem uma história mais calma, sem tantos sufocos de vida e de morte kk para o casal principal. Mas eu amei! Eles lá jantando, descrevendo a vida familiar e eu feliz da vida de tudo estar dando certo. Claro que chegou no final e...
Os personagens são todos impecáveis. Vários deles vão ganhando destaque, outros novos aparecem e se integram à família. Os protagonistas dispensam comentários, o amor de Claire e Jamie é atemporal, e eu sigo apaixonada por eles. Até as brigas dos dois são fofas! (risos) Eu adoro Roger e Bree também, ele lutando para ser ordenado como pastor presbiteriano e ela metade artista, metade inventora. E seus filhos já um pouquinho maiores são uma graça, adoro Jem e Mandy. Marsali e sua família são também muito queridos, assim como Lorde John. Só William é um porre, mas até que ele melhora neste volume. Rachel e Ian têm diálogos ótimos e garantem uma narrativa mais divertida. O livro, como os outros, se alterna entre vários narradores.
E como sempre, a Diana não dá paz. Em plena Guerra da Independência e onde todos estão? Na América, todo mundo nas "colônias" e alguns em lados diferentes da luta. Como Lorde John, William e o duque lutando com os ingleses. Enquanto Jamie e a família lutam com os rebeldes. E a Claire se joga no meio de tudo para ajudar os feridos, não temos sossego. E eu lia e pensava, porque não vão para a Europa pelo amor de Deus? hahaha.
Eu amo quase todos os livros, mas esse garantiu um lugar especial no meu coração. As cenas cotidianas são tão bem feitas, é tudo tão bem escrito que você se vê lá visualizando todas as cenas. Eu amei a narrativa mais mansa, com menos ação é mais de "a vida como ela é". Jamie e Claire também já estão mais velhos, o romance mais maduro deles é de aquecer o coração.
O título é intrigante, e depois de entender o significado (leiam o trecho do livro acima) eu fiquei o livro todo morrendo de medo de descobrir quem iria morrer. Sofri até a última página, quem leu irá entender.
A série de TV agora está bem atrasada em relação aos livros, mas continua razoavelmente fiel. Ainda tem umas invenções que irritam (como o vício em éter de Claire que tem na série e não existiu nos livros), mas em geral segue direitinho. E como sempre um resumo desse volume para ajudar a minha memória e quem só assiste na TV. [ALERTA DE SPOILERS] Ao longo do livro todos os casais partem para algum lugar, só Jamie e Claire passam o livro todo na cordilheira se preparando para o confronto e reconstruindo a casa. Brianna e família vão para encontrar Lorde John/William, com alguns percalços, eles conseguem voltar para casa antes da batalha. Ian e Rachel viajam para NY para procurar a esposa índia de Ian (ficam sabendo que ela ficou viúva e ele quer garantir que ela esteja segura), ele também desconfia que o filho mais velho da moça seja dele. No fim eles também voltam para casa, Jenny viaja com eles, e levam o filho de Ian com eles. Fergus e Marsali mudam novamente antes da cidade deles ser invadida (avisados por Roger) e no final Germain e as duas filhas mais velhas deles também são enviadas para a Cordilheira. Wiliam descobre que o primo dado como morto, Ben, está vivo e virou de lado na guerra, lutando com os rebeldes. Ele e Brianna se dão bem, mas ele ainda não se acertou nem com Lorde John, nem com Jamie. A batalha é sangrenta, Jamie depois de ler um livro do futuro publicado por Frank, tem certeza que vai morrer, mas no final tudo dará certo. No final do livro Lorde John é sequestrado por alguém do futuro que quer impedir o discurso de Hal na Inglaterra. William chega à Cordilheira para pedir a ajuda de Jamie. [FIM DOS SPOILERS]
Estão dizendo que o próximo livro, ainda não lançado no exterior, será o último da série. Será mesmo? Eu acredito que sim, já que Claire e Jamie já passam dos 60 anos, mas nem dou palpite. Eu nem sei se quero que acabe, vou morrer de saudade dessa família.
Essa série é extraordinária, impecável, inesquecível. Para quem não se animou ainda, só digo que vocês estão perdendo tanto... leiam!!
Adicione ao seu Skoob!
Série Outlander de Diana Gabaldon
- A viajante do tempo (Título original: Outlander)
- A Libélula no Âmbar (Título original: Dragonfly in Amber)
- O Resgate no Mar 1ª Parte e O Resgate no Mar 2ª Parte (Título original: Voyager)
- Os Tambores de Outono 1ª Parte e Os Tambores de Outono 2ª Parte (Título original: Drums of Autumn)
- A Cruz de Fogo 1ª Parte e A Cruz de Fogo 2ª Parte (Título original: The Fiery Cross)
- Um sopro de Neve e Cinzas 1ª Parte e Um sopro de Neve e Cinzas 2ª Parte (Título original: A Breath of Snow and Ashes)
- Ecos do Futuro 1ª Parte e Ecos do Futuro 2ª parte (An Echo in the Bone)
- Escrito com o sangue do meu coração (Written im my own heart's blood)
- Diga às abelhas que não estou mais aqui (Go tell the bees that I am gone)
- Ainda não lançado, dizem que será o último...