Cada bicho um seu canto - Edimilson de Almeida Pereira

>>  quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

 


PEREIRA, Edimilson de Almeida. Cada bicho um seu canto. São Paulo: FTD,  2022. 40 p. 


Hoje trago para vocês a penúltima resenha de 2022! Um gênero que tenho pouco costume, mas muita curiosidade. Vamos saber o que achei se Casa bicho um seu canto?


Esse livro não traz uma história corrida, em prosa. É um livro de poesia. Ele apresenta jogos sonoros, imagens e metáforas feitas para estimular a reflexão e a imaginação de leitores iniciantes no mundo dos textos poéticos. 


Como eu disse mais acima, não tenho costume de ler o gênero poesia. Sempre me distraio, me perco no texto, não entendo nada, perco a piada, rs. Sou um desastre completo no assunto poesia. 

Então, acabei me sentindo um desses leitores iniciantes no mundo dos textos poéticos! Não posso dizer que tenha me tornado uma expert no assunto, mas que é gostoso ler poesia assim, isso eu posso dizer!

Adorei as ilustrações do artista gráfico e designer Edson Ikê! São inusitadas e cada bicho foi ilustrado de forma tão genial que deu até vontade de retirar as páginas do livro e enquadrar. Fiquei apaixonada com o galo e os peixes com o guarda-chuva. 






Além disso, a musicalidade das poesias, as metáforas, os trocadilhos, são muito divertidos e estimulam, e muito, a imaginação! Me diverti bastante com meu filho enquanto lia para ele. 

Para confecção do livro, o autor se inspirou nos poemas do poeta espanhol Federico García Lorca, que foi morto pela ditadura do General Francisco Franco. Ambos os autores trouxeram em seus livros o canto do reino animal e suas pequenas grandezas que em muitos aspectos se assemelham à vida em sociedade. 

Achei genial a dualidade de sentido da palavra canto, trazida no título, que serve tanto para expressar musicalidade quanto o lugar, o cantinho em que habita o animal e, diga-se de passagem, tem cada bicho bacana nesse livro! O rinoceronte,  a raposa, o cupim, a joaninha, o galo, a lacraia, dentre outros. Cada um mostrando o aspecto inusitado e divertido de suas características, de seu comportamento. 

Indico para aqueles que não têm muito costume com o gênero da poesia e para os jovens leitores que estão sendo iniciados no mundo da literatura.  Vai ser diversão garantida! 

Adicione ao Skoob!


Avaliação (1 a 5): 










Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO