Tudo pode mudar - Jill Mansell
>> segunda-feira, 14 de novembro de 2022
MANSELL, Jill. Tudo pode mudar. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 352p. Título original: This could change everything.
"- E se Ess não tivesse escrito a tal carta de Natal, ela não teria conhecido Zillah. Todos os dias nós fazemos coisas que são capazes de mudar todo o nosso futuro, e é isso que torna a vida empolgante." p.330
Hoje tem mais Romances de hoje por aqui, o 4º da Jill Mansell na coleção, mas os dela são todos livros individuais. Confiram o que achei de Tudo pode mudar!
Zillah Walsh, 83, é uma senhora independente, cheia de estilo e muita animação. Ela tem dinheiro, tem vários projetos e sempre viveu como quis. Depois de enterrar o terceiro marido, transformou parte de sua casa enorme em dois apartamentos para alugar e trabalha em seus projetos de caridade. Zillah é conhecida por todos na região de Bath, onde mora.
Essie Phillips, 25, se estabeleceu como adulta no último ano. Ela tinha um emprego novo trabalhando para a sogra em uma clínica odontológica e morava com o namorado, Paul, em um lindo chalé. Depois de dividir por anos um apartamento pequeno e sujo com a melhor amiga, Scarlett, estava adorando sua nova vida.
Estava, no passado... Acontece que uma brincadeira com a amiga próximo ao Natal, faz com que Essie escreva uma carta super sincera sobre o seu ano, e por engano, a carta é enviada por e-mail para toda a sua lista de contatos! Incluindo, claro, a sogra e o namorado, de quem ela fala algumas coisas pouco gentis. O e-mail viraliza e vai parar no jornal local, e Essie perde tudo. Paul termina com ela e a expulsa de casa, e obviamente, ela é demitida. Agora ela precisa arrumar um novo emprego e um lugar para morar.
Por um acaso, ou destino, Essie acaba conhecendo Zillah, que oferece um dos seus apartamentos por um preço irrisório e ajuda em algumas tarefas da casa. Ela arruma emprego no bar do outro lado da praça e começa a reconstruir sua vida. O problema é que o dono do bar é Lucas, amigo de seu irmão, e responsável por sua carta ter sido enviada.
Conor McCauley é advogado, solteiro e o outro inquilino de Zillah. Ele também trabalha como fotógrafo e ajuda nos projetos de Zillah. Conor se decepciona com a vida dura de advogado e pede demissão da empresa onde trabalha, começando seu próprio negócio de jardinagem.
De uma forma ou de outra, a vida de todos eles irá mudar. E todos construíram relações que nunca existiriam se não fossem essas coincidências, escolhas... ou destino?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Eu adorei a premissa da história, isso de um ato, mudar toda a sua vida. Com personagens interessantes e uma trama intrincada, tudo está ligado. Se Essie não tivesse a tal carta enviada não teria conhecido Zillah, Conor ou Lucas. E o mesmo acontece com outros personagens.
Os personagens principais são ótimos! Gostei de todos eles, mas especialmente de Zillah. Personagens idosos costumam ganhar meu coração, e ela é ótima. Cheia de vida, de ânimo e de atitude. Sempre na última moda, independente, e fazendo o possível para ajudar outras pessoas. Além dela, temos Essie, Conor, Scarlett e Lucas, todos muito legais.
Uma coisa que para mim sempre perde pontos neste livro, são as construções dos romances passageiros. Sabe quando a gente imagina que o casal não vai terminar junto? Pois é, aí a autora constrói um relacionamento meia boca do relacionamento atual, só para não curtimos o casal e lá na frente não dar certo. É raso, mal desenvolvido e todos são logo carta fora do baralho. Não tem necessidade disso. Desde o início dá para sacar que Essie e Paul não vão ficar juntos, não precisa fazer uma narrativa sem sal para mostrar isso. Fica tudo muito estereotipado, não convence. E lá no final, em poucos capítulos, juntam os casais que irão realmente terminar juntos.
Eu adoro essa coleção que sempre fala de transformação, de mudanças e da mulher encontrando sozinha seu lugar no mundo. Esse tem um foco maior nos romances e por isso, achei o desenvolvimento deles bem raso.
Curti a leitura, mas não foi meu favorito da autora. Quem leu me conte se gostou, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Avaliação (1 a 5):