Histórias cansadas - Mario Levrero
>> quarta-feira, 16 de novembro de 2022
LEVRERO, Mario. Histórias cansadas. São Paulo: FTD, 2022. 32 p. Título original: Cuentos cansados.
Hoje trago para vocês mais um livro infantil: Histórias cansadas! Um título inusitado e curioso, me deixou interessada em conhecer seu conteúdo. Querem saber o que achei? Corre aqui e descubra!
O pequeno Nícolas, todas as noites, pede um adulto que lhe conte uma história antes de dormir.
Mas, todos os dias, o adulto que lhe conta as histórias, assim como todo adulto no final de um dia, está muito cansado e diz a Nícolas que apenas poderá lhe contar histórias cansadas.
Nícolas não se importa em ouvir uma história, seja ela cansada; muito cansada; muito, muito cansada ou muuuuuiiiiiitttttoooooo cansaaaaadaaaa. Ele só quer que lhe contem uma história.
E é assim que o adulto cansado lhe conta as mais variadas e.inusitadas histórias cansadas, misturando o cotidiano com o fantástico, com situações totalmente surreais. E o jovem Nicolas, é claro, quer sempre mais!
Quando vi o título do livro, fiquei muito curiosa e, confesso, viajei na maionese sobre qual seria o conteúdo por trás do título e tudo o que poderia trazer.
Mas, na verdade, não tinha nada do que imaginei, rs. Não que as histórias cansadas sejam ruins, mas o livro não evolui nada, começa e termina da mesma forma (com o pedido de uma história) e mais nada.
Esperava uma história um pouco mais elaborada, ainda mais que é indicada para crianças a partir de 8 anos. Mas é linear e até um pouco repetitiva.
As ilustrações são lindas! Mas algumas não têm muita conexão com a história. De todo modo, é fácil perceber, naquelas que identifiquei a ligação com o texto, que Diego Bianki, o ilustrador, explorou muito bem a história imaginada e contada pelo personagem.
Apesar de nao ser uma obra 5 estrelas para mim dessa vez, estou adorando a chance que estou tendo de conhecer autores latino-americanos (como Mario Levrero, autor deste livro, que é uruguaio) que de outra forma certamente não conheceria. É sempre bom conhecer autores novos. Eu curto muito, e vocês?
Adicione ao Skoob!
Avaliação (1 a 5):