Uma viagem cósmica a Porto Ficção - Juan Pablo Villalobos
>> quarta-feira, 28 de setembro de 2022
VILLALOBOS, Juan Pablo. Uma viagem cósmica a Porto Ficção. São Paulo: FTD Educação, 2021. 150p. Título original: Un Viaje cósmico a Puerto Ficcíon.
Vamos de mais leitura juvenil por aqui? Tenho adorado a oportunidade de retornar ao estilo que me fez gostar tanto de ler quando era só uma jovem garotinha. E, mais uma vez, trago a resenha de uma história incrível para vocês, querem ver só?
Nellie e os gêmeos Sabino e Sabina são crianças, moradoras de rua, que vivem nas ruas da cidade se virando como podem para sobreviver e para conseguir o alimento sagrado de cada dia. No caso deles, os tacos sagrados do dia.
Eles vivem à porta de uma taqueria da cidade, na esperança de que alguém se comova e alimente três adolescentes famintos, mas nem sempre é fácil.
Por causa disso, de vez em quando eles precisam "aprontar" das suas para conseguirem o que querem, e nem sempre fazem isso de uma forma legalmente permitida. Como o dia que Nellie furtou um celular de um suposto funcionário do governo e pretendia vendê-lo para conseguir comer.
Mas, ela não contava que fosse encontrar uma foto muito bizarra no telefone e, muito menos que eles se meteriam em uma encrenca e uma aventura que mudaria a vida dos três amigos para sempre.
Essa história me surpreendeu positivamente!
Primeiramente, porque os meninos lembram muito os Capitães da areia, livro famoso e meu favorito do autor Jorge Amado. A vida deles na praia, se escondendo aqui e ali no Porto, na enseada, os pequenos furtos para sobreviver, é muito semelhante ao que os Capitães da areia fazem. Isso me cativou de cara.
E, claro, trouxe a mesma nota triste que traz o livro de Jorge Amado. Afinal, são três adolescentes que deveriam estar em um lar, sendo amados, instruídos, alimentados e, ao invés disso, tiveram sua infância roubada ao terem que se virar para sobreviver na rua a qualquer custo.
Além disso, o livro se destaca por ser engraçado, ao mesmo tempo em que trata de temas sérios. Além do já mencionado, ele trata da manipulação da mídia e da degradação do meio ambiente. Assuntos muito importantes e que devem ser discutidos desde cedo.
O autor mescla ficção científica, aventura e questões sociais ao longo do texto, escrito de forma fluida e envolvente de forma que o leitor nem se dá conta que entrou fundo na história. Eu fiquei presa no texto do começo ao fim e torci muito para os meninos e que tudo se resolvesse da melhor forma para eles.
As ilustrações de Raysa Fontana são engraçadas, passam muito bem a mensagem trazida pelo autor e ajudam e muito a imaginação do leitor. Eu terminei a leitura feliz e com uma vontade terrível de comer tacos, rs.
Não posso deixar também de mencionar o cachorro Boris, tão esperto e inteligente que ele fala! E não é nenhuma besteira, eu garanto! Ele vai ajudar e muito o pessoal nessa aventura.
Indico o livro para quem tem interesse em conhecer o trabalho do autor e para o público jovem em geral. É uma ótima pedida para incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico. Venha se aventurar nessa viagem cósmica você também!
Adicione ao Skoob!
Avaliação (1 a 5):