A liga dos heróis inúteis - Alexandre de Castro Gomes e Luiz Antonio Aguiar
>> quarta-feira, 7 de setembro de 2022
GOMES, Alexandre de Castro; AGUIAR, Luiz Antonio. A Liga dos heróis inúteis. São Paulo: FTD, 2021. 191 p.
Livros com super-heróis são sempre uma ótima viagem literária. Mas, quando o livro envolve heróis que se consideram inúteis a gente logo se pergunta onde essa viagem vai dar, certo? Vem que conto para vocês onde foi dar a história de A liga dos heróis inúteis.
Catarina, Pyps, Francisco, Breno e Brena são adolescentes e cada um possui um superpoder diferente. Catarina se camufla como uma cameloa, Pyps estoura feito pipoca, Francisco (também chamado de Flô) transforma tudo em flores, (nem sempre belas e cheirosas), e Breno e Brena sabem dominar a mentes das pessoas e se comunicar entre si telepaticamente.
Todos eles enfrentam dificuldades por terem superpoderes, além, é claro, de enfrentarem as costumeiras dificuldades impostas pela adolescência, por não serem ainda adultos e nem mais crianças. Eles se sentem incompreendidos, sofrem bullying e se sentem frustrados com tudo.
Um belo dia, Tocaia atravessa o caminho dos jovens heróis e pretende ajudá-los a desenvolverem seus poderes e a lidar com eles da melhor forma. Para isso, eles são levados para um centro de treinamento para testar e treinar suas habilidades.
E eles vão acabar descobrindo que, com a ajudar correta, conseguirão lidar com seus poderes e que eles podem não ser tão inúteis quanto pensam.
Como esse livro me levou lá atrás, na minha infância, quando eu ficava horas e horas entre as estantes da biblioteca da escola procurando livros como esse para me distrair, para viajar! Foi uma nostalgia que chegou a arrepiar!
Achei muito bacana o fato de o livro trazer, pelo menos no meu entendimento, uma ambiguidade em relação às dificuldades, às habilidades dos jovens heróis. Digo ambiguidade no sentido de que eles têm superpoderes e ao mesmo tempo são simples adolescentes que passam pelo que todos nessa fase passam: insegurança, descontrole das emoções e dos sentimentos, se sentem incompreendidos, solitários, sofrem bullying, se sentem mal-amados (ainda que não sejam).
Eles precisam de alguém que os compreenda e ajude a encontrar seu caminho, a entender suas emoções, que dê carinho. E você isso no livro revestido no personagem do Tocaia e da M.
Pensando na minha fase adolescente enquanto lia, percebi que né identifiquei mais com Pyps, a garota que, ao ficar com raiva, ia ficando vermelha e esquentando, esquentando, até literalmente pipocar e sair soltando pipoca para todo lado. Eu seria exatamente essa garota, rs.
O livro é ilustrado pelo Sapo Lendário (Estúdio formado por Natália Lima e Júnior Ramos) traz imagens que ajudam o leitor a entrar ainda mais na história. Achei as ilustrações incríveis!
Achei a história muito criativa e cheia de Plot Twist mirabolantes que me deixaram de boca aberta! Acho que para o público alvo será ainda mais emocionante e instigante acompanhar esses jovens heróis em sua jornada para conhecerem melhor seus poderes e a si mesmos.
Indico o livros para todos os jovens leitores que querem entrar nesse mundo incrível da literatura, e para aqueles que já gostam de ler. Tenho certeza que vocês farão uma viagem incrível!
Adicione ao Skoob!
Avaliação (1 a 5):