TOP 10: Os dez melhores livros de 2021
>> segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
Oi gente!!
Quem achou que 2021 seria já um ano "normal" se decepcionou. O cenário da pandemia se agravou, continuamos no isolamento e nas lonas quarentenas. Mais um ano fora do padrão, onde tivemos que reavaliar nossos desejos, sonhos, metas e valores! Eu continuo em home office na maioria dos dias, indo presencial quando necessário. E ficamos praticamente o ano todo em casa, além da jornada de trabalho, com meus hobbies de sempre: ler, ver séries de TV e colorir, nesta ordem kk. Além disso, curti muito o maridão, as minhas duas gatinhas e aproveitei a solidão hahaha. Parece estranho falar assim, mas eu sou muito caseira, ficar em casa não foi difícil para mim, me adaptei bem ao home office e as restrições.
Em 2021 eu li um pouco menos do que no ano passado, depois que nós nos vacinamos voltamos a sair e a viajar, claro, tomando todos os cuidados preventivos. Passamos uma semana em Campos do Jordão em novembro, para comemorar meu aniversário. Amamos a cidade, quero voltar muitas vezes. Fomos também a Tiradentes, Cordisburgo, lugares perto de BH. No mais, trabalhei muito e agradeci muito a Deus por terminarmos mais um ano com saúde. Eu sempre acredito que devemos tentar ver o lado bom de tudo e agradecer por isso!
E sim, eu agradeci pela saúde minha e do meu marido, pelas minhas gatas, pela minha casa e minha família. Por termos trabalho, por termos o privilégio de trabalhar em home office (ao contrário de muitos profissionais que se arriscam todos os dias) e por cada pequena alegria. Eu agradeço também pelo blog, que completou 12 anos em 2021 (e essa que vos fala nem lembro de fazer um post comemorando kk)!! Agradeço a vocês leitores, que sempre passam por aqui para dar um oi, e claro, aos comentaristas fiéis do blog meu abraço apertado, obrigada!
Voltando aos livros, vocês sabem que eu sou bem crítica, difícil sair um nota 5 favorito por aqui. Acho que isso acontece naturalmente quando lemos muito, amadurecemos como leitores e ficamos cada vez mais exigentes. Este ano eu li menos romance de época, terminei algumas séries antigas, li alguns suspenses, thriller psicológicos, ficção policial e romances contemporâneos.... mas o que mais se destacou foram os clássicos! As leituras coletivas caíram em peso na lista! Minha meta era ler 80 livros no ano, como sempre ultrapassei a meta rs, e li 94 livros! Mas minha fila de espera diminuiu pouco, comprei muitos livros. Mesmo tendo feito uma lista de desapego, ainda tenho 171 não lidos na estante kk! E muitos ainda estão aqui separados para vender. E agora, tenho a missão quase impossível de escolher os melhores entre eles. Vocês podem conferir as edições anteriores:
Os destacados na lista abaixo receberam nota 4.5 ou 5 na avaliação. Vamos conhecer os 10 melhores livros de 2021 do Viagem Literária!! Não se esqueçam de me contar nos comentários quantos livros vocês leram este ano e quais foram os seus preferidos! :-D
As minhas leituras de 2021, por ordem de leitura, foram:
- When The Marquess Falls
- Em águas profundas
- Pelo amor de Cassandra
- Custe o que custar
- 1984
- A evolução de Mara Dyer 2
- Para sempre de azul
- A segunda vida de Missy
- Ecos do futuro - Parte 1
- Ecos do futuro - parte 2
- 3096 dias
- Crime e castigo
- A filha do conde 3
- Segredos mortais
- The play
- Um lugar para sonhar
- Clube do livro dos homens
- A vingança de Mara Dyer
- Paris é uma festa
- Escrito com o sangue do meu coração
- A esperança de uma mãe
- Anne de Avonlea
- A irmã da pérola
- Visão mortal
- O sonho de uma filha
- Lições inesperadas sobre o amor
- Cortesã por uma noite
- Talvez agora
- Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários
- Amor em Manhattan
- As sobreviventes
- Linda conquista (Doces magnólias)
- A lista de convidados
- Romance Com o Duque
- Coração perverso
- E o vento levou
- O segredo da felicidade
- O menino do bosque
- Esplêndida
- Terra faminta
- Eleanor & Grey
- Deixada para trás
- Vulgo Grace
- O clube do crime das quintas-feiras
- Estudos sobre magia
- Pôr do sol no Central Park
- A sedução da duquesa 4
- Garganta vermelha
- Um novo capítulo para o amor
- Projeto duquesa
- A promessa das Terras Altas
- Amante por uma tarde
- O conde de Monte Cristo
- Ligações
- O duque que eu conquistei
- A irmã da lua
- A última mentira que contei
- Um refúgio nas montanhas
- Um pedaço do céu
- O gambito da rainha
- Um amor e nada mais
- O corcunda de Notre-Dame
- A menina de vidro
- Desaparecido para sempre
- A cinco passos de você
- Os sete maridos de Evelyn Hugo
- Diga sim ao marquês 2
- Os caminhos para a liberdade
- Menina má
- 100 pedaços de mim
- Uma união extraordinária
- Ventos de mudança
- O homem que morreu duas vezes
- Brilhante
- Drácula
- O conde que eu arruinei
- O fantasma da ópera
- Se não fosse você
- Muito além do infinito
- Prometida por um dia
- Milagre na 5ª avenida
- O Misterioso Caso de Styles (Agatha Christie 1)
- Sobrevivência mortal
- O duque solteiro
- O lorde que eu abandonei
- A guerra que salvou a minha vida
- A irmã do sol
- SMS para você
- A mulher de branco
- A verdade sobre o caso Harry Quebert
- O adversário secreto (Agatha Christie 2)
- A trança
- Indomável
- Win
E agora vamos conhecer os 10 melhores livros do ano em contagem regressiva!!
10 A lista de convidados da Lucy Foley pela Editora Intrínseca!
Representando os suspenses lidos no ano, este livro arrasa! Ela escreve de gente real, seus personagens antipáticos são muito realistas e rendem histórias fortes, impactantes e que fogem do comum no gênero. O estilo da autora explora a psique humana, em suas atitudes e consequências.
9 A verdade sobre o caso Harry Quebert do Joël Dicker pela Editora Intrínseca!
Um thriller psicológico com cara de romance. Um suspense repleto de reviravoltas. Um livro grande, descritivo e polêmico, mas com uma narrativa que prende o leitor do início ao fim. Temos um escritor em busca de um próximo sucesso de vendas, investigando um passado que mudará a vida de uma pequena cidade. É um livro mais maduro, mas difícil não se encantar pela narrativa do autor.
8 Escrito com o sangue do meu coração da Diana Gabaldon pela Editora Arqueiro!
Eu sei que passa ano... entra ano... e a série Outlander continua por aqui nos melhores do ano. Mas o que posso fazer? A série é incrível! Tem gente que ainda não se jogou, mas não foi por falta de incentivos. É a melhor saga romântica da literatura! O melhor romance histórico que já li, Claire e Jamie, muito amor por este casal. Eles têm lugar especial no meu coração e vaga garantida no Top 10 anual hehe.
7 A segunda vida de Missy da Beth Morrey pela Editora Intrínseca!
Esse foi o romance que mais mexeu comigo este ano, desses de aquecer o coração. esta é uma leitura IMPORTANTE para todos! Uma leitura sensível que precisa ser lida com o coração aberto. Uma história repleta de falhas, erros, de coisas não ditas e de desesperança. Uma história também repleta de amizade, segundas chances e muito amor. E, ainda mais importante, com uma protagonista da terceira idade, algo que precisa ser mais explorado na literatura.
6 Os sete maridos de Evelyn Hugo da Taylor Jenkins Reid pela Editora Paralela!
Outro romance que me pegou de jeito! A escrita da autora é espetacular! É daqueles livros que você devora e esquece até da hora de dormir. Seus personagens são bem construídos e a trama consegue surpreender o tempo todo. E eu até hoje não li outros livros dela, preciso corrigir isso ano que vem.
5 Drácula de Bram Stoker pela Editora Darkside!
Você pode achar que vampiros estão batidos, que essa vibe já passou... pode até ser para aqueles que brilham no escuro e querem se apaixonar hahaha, mas o vampiro clássico da literatura, nunca perde a mão. O maior clássico do terror e uma leitura fenomenal! Eu já tinha lido há anos atrás, mas adorei reler na Leitura Coletiva e foi de novo para os favoritos. A escrita do autor garante a tensão do início ao fim, você torce por personagens fadados ao fracasso e rói as unhas até o final. Que livro incrível!
4 O conde de Monte Cristo do Alexandre Dumas pela Editora Martin Claret!
Um romance universal que atrai leitores de todos os gêneros e idades. Uma aventura épica, uma das melhores ficções históricas que já li. Outro que veio da Leitura Coletiva e que eu amei! Não era um livro que eu pensaria em ler e essas leituras estão abrindo e enriquecendo meu universo literário. Este livro é daqueles em que acontecem coisas surreais, mas onde o leitor ama todas elas! É meio um "mil e uma noites", sabem? Você se envolve e devora cada capítulo. Você quer se vingar junto com o protagonista e se delicia com cada vingança bem executada... Desperte o lado vilão que existe dentro de você! (risos)
3 Crime e castigo do Fiódor Dostoiévski pela Editora Martin Claret!
Eu disse que só ia ter Clássico da Literatura por aqui! E este é um dos meus livros favoritos da vida. Também foi uma releitura e eu amei ler na Leitura Coletiva. Um crime friamente calculado, mas muito mal executado. O livro trata de religião, remorso, pobreza, amor e muitos outros temas narrados com o brilhantismo do russo Dostoiévski que faz com que o livro tantos anos depois, ainda seja tão lido e apreciado por leitores de todos os tipos.
2 O clube do crime das quintas-feiras e O homem que morreu duas vezes do Richard Osman pela Editora Intrínseca!
Esses livros foram meus queridinhos do ano! Eu falei até sobre eles, emprestei, indiquei para todo mundo, sugeri como presente de Natal, enfim, fui a garota propaganda (não paga) deles hahaha. O autor arrasa em um estilo conhecido como "Cozy Mystery", uma comédia com mistério. E o livro é sobre um grupo de idosos que mora em um lar para idosos e resolve investigar crimes para se divertir. E quem se diverte do início ao fim somos nós leitores! Os dois livros são imperdíveis e impecáveis e eu amei. Ah leiam!!
1 E o vento levou da Margareth Mitchell pela Editora Record!
E está aí um livro que arrasa corações desde 1936! Ele não envelheceu bem, tem seus problemas, mas eu amei de paixão! Amei a anti-heroína Scarlett O’Hara e torci por ela e seus caprichos do início ao fim. A saga se passa durante a Guerra Civil Americana e o livro é de cortar o coração em alguns momentos. Um romance forte, marcante e um clássico que ultrapassa gerações. Foi mais uma das nossas leituras coletivas. Eu indico e desde já convido a todos para ler com a gente muitos clássicos em 2022!
Este foi um ano de leituras bem diferentes, há muitos anos não leio tantos clássicos. Eu estou amando a experiência. Claro que eles são maiores, muitas vezes com um vocabulário denso e isso diminuiu meu ritmo. Como consequência foi um ano de menos romances de épocas, menos suspenses cheios de sangue que eu amo e menos livros populares, da modinha hehe. Eu adorei a mudança! Espero que vocês tenham gostado das resenhas diferentes durante o ano e dos meus favoritos!
E vocês como foram as leituras de 2021? Quantos livros vocês leram e quais os favoritos? Leiam sempre, leiam muito, não deixem de ter suas emocionantes Viagens Literárias!
Para terminar, eu desejo a todos vocês um 2022 repleto de bênçãos, com muita saúde e amor... e claro, ótimas leituras! FELIZ ANO NOVO!!
Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!