Virgin River: Um lugar para sonhar - Robyn Carr
>> segunda-feira, 5 de abril de 2021
CARR, Robyn. Virgin River: Um lugar para sonhar. Rio de Janeiro: Editora Harlequin, 2020. 320p. (Virgin River, v.1). Título original: Virgin River.
"- Não é um fim do mundo. É... - Mel se esforçou para encontrar a palavra certa. - Ah é de tirar o fôlego. Sim, a arquitetura deixa a desejar... quase todas as casas são pequenas, velhas e precisam de pintura. Mas o campo é uma maravilha. Não estou sozinha... Tenho uma cidade inteira ao meu lado. Nunca tive isso." p. 133
Quem aí também é aficionado por séries de TV? Eu sou viciada e Virgin River é uma das minhas queridinhas atualmente! A série de TV está disponível na Netflix e já tem duas temporadas completas. Qual não foi minha alegria, quando descobri que a série é inspirada nos livros da americana, Robyn Carr. Confiram o que achei do primeiro volume com Virgin River: Um lugar para sonhar!
Melinda Monroe era enfermeira-chefe de um grande hospital em Los Angeles. Até que uma tragédia deixa sua vida em frangalhos. Com o coração partido e sem esperanças, ela decide deixar tudo para trás. E é assim que uma mulher de 30 e poucos anos, cosmopolita, larga tudo para trás e aceita um emprego como enfermeira em uma pequena cidade ao norte da Califórnia, com apenas 600 habitantes, Virgin River.
Mel aceitou o emprego, confiando nas fotos paradisíacas envidas por Hope Mccrea, uma moradora local. Ela ofereceu um lindo chalé nas montanhas, a moradia estaria inclusa nos benefícios do emprego. Mel iria ajudar o médico local, Dr. Mullins, um idoso que sofre de artrite e não dá conta mais de todo o serviço da pequena clínica.
Ao chegar, Mel fica indignada ao descobrir que toda a proposta era uma grande mentira! O chalé estava caindo aos pedaços, imundo e inabitável. A cidade era uma grande rua lamacenta com apenas um bar, que servia para todas a refeições da cidade. O médico era ranzinza e deixou claro que não precisava de ajuda!
Mel decide abandonar a cidade no dia seguinte, percebe o erro que cometeu e decide se mudar para a cidade da irmã, Joey. Tudo muda quando um bebê é abandonado na porta da clínica, e Mel precisa ajudar. E quando conhece Jack Sheridan, ex-fuzileiro e dono do bar local, que decide fazer de tudo para convencer Mel a ficar.
Jack é muito mais do que apenas o "dono do bar". Ele ajuda todos que precisam na cidade e cuida para que nada de errado aconteça. Em uma cidade onde um hospital está a horas de distância, assim como a polícia, a cidade toma conta dos seus e todos vivem como uma comunidade unida. Ele cuida também de Preacher, o cozinheiro do bar, um cara sério que serviu exército com Jack no passado. E de Rick, um rapaz de apenas 16 anos que vive com a avó e trabalha no bar. Jack é solteiro, está na faixa dos 40 anos, nunca quis se comprometer, e tem um relacionamento sem compromisso com Charmaine, que vive na cidade vizinha. Quando ele começa a se apaixonar por Mel, decide terminar tudo e se abrir para o amor.
"Um dia desses, Jack pensou, vou confessar que a amo. Dizer a ela que nunca achei que amaria uma mulher desse jeito. Vou contar que minha vida começou quando ela chegou à cidade. Mas ainda não é hora. Não queria pressioná-la ou fazer com que ela achasse que as únicas opções eram dizer que o amava também ou fugir." p. 215
~~~~~~~~~
Gostei muito do enredo, dos personagens, mas principalmente da ambientação! A cidade fictícia de Virgin River é um lugar lindo e inspirador, cada descrição dos cenários era de brilhar os olhos (uma curiosidade, a série de TV é filmada no Canadá, em Vancouver e região).
Vamos falar sobre os protagonistas, que já conheço e amo da telinha. Engraçado que eu imaginava Mel e Jack como os atores que os interpretam, lógico, mas a descrição de Jack é bem diferente. No livro ele é descrito como um homem alto, musculoso, com cabelos escuros de corte militar. Só pela capa vocês podem ver a diferença rs. Já Mel é bem semelhante a descrição do livro, embora pareça mais baixinha no livro rs. Mel tem todo o drama de sua perda no passado, o que vai sendo contado aos poucos no livro. Jack se apaixona por ela rápido e faz de tudo para conquistá-la. Adorei os dois como indivíduos, mas não totalmente como casal rs.
Eu curti a química entre eles e Jack é "bom demais para ser verdade". Ele é paciente, carinhoso, cuidadoso, tem pegada... #semdefeitos. Ele não só conserta o chalé para Mel de graça, ele abastece a geladeira, compra a mobília toda com atenção a cada detalhe (chega a ser surreal, embora ele afirme que está cuidando da cidade rs). Eu entendo o luto de Mel, mas o problema é que ela parecia ter 15 anos nas cenas com Jack. Ele implorava um beijinho, ela dizia não, ai ela dava, ai ficava suspirando e pensando o quanto era gostoso e depois dava um chega para lá nele. E ficava "humm que gostoso", "humm que delícia"... E isso de novo, de novo e de novo. E eu estava já: humm que preguiça! E Jack parecia um adolescente excitado esperando atenção. Bem forçado. Isso me irritou, até que o relacionamento deles desenrola lá no final e eu voltei a curtir.
Gostei dos dramas da história, maduros, não foram bobos ou exagerados. Não só a perda da Mel e seu luto subsequente, mas como todos os dramas menores que aconteceram na cidade. Eles retrataram a tranquilidade e a beleza de se viver em um lugar simples e tranquilo, mas também os riscos e perigos ao se estar tão afastado de tudo.
A narrativa da autora não me conquistou totalmente. Eu não sei se a narrativa em si ou se foi problema com a tradução. Mas achei os diálogos bobos e chatos muitas vezes, algumas coisas muito repetitivas.
Sobre a série X o livro, temos mais semelhanças do que diferenças. Eu curti muito a adaptação, mas o fato de ter assistido antes pode ter valorizado a série e prejudicado o livro rs. Afinal, não teve grandes novidades para mim nesse primeiro volume. Seguem as diferenças principais:
[ALERTA DE SPOILER]
- Na série Hope e o Dr. Vernon Mullins são "divorciados" e ela é a prefeita da cidade. No livro ela é só uma senhora idosa sem noção e palpiteira, dona do chalé antigo, que inventa um monte de mentiras para levar Mel para a cidade. Acaba dando tudo certo rs, mas ela não poderia cumprir o prometido. E ela e o médico não têm nenhum tipo de relação. O Dr. é tão mal humorado quanto no início da série, mas no livro ele é mais velho, obeso e sofre de artrite, o que dificulta mais ainda o atendimento clínico.
- Charmaine é uma mulher de 50 anos, atendente do bar da cidade vizinha e com quem Jack teve um caso de 2 anos. Ele termina com ela antes de se envolver com Mel, ela fica triste, mas aceita. Na série Charmaine é mais nova, cabelereira e garante o drama da série quando ela engravida de Jack, de gêmeos ainda por cima. No livro, surpresa, Mel que engravida de Jack e ele fica feliz da vida.
- Mel tem o mesmo passado trágico, mas na série ela perdeu um bebê quase no final da gravidez, depois o marido em um acidente de carro. No livro eles tentaram sem sucesso ter filhos, tanto que ela acreditava ser estéril, e o marido é assassinado em um assalto.
- Alguns personagens secundários são bem parecidos, outros bem diferentes ou não aparecem. Adorei os dois casais de médicos da cidade vizinha, que ficam amigos deles. Na série ainda não apareceram.
- Não sei como a série vai resolver isso da gravidez da Charmaine, que nem existe nos livros aff.
[FIM DO SPOILER]
Apesar de não ter amado, sigo curiosa para ler o segundo volume (oh céus! Olhem o tamanho dessa série O.o) , pelo que vi cada livro irá focar em um casal. O segundo conta a história de Preacher e Paige, que não aparece no primeiro livro.
Quem leu ou assistiu a série me conte o que achou! Não deixe de comentar! Leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Virgin River - Um lugar para sonhar
Série Virgin River da Robyn Carr:
- Virgin River: Um lugar para sonhar (Virgin River) - Mel e Jack
- Um refúgio nas montanhas (Shelter mountain)
- Recanto dos segredos (Whispering rock)
- Um adeus no inverno (A Virgin River Christmas)
- Estrada para a segunda chance (Second chance pass)
- Temptation ridge (os demais ainda não lançados no Brasil)
- Paradise valley
- Forbidden falls
- Angel's peak
- Moonlight road
- Promise Canyon
- Wild man creek
- Harvets moon
- Bring me home to Christmas
- Hidden Summit
- Redwood bend
- Sunrise point
- My kind of Christmas
- Return to Virgin River.
Avaliação (1 a 5): 3.5