Os fantasmas de Derek Stone: Cidade dos Mortos
>> sexta-feira, 8 de outubro de 2010
ABBOTT, Tony. Os fantasmas de Derek Stone: Cidade dos Mortos. São Paulo: Editora Fundamento Educacional. 2010. 110p. (Os fantasmas de Derek Stone, v.1). Título original: The Hauting of Derek Stone: the city of the dead.
“Você não vai acreditar. Vai dizer que é loucura, que é impossível ou qualquer outra coisa... Mas é a mais pura verdade. Os mortos estão voltando.”
Voltado ao público infanto-juvenil, a resenha de hoje é leve e recheada de mistérios e aventuras. Adoro livros como este, que divertem e me fazem lembrar as leituras da minha infância. Conheçam Os fantasmas de Derek Stone: Cidade dos Mortos de Tony Abbott.
Para começar já vou logo contar uma coisa para vocês, sei que não vão acreditar, mas é mesmo verdade. Os mortos estão voltando. E Derek Stone descobriu isso da pior maneira que se podia imaginar. Nosso protagonista nem é lá muito corajoso ou metido a grandes aventuras, ele não pediu por nada disso, não queria acreditar. Vocês vão perceber que ele não teve escolha.
Derek Stone tem 14 anos e é um menino muito comum, um pouco gordinho para sua idade, algumas espinhas - nada terrível - e não ouve bem do ouvido esquerdo. Ele acabou de terminar a oitava série, tem uma média razoável e não tem muitos amigos. Mora com seu pai e seu irmão em Nova Orleans e os três são muito ligados. Ronny seu irmão mais velho não é lá muito estudioso e ama natação, já seu pai é apaixonado por trens e foi assim que tudo começou...
De tanto o pai insistir, Derek e Ronny acabaram aceitando ir ao TremMania - um evento sobre locomotivas antigas - e depois de um dia inteiro cheio de tédio eles finalmente pegaram o trem de volta para casa. Era um dia comum, mas infelizmente uma tragédia aconteceu. Um terrível acidente, muitas mortes. Derek escapa ileso, mas perde tudo o que mais amava.
E quando ele começa a aceitar que agora está sozinho no mundo, uma coisa estranha acontece. Ronny está de volta e não é o único. Derek está muito feliz de ter seu querido irmão de volta, mas percebe que ele não é mais o mesmo. Seu irmão está estranho, parece diferente e Derek não sabe o que fazer. Coisas estranhas continuam acontecendo, ele ouve vozes, conhece uma pessoa muito misteriosa e tem a leve impressão que pode ter ficando maluco. Ele não pediu por isso, mas agora fará de tudo para descobrir o que aconteceu.
Com a narrativa em primeira pessoa, leve e divertida o personagem principal conquista. Derek é um garoto normal e bastante racional que realmente se espanta com tudo que começa a acontecer a sua volta, ao mesmo tempo em que quer ajudar o irmão tenta descobrir todos os mistérios por trás de seu reaparecimento. Ele consegue mostrar muita força para superar suas perdas e coragem para enfrentar o que estava acontecendo.
O livro em si é muito interessante, cheio de mistérios e muito suspense, porém é tudo contado muito rápido e a maioria deles fica pendente para o próximo volume. E como o livro é bem fininho, fiquei pensando que deveria ter mais páginas, maiores explicações e que algumas coisas fossem resolvidas. Para isso terei que ler o próximo volume, estou bem curiosa porque o autor deixa um gancho muito legal para o próximo livro.
Gostei muito da escrita do autor, que tem várias séries publicadas voltadas ao público jovem e desta série espero mais do segundo volume. Os fantasmas de Derek Stone tem uma leitura rápida, linguagem bem leve e é indicado para jovens leitores, para quem ainda está começando a amar os livros e prefere uma história bem ágil.
Series Os fantasmas de Derek Stone de Tony Abbott
- Cidade dos Mortos
- Cães do Pântano
- The Red House (Os demais ainda não lançados no Brasil)
- The Ghost Road
Site do autor: http://tonyabbottbooks.com
Avaliação (1 a 5):