Centúrias - Bruna Longobucco
>> quarta-feira, 2 de junho de 2010
LONGOBUCCO, Bruna. Centúrias. São Paulo: Novo Século, 2010. 216p.
“A gente não pode ser só vida real. A vida perde o encantamento quando somos céticos demais...” p.17
Um mundo mágico, uma cidade envolta em paz e mistério, um amor que ultrapassa fronteiras e quebra barreiras. A eterna disputa entre o bem e o mal, a força da magia e o poder do amor são elementos que se entrelaçam no romance sobrenatural Centúrias da brasileira Bruna Longobucco.
A mística cidade de Pitfal localizada no sul do Brasil tem poucos habitantes e um clima acolhedor. Uma típica cidade do interior, onde todos se conhecem, com seus campos e florestas possui poucos atrativos para uma adolescente. Foi o que pensou Aylá quando se mudou repentinamente para a cidade materna de sua mãe, mas o que descobriu mudaria sua vida para sempre.
Aylá Levale viveu em várias cidades diferentes, acompanhando as aventuras e desventuras amorosas de sua mãe. Como resultado da vida errante ou talvez pelo sofrimento com a perda repentina do pai se tornou uma adolescente introspectiva, sozinha e de poucos amigos. Aylá sempre pensou em si mesma como uma garota comum e de poucos atrativos e nunca imaginou que naquela pequena cidade conheceria seu futuro, suas raízes e seu grande amor.
Colocando em prova tudo em que sempre acreditou, se vê envolvida por acontecimentos estranhos e inexplicáveis, sonhos extremamente reais com uma mulher desconhecida a levam a uma antiga chave, uma chave que revela um dom, a chave de uma bruxa. Aylá descobre que descende de uma poderosa bruxa e que está em suas mãos abraçar este dom ou renegar suas raízes. Deixar de lado tudo que acreditava ser real e embarcar em um mundo novo, mágico e poderoso.
No centro de tudo está Igor, o garoto mais lindo que ela já tinha visto. Alto, com os cabelos pretos e lisos presos num rabo de cavalo e incríveis olhos azuis. Ele mexe com todos seus sentidos, dispara seu coração, fala com sua alma. Ela se vê lutando para recuperar a razão, busca a sua normalidade, quer fugir daquela atração, quer fugir de todas as lendas. Mas o seu olhar faz seu mundo parar, seu beijo faz tudo girar e de repente o tempo é muito longo sem ele. Igor e Aylá, ele o sol, ela a lua, juntos são mais poderosos que imaginam e segundo uma profecia podem derrotar o mal.
“Sem meu sol, nada faz sentido. Vou me perder numa noite longa e sombria...”
Primeiro tenho que dizer que o livro me surpreendeu muito, ainda não conhecia a autora e como adoro romance sobrenatural já adorei o tema. Mas o que eu não sabia era que ia me apaixonar pela maneira como foi narrado, pelos personagens e pelo estilo da autora. Um daqueles livros que te prende do início ao fim e que quando a gente termina a gente quer mais páginas ou uma continuação, acho que se fosse maior teria desenvolvido mais algumas histórias e situações, acabou rápido demais.
Achei também muito bem construído o mundo mágico, a estrutura das bruxas Centurianas e os poderes e dons das bruxas da ordem. Imagine um sexto sentido aguçado, o dom de voar ou de falar com os animais? Agora imagine não saber controlar tudo isso, as cenas vividas pela bruxinha que não controla muito bem seus pensamentos são hilariantes. Além disso, o casal da história é apaixonante, decididamente eu quero um Igor para mim (suspiros).
“Tal como a sombra, o amor corre de quem o segue:
foge, se o perseguis;
se fugis, vos persegue”. (Shakespeare)
Os personagens secundários também não deixam a desejar, adorei a gêmea boa versus a gêmea má, Alex que aparece para apimentar a história, Eleonora a avó de Aylá, a coruja muito engraçada e um casal de gatinhos muito fofos. Ah só lendo mesmo para entender rs
Enfim, conheçam Centúrias. Uma batalha entre as bruxas do bem e do mal, um amor que ultrapassa muitas vidas, a força do amor, o peso do destino. Isso e muito mais esperam por você neste delicioso romance, super recomendo.
A Bruna é a autora do mês de junho no Viagem Literária. Então fiquem de olho que em breve teremos promoção e entrevista com a autora no blog. Espero que estejam adorando o Projeto Autor Nacional tanto quanto eu, um beijo grande.