Foi apenas um sonho
>> domingo, 27 de dezembro de 2009
YATES, Richard. Foi apenas um sonho: Rua da Revolução. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 306p.
“Ah, quando a paixão é tão mansa quanto selvagem!”
Foi apenas um sonho de Richard Yates é o romance que deu origem ao filme "Revolutionary Road" de Sam Mendes com Leonardo Dicaprio e Kate Winslet – o casal Titanic -, o filme lançado em 2008 nos EUA foi sucesso de crítica e teve várias indicações para o Globo de Ouro.
Sinopse: O livro narra a vida do casal Frank e April Wheeler que acreditam ter uma vida cheia de oportunidades pela frente ao se mudarem para uma casa nos arredores de Nova York. April é uma dona de casa que abandonou o sonho de ser atriz e cuida dos dois filhos do casal e Frank tem um emprego tedioso em uma grande empresa.
Ambos se consideram acima dos vizinhos e comunidade em que convivem. Mas, conforme os anos passam, seus desejos parecem cada dia mais distantes. Cansados do comodismo em que vivem fazem um plano para mudar o rumo de suas vidas, uma idéia que terá um final inesperado.
“Então a briga fugiu do controle. Fez tremer braços e pernas e contorceu suas faces em forma de ódio, fez com que cada um investisse cada vez mais contra os pontos fracos do outro, mostrando-lhes métodos astutos de se esquivar de pontos fortes e apontando-lhes oportunidades súbitas de mudar de tática, dissimular e voltar a atacar. Enquanto paravam para tomar fôlego, a briga empurrava-lhes as memórias de volta no tempo, em busca de velhas armas para arrancar as cascas de antigas feridas; a briga seguia sem se deter.”