Revelação brutal - Louise Penny
>> segunda-feira, 21 de agosto de 2023
PENNY, Louise. Revelação brutal. São Paulo: Editora Arqueiro, 2023. 448p. (Inspetor Gamache, v.5). Título original: The Brutal Telling.
"No fim das contas, a solução de uma investigação de assassinato sempre era de uma simplicidade devastadora. Era como se a resposta sempre tivesse estado ali, óbvia. Escondida entre fatos, evidências, mentiras e interpretações errôneas dos investigadores." p.339
Quem ainda não conhece a série policial Inspetor Gamache, não sabe o que está perdendo! A série só melhora a cada livro. Confiram o que achei do quinto livro, Revelação brutal!
Esta resenha não contém spoilers sobre os volumes anteriores.
Armand Gamache, inspetor chefe da polícia de Quebec, já se tornou amigo da maioria dos moradores da pequena Three Pines. É final do verão e os moradores aproveitam os últimos dias de feira e outras atividades. Até que a descoberta de um cadáver no bistrô de Gabri e Olivier atinge diretamente todos eles.
Um homem levou um golpe fatal na cabeça, a arma do crime não foi encontrada. Mas o mais estranho, é que ninguém o conhece, e isso é quase impossível naquele lugar no meio do nada.
Gamache e sua equipe começam a investigar sem ter muitas informações. Sem identidade da vítima, sem motivo, sem arma do crime. Eles descobre que a morte não aconteceu no restaurante, o corpo foi colocado lá. Mas por que? E por quem? Ele percebe também que Olivier está mentindo e que sua história tem muitos furos.
Uma nova família está morando no antigo casarão dos Hadleys, no alto da colina. Eles reformaram o lugar todo e querem abrir um hotel com SPA. O local chiquérrimo afetará diretamente o negócio de Gabri, dono de uma simples pousada, e até mesmo o restaurante. Quando o novo dono, Marc, tenta contratar funcionários do restaurante, ele e Olivier ficam em pé de guerra.
E é a esposa dele, Dominique Gilbert, que encontra por acaso uma cabana na floresta. E eles descobrem que foi onde o morto vivia. Logo Gamache descobre um local no meio do nado, repleto de tesouros valiosos. Obras de arte, louças antigas, tapeçarias, livros originais, uma infinidade de objetos caros.
Mas quem mais saberia disso? E quem teria motivo para matar um senhor que vivia isolado na floresta, deixando todos os tesouros para trás?
~~~~~~~~~~~~
Meu favorito da série até agora! E olha que eu também amei o anterior, a autora levou a ficção policial a outro nível. Personagens impecáveis, um lado psicológico muito bem desenvolvido, enredo excelente e uma trama que se desenvolve aos poucos, mantendo o leitor vidrado em cada palavra. Impossível não se apegar aos personagens e torcer por eles, Three Pines já mora no meu coração.
E esse livro é um dos mais dramáticos, porque o principal suspeito é Olivier, o dono do restaurante, casado com Gabri que tem um coração do tamanho do mundo. Fica claro que Olivier é ambicioso desde o início, mas eu não conseguia acreditar que ele pudesse ter matado, mesmo tendo tantas atitudes ruins ao longo do livro. E ele e Gabri são o casal mais fofo da cidade, eu passei o livro todo desconfiando dos novos moradores.
Paralelamente a isso, temos Clara, uma artista e uma das personagens que mais gosto, prestes a lançar uma exposição pela primeira vez. Seus quadros são descritos de maneira impecável, eu quase conseguia ver as pinturas. E temos Peter, o marido de Clara e também um artista, que morre de inveja do recém descoberto talento da esposa. Peter eu consigo ver como um assassino um dia rs, Olivier não. É incrível como os personagens são tão complexos e tão bem desenvolvidos. Ruth, uma idosa amargurada e uma poeta brilhante, é outra moradora da cidade que rouba as cenas em todos os livros. Ela com sua pata, passeando pela cidade, xingando todo mundo. Os personagens para mim, já são amigos velhos conhecidos. E, Gamache, claro, nosso protagonista. Um detetive com o coração enorme, uma mente brilhante e perspicaz.
A investigação evolui lentamente. Os Gilbert viram suspeitos, depois um velho casal da comunidade Tcheco da região. Mas quem matou?
O final do livro foi uma surpresa total, eu fiquei de queixo caído com a solução do caso. E até agora não acredito em algumas revelações. Eu fico pensando se a autora teria coragem de deixar o Gamache errar na sua prisão, e voltar neste caso em um próximo livro. Eu sei lá, eu achei fantástico, mas achei que algumas coisas ficaram propositalmente no ar. [ALERTA DE SPOILER] Desde o início eu desconfiei que Olivier não contou quem era o morto e mentiu tanto, para ficar com todos os objetos de valor da cabana. Afinal, de certa forma, ele enganou o homem por anos, deixando ele cada vez mais paranoico e ganhando uma fortuna com os objetos que ele ganhava para vender em troca de alguns mantimentos. E o fato do homem ser Tcheco e de ter roubado tudo aquilo de famílias que sonhavam em fugir do país, foi de uma crueldade sem tamanho. Então eu acho que o pai ou filho da família Tcheca, descobriu que ele estava lá, sabia quem ele foi no passado, e o matou. Mas tudo apontava para Olivier, que inclusive confessou ter achado e movido o corpo, e terminou preso. Deixando Gabi (e eu) de coração partido kkk. E eu terminei o livro amando tudo, mas ainda acreditando na inocência dele, mesmo com tudo mostrando o contrário. E agora só nos próximos livros vou saber se tinha razão, ou se era isso mesmo e me iludi rs. [FIM DOS SPOILERS]
Eu indico essa série incrível para todos! Leiam! Ela começa mais lenta, mas tem personagens que vão ganhar o coração do leitor.
Adicione ao seu Skoob!
Série Inspetor Gamache:
- Natureza morta (Still Life)
- Graça fatal (A fatal Grace)
- O mais cruel dos meses (The Cruelest Month)
- É proibido matar (A Rule Against Murder)
- Revelação brutal (The Brutal Telling)
- Enterre seus mortos (Bury Your Dead)
- Um truque de luz (A Trick of the Light)
- The Beautiful Mystery (os demais ainda não lançados no Brasil)
- How the Light Gets In
- The Long Way Home
- The Nature of the Beast
- A Great Reckoning
- Glass Houses
- Kingdom of the Blind
- A Better Man
- All the Devils Are Here
- The Madness of Crowds
- A World of Curiosities
- The Grey Wolf.
Avaliação (1 a 5):