É proibido matar - Louise Penny
>> segunda-feira, 13 de março de 2023
PENNY, Louise. É proibido matar. São Paulo: Editora Arqueiro, 2023. 368p. (Inspetor Gamache, v.4). Título original: A Rule Against Murder.
"Posso resistir a tudo, menos à tentação." p.26
A série Inspetor Gamache aos poucos vem ganhando espaço na minha seleta lista de séries de ficção policial favoritas! No melhor estilo Agatha Christie um mistério de ficção psicológica, moderno e muito bem escrito. Confiram o que achei de É proibido matar da Louise Penny!
Esta resenha não contém spoilers sobre os livros anteriores!
O Inspetor-chefe, Armand Gamache, tira merecidas férias de verão e viaja com a esposa, Reine-Marie, para o hotel preferido dos dois. Um recanto escondido no meio de uma floresta em Quebec, não muito longe do vilarejo Three Pines. O Manoir Bellechasse era um hotel antigo, bonito e luxuoso em meio à natureza, um local que eles frequentavam há muitos anos.
Junto com eles, está hospedada a família Finney; eles são ricos, prepotentes e disfuncionais. Eles vão ao local anualmente, e desta vez prestarão uma homenagem ao antigo patriarca, o falecido Charles Morrow. A matriarca da família, seu segundo marido, seus filhos infelizes e seus cônjuges, e um neto (ou neta) bastante esquisito (a). Como um observador nato, mesmo de férias, Gamache observa de perto as interações entre eles. Até que dois convidados conhecidos do casal, e para surpresa deles membros da família, chegam para o evento.
O filho mais velho, Thomas, e sua esposa Sandra, se acham superiores ao mundo tudo. Disputam com a família seu sucesso e suas conquistas. Sandra quer sempre o melhor lugar, a melhor comida, o melhor quarto... enfim, ela exige o melhor, sempre. Já na vida conjugal, as coisas não andam nada bem. Julian Martin ficou afastada do pai e do resto da família durante quase toda a sua vida adulta. Um escândalo na adolescência acabou fazendo com que ela fosse embora, uma acusação misógina, maldosa e muito pessoal. Hoje ela estava divorciada do marido, que estava na prisão depois de um grande golpe financeiro. Mariana parecia não se encaixar em lugar nenhum, estranha e desajeitada ela esfregava na cara da mãe um grande mistério, o sexo do seu filho, Bean, uma criança de 10 anos, que ninguém sabia ser menino ou menina, e que vivia no mundo da imaginação com seus livros. E para surpresa dos dois, o filho mais novo era ninguém menos do que Peter Morrow, que chegou alguns dias depois com sua esposa, Clara.
A aguardada inauguração da estátua enorme do patriarca da família, termina em uma tragédia desconcertante. Eles encontram uma pessoa morta, esmagada por ela. Acidente ou assassinato? Uma pessoa da família está morta, e mal sabem eles que estão dividindo o hotel com o famoso inspetor.
Gamache se revela e dá início a investigação. Tudo o que ele sabe é que não foi um acidente. E entre funcionários e hóspedes, o assassino está entre eles.
"Ele explorava o desconhecido e encontrava os monstros escondidos no fundo de todas as pessoas sensatas, gentis e risonhas. Ele ia aonde elas mesmas tinham medo de ir. Armand Gamache seguia trilhas escorregadias, nas profundezas da psique do indivíduo, e ali, encolhido e, por pouco, humano, ele encontrava o assassino." p.109
~~~~~~~~~~~~
Que livro incrível meus amigos, que livro! Louise Penny trabalha enredo e personagens complexos com sabedoria, criando uma trama imperdível e que se destaca entre outros livros do estilo.
Os livros só melhoram no decorrer da série, eu gosto muito da forma em que os personagens vêm sendo construídos e os dramas sendo explorados aos poucos. Aqui além dos personagens já conhecidos (Gamache e sua equipe, Clara e Peter) temos os novos personagens ligados ao hotel. Essa família bizarra e vários funcionários, alguns deles como a senhora que administra tudo, o maître e a chef de cozinha estão lá há muitos anos. Gamache e Reine-Marie são um casal fofo demais, é lindo o amor e a compreensão que existe entre eles.
Sobre os novos personagens, era cada um pior do que o outro. Que família sinistra! A mãe era fria e seca com todos. Os irmãos parecem adolescentes, disputando atenção, fama e conquistas. Eles se atacam, se ofendem, é triste de se ver. Todos eles mostram um lado sórdido muito assustador, e o sentimento que permeia todo o livro é a INVEJA. Ela vai ser o motivo da morte que ocorre posteriormente, e está presente em vários momentos, na vida de vários personagens. Peter, que já é conhecido desde o livro um, sempre me despertou um certo receio, ele tem um lado mesquinho muito forte, que ele tenta esconder, mas que aflora em diversos momentos. Ele já tinha demonstrado inveja da esposa, por seu recém adquirido sucesso, e aqui se revela um pessoa muito mesquinha e insensível. Inclusive fiquei indignada com a forma que ele ataca Gamache em vários momentos. Gamache, como sempre, segue de alma tranquila, um ser superior em meio ao caos.
Como disse no começo, esse livro me lembrou o tempo todo do estilo da Agatha Christie. Mas ele é muito mais sombrio! Um hotel isolado, poucos hóspedes e um deles, o assassino. Todos são suspeitos, todos demonstram algo que leva o leitor a desconfiar deles. E Gamache, no melhor estilo Poirot, tece teorias até chegar ao final revelador. Eu amo esse estilo "quem matou", elaboro teorias e tento matar a charada.
O ritmo é lento e constante, e apesar do mistério demorar a evoluir, a autora tem o dom de prender o leitor a cada página. É tudo muito sombrio, mas também completamente envolvente. Até a morte em si demora a acontecer, foi o motivo de eu não falar sobre quem morreu aqui neste texto.
E aqui eu matei a charada e adivinhei o "quem". Mas não fazia ideia do "como" nem do "porquê". Este é com certeza o livro mais complexo da série até então, e eu amei o final, mas levantei algumas questões sobre sua execução. A motivação para mim ficou clara no final, inveja, mas o tempo decorrido entre o motivo e a ação em si é um pouco questionável. Agora sobre a execução, é onde para mim faltou uma explicação melhor. Todo um plano em cima de uma estátua enorme e pesada, que cai, e mata alguém. Agora, fica a dúvida. Como a pessoa foi parar exatamente ali e na hora certa? Sem ninguém perto? Eis a questão que não me convenceu muito.
Esta série é incrível e indico para todos os fãs de thrillers e ficção policial! Leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Inspetor Gamache:
- Natureza morta (Still Life)
- Graça fatal (A fatal Grace)
- O mais cruel dos meses (The Cruelest Month)
- É proibido matar (A Rule Against Murder)
- Revelação brutal (The Brutal Telling)
- Enterre seus mortos (Bury Your Dead)
- Um truque de luz (A Trick of the Light)
- The Beautiful Mystery (os demais ainda não lançados no Brasil)
- How the Light Gets In
- The Long Way Home
- The Nature of the Beast
- A Great Reckoning
- Glass Houses
- Kingdom of the Blind
- A Better Man
- All the Devils Are Here
- The Madness of Crowds
- A World of Curiosities
- The Grey Wolf.
Avaliação (1 a 5): 4.5