O desafio da herdeira - Courtney Milan

>>  segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

MILAN, Courtney. O desafio da herdeira. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 368p. (Os excêntricos, v.2). Título original: The Heiress Effect.

"Oliver não podia mudar o passado dela. E se recusava a abrir mão do próprio futuro. Assim, restava apenas o presente: o calor dos lábios de Jane, aquele gosto doce do que poderia ter acontecido... e a amargura de um amor que não podia existir." p.200

A série Os Excêntricos começou com O segredo da duquesa. É meu primeiro contato com o trabalho da Courtney Milan e gostei do estilo diferente da autora. Confiram o que achei do segundo livro com O desafio da herdeira!

Jane Fairfield é uma herdeira, possui um dote altíssimo deixado para ela em testamento. O que também fez o mundo todo saber que ela era uma bastarda, afinal, o dote não foi deixado para ela pelo marido de sua mãe. Ela agora mora com um tio, que quer casá-la de qualquer maneira e tirá-la de sua responsabilidade. Mas Jane nunca aprendeu a ser uma dama; ela ama cores, brilhos e todo o tipo de roupa inadequada. Ela fala demais, alto demais, confunde nomes, ela é um horror e a sociedade toda sabe disso.

O que eles não sabem, é que Jane tem uma irmã mais nova, Emily, que precisa proteger até que ela chegue à maioridade. Emily tem um problema de saúde que lhe causa pequenas convulsões, os médicos negam ser epilepsia e seu problema não tem um diagnóstico conhecido. O tio, um estudioso de Cambridge, contrata todo o tipo de charlatão para fazer experiências com a sobrinha, mantém a moça presa dentro de casa e Jane tenta ajudar do jeito que pode, subornando pessoas, estando por perto! E por isso ela não pode se casar. E por isso, ser uma total aberração que não recebe pedidos de casamento, é o que ela mais quer. 

"Ela era a Jane dos vestidos brilhantes demais, da reputação duvidosa. Jane, direta demais, franca demais. Bastarda demais, assim como Oliver." p.198

Oliver Marshall é o filho bastardo do antigo Duque de Clermont, pai de Robert (ver O segredo da duquesa) . Ao contrário do pai, Robert sempre tratou Oliver como parte da família. Eles estudaram juntos em Eton e cresceram como melhores amigos. Mas Robert sempre teve o estigma de bastardo, não sendo parte nem da classe trabalhadora, como sua mãe, suas irmãs e o pai que o criou, nem parte da aristocracia. Seu grande sonho é ser alguém, ter poder, fazer algo para melhorar o mundo. Oliver trabalha arduamente para mudar a lei de votação inglesa na câmara dos lordes, para incluir a classe trabalhadora no direito de voto. E ele fará qualquer coisa para conseguir os votos necessários. 

Para isso ele precisa de influência, dos contatos certos, e claro, da esposa certa no futuro. O que ele não sabia, era que para conseguir alguns votos, teria que destruir a reputação de uma mulher. E é isso que o Marquês de Brandenton exige que ele faça. Em troca de seu voto e de seus amigos, ele quer que Oliver destrua Jane, uma mulher odiosa e burra, que fala o que pensa. 

Oliver sabe que não deveria sair em socorro da mulher errada. E muito menos se interessar por ela. Mas a tentação parece ser grande demais para os dois...

~~~~~~~~~~~~

Gostei bem mais desse, do que do primeiro. História mais interessante, personagens melhores e uma trama que prende do início ao fim, adorei! O nome da série, Excêntricos, combina realmente com os personagens, todos até agora fogem do estereótipo da aristocracia inglesa da época. 

Os protagonistas são ótimos! Adorei Jane e seu drama pessoal com a situação da irmã mais nova, e seu comportamento social para espantar todos os homens. Oliver sofre com o estereótipo de "bastardo" e tenta de tudo para mudar isso. E com isso, Jane estaria longe de ser a esposa ideal para um político.  Os dois são fortes, lutam com todas as forças pelo que querem e se preocupam com aqueles que amam. O relacionamento se desenvolveu aos poucos, gostei disso, e eles conversam sobre tudo, então muitos dramas bobos foram evitados. Uma abordagem mais madura que eu prefiro nos romances de época. 

O enredo é bem interessante, mas envolve assuntos demais. Temos Oliver e a Reforma Eleitoral de 1867, lutando para incluir uma parte da classe trabalhadora nos votos. Temos sua irmã mais nova, Free, uma moça a frente de seu tempo que quer ter os mesmo direitos dos homens de fazer uma faculdade, ter uma carreira, e claro, lutar pelo direito de voto para as mulheres também. Temos a tia dele reclusa, Freddy, que vive sem sair de casa há vários anos para revolta/tristeza da família. Do lado de Jane, temos seu tio, Titus, e as loucuras que ele submete a sobrinha como forma de "tratamento médico". Temos a própria Emily saindo escondida e conhecendo um universitário indiano e se interessando por ele. 

O problema é que eram assuntos demais para poucas páginas, algumas coisas ficaram corridas e mal desenvolvidas. O porquê de Titus agir de forma tão horrível e ao mesmo tempo parecer se importar com Emily não é explicada e fica muito corrido no final. A história interessante da tia de Oliver também fica meio no ar. Tudo sobre Emily e seu romance também, vários plots interessantes ficaram à margem eu queria muito mais sobre eles. 

O romance em si foi fofo! Eu adorei o casal, o desenvolvimento, a química entre eles mais para o final e final em si. Achei que Oliver demorou para acordar, mas já é esperado nesse tipo de livro rs. Eu adorei!  Essa série é muito interessante e gostei muito da autora, leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Os Excêntricos:
  1. O segredo da duquesa (The duchess war) - Minnie e o Duque de Clermont
  2. O desafio da herdeira ( The Heiress Effect)  - Jane e Oliver 
  3. A conspiração da Condessa (The Countess Conspiracy) - Violet e Sebastian
  4. O escândalo da sufragista (The Suffragette Scandal) (ainda não lançado no Brasil)
0.5 O caso da governanta (The Governess Affair) - Serena e Hugo (os pais de Oliver)
1.5 A Kiss for Midwinter - livro da Lydia, melhor amiga da Minnie
4.5 Talk Sweetly to Me

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO