Mentiras perdoáveis - Jacqueline Winspear
>> segunda-feira, 21 de novembro de 2022
WINSPEAR, Jacqueline. Mentiras perdoáveis. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 352p. (Maisie Dobbs, v.3). Título original: Pardonable Lies.
"Ao encarar o passado, tudo o que verá será aquilo que já foi. É isso que aconselho: deixe que este seja seu momento de mudança. Quando tiver superado isso, vire-se para encarar o futuro. Apenas assim o futuro se apresentará a você. Apenas então todo o tormento terá passado." p.167
A série Masie Dobbs chega ao seu 3º volume e já é uma das minhas queridinhas atuais! Um suspense histórico muito bem ambientado e com uma protagonista bastante incomum. Confiram o que achei de Mentiras perdoáveis da Jacqueline Winspear.
Não contém spoilers sobre os livros anteriores.
Londres, setembro de 1930.
Maisie Dobbys é uma psicóloga e detetive particular que ficou bastante conhecida depois dos seus últimos casos terem tido sucesso. Ela tem seu escritório e um auxiliar, Billy Beale, um ex-soldado que se tornou seu braço direito. Solteira e independente em uma época em que as mulheres se casavam e tinham filhos, ela é uma figura intrigante na Londres pós Primeira Grande Guerra. Maisie serviu como enfermeira na França e têm traumas de um passado doloroso.
Seu novo cliente é Sir Cecil Lawton, ele procura Maisie depois da morte da esposa, Agnes, que lhe faz um último pedido antes de morrer. O único filho do casal foi morto na guerra, mas a mãe não acredita que Ralph morreu. Durante anos ela consultou videntes e todo tipo de charlatão em busca de notícias sobre o filho. O pai sabe que o filho, com quem ele nunca se deu bem, está morto. Mas quer que Maisie investigue a morte e lhe fornece informações para aliviar sua consciência.
Ao mesmo tempo, uma grande amiga de Maisie a procura em Londres. Priscilla Partridge agora é uma mulher casada, mãe de 3 filhos e mora na França. Ela e Maisie serviram juntas na guerra, mas ela foi a única sobrevivente entre 4 irmãos. Agora ela pede que Maisie investigue o que aconteceu com seu irmão mais velho, Peter, ela sabe que ele morreu, mas as circunstâncias são um mistério.
Parecia uma tarefa simples, Maisie só precisava consultar documentos de guerra e ler relatórios. Mas uma série de pistas estranhas e sua insistência em descobrir toda a verdade, acaba fazendo com que Maisie viaje para Paris. Ela precisa enfrentar os demônios do passado e quer visitar o lugar onde trabalhou na época da guerra.
Maisie também é chamada na Scotland Yard para ajudar a polícia com a prisão de uma adolescente, uma menina de apenas 13 anos, Avril Jarvis, acusada de matar seu "tio", na verdade, seu cafetão. Todos têm certeza que ela cometeu o crime, mas Maisie enxerga algo mais e decide tentar ajudá-la.
Sua vida fica ainda mais complicada, quando sofre 2 acidentes quase mortais, e percebe que alguém pode estar tentando matá-la. Agora ela precisa correr atrás de segredos que mexem também com o seu passado, enfrentando tudo o que for preciso para descobrir a verdade.
"O problema, como Maisie sabia muito bem, era que seu trabalho lhe exigia habitar o passado durante a maior parte de sua vida profissional. E o passado era um abismo sombrio no qual agora ela se precipitava com grande rapidez." p.136
~~~~~~~~~~~~~~~~~
O livro mais dramático e emocionante da série até agora, eu amei! A autora escreve muito bem, o texto é muito bonito, interessante e bem amarrado; a ambientação é impecável. No pós Primeira Grande Guerra todos tentam superar suas perdas e reconstruir, ao mesmo tempo, pessoas se preocupam com um jovem alemão que vem crescendo no país, Hitler. Eles temem o futuro se ele vier a governar, mal sabem eles... E essa mescla entre ficção e história me pegou de jeito!
Esse começa devagar, com novos personagens sendo apresentados e essa investigação do passado que pode ser um tanto tediosa no início. Mas logo tudo mudo, quando alguém tenta matar Maisie em plena luz do dia. Abalada, ela se joga de cabeça na investigação, deixando tudo de lado. A protagonista é incrível! Em plena década de 30 uma mulher empoderada dessa gente, é de se aplaudir de pé. Ela enfrenta o que for preciso, encara qualquer um de frente, segue princípios honestos e tem fé na busca pela verdade. Maisie também tem um lado intuitivo muito forte, então em alguns momentos o livro tem um pé no espiritual.
Esse é o livro mais triste até então, já que Maisie enfrenta todo seu passado durante a guerra para seguir com suas investigações. Ela tem um confronto com Maurice, seu mentor e um segundo pai para ela, e isso deixa tudo mais tenso até os segredos serem todos revelados. A parte toda na França foi de partir o coração, morri de pena de todos os envolvidos. E acertei um palpite e errei outro, suspense bem interessante.
Acho apenas que isso da investigação toda ser tão instintiva, fica parecendo pouco convincente às vezes. Maisie muitas vezes tropeça nas pistas e descobre coisas da maneira mais casual possível. Eu queria uma investigação mais factual, mas acho que essa será realmente a linha da série.
Ah outra curiosidade, a série começa em 1929 e fala muito sobre o pós Primeira Guerra, como eu já disse, mas ela avança bastante no tempo e os últimos livros irão se passar durante a Segunda Guerra, aguenta coração!
E, para quem estava na dúvida, a Editora Arqueiro confirmou que as 3 séries lançadas até agora na coleção Mistérios em série continuarão sendo lançadas por aqui! Estou feliz igual pinto no lixo kkk. Em janeiro já tem livro novo do Inspetor Gamache, outra que estou adorando.
Essa série é excelente, quem não leu ainda se jogue, leiam!!
Adicione ao seu Skoob!
Série Maisie Dobbs:
- Maisie Dobbs (Maisie Dobbs)
- O caso das penas brancas (Birds of a Feather)
- Mentiras perdoáveis (Pardonable Lies)
- Mensageiro da verdade (Messenger of Truth)
- An Incomplete Revenge (os demais ainda não lançados no Brasil)
- Among the Mad
- The Mapping of Love and Death
- A Lesson in Secrets
- Elegy for Eddie
- Leaving Everything Most Loved
- A Dangerous Place
- Journey to Munich
- In This Grave Hour
- To Die But Once
- The American Agent
- The Consequences of Fear
- A Sunlit Weapon (série finalizada).
Avaliação (1 a 5): 4.5