O caso das penas brancas - Jacqueline Winspear

>>  segunda-feira, 29 de agosto de 2022


WINSPEAR, Jacqueline. O caso das penas brancas. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 336p. (Maisie Dobbs, v.2). Título original: Birds of a Feather.

"Talvez Charlotte Waite tivesse a resposta... Seria ela, como o pai acreditava, um 'lírio fenecido'? Ou, como Lydia Fisher dera a entender, uma fugitiva contumaz? O relato de Magnus Fisher não ajudava em nada. A história de cada narrador revelava apenas uma perspectiva, uma representação da pessoa que Charlotte demonstrava ser diante de cada companhia. Onde residia a verdade? Quem de fato era Charlotte?" p.226

Eu adorei a estreia da série Maisie Dobbs, um drama com um pé no suspense que faz parte da coleção Mistérios em série da Arqueiro. Eu estou adorando a coleção, confiram o que achei do segundo livro da série com O caso das penas brancas da Jacqueline Winspear. 

Não contém spoilers sobre o livro anterior

Londres, 1930
Maisie Dobbs é uma detetive particular que abriu um escritório de investigação e ficou conhecida no meio após resolver seu primeiro grande caso. Ela e seu assistente, Billy Beale, um soldado que voltou da guerra com um grave ferimento na perna, seguem investigando vários pequenos casos. Maisie tem uma forma incomum de investigar, sensitiva, ela usa a energia dos ambientes para localizar pistas e informações.

Joseph Waite é um rico comerciante inglês. Ele possui uma rede de açougues que com o tempo viraram uma rede de mercados conhecidos por toda a cidade. Ele procura Maisie, quando sua filha Charlotte desaparece. Ele quer que ela investigue rapidamente e com discrição, não quer que a polícia e a imprensa se envolvam na história. 

Ele conta que Charlotte é uma moça mimada, que não faz nada da vida além de ser rica e que  não é a primeira vez que ela foge de casa.   

Parecia um caso bem simples, até que Maisie descobre que a moça tinha ligação com outra moça assassinada. O caso estava sendo investigado pelo inspetor Stratton, que Maisie conheceu em sua investigação anterior. Ele compartilha algumas pistas e está bem interessado em levar Maisie para jantar. 

Agora, segundo pistas bem diferentes da polícia, ela precisa convencê-los mais uma vez de que tem razão. Quando outra pessoa morre, ela precisa buscar no passado uma ligação entre as mulheres. 

~~~~~~~~~~~~~~


Esse é um daqueles livros onde o suspense é só um complemento, a trama envolve mais o drama envolvendo os personagens do que o caso em si. Eu adoro Maisie e a narrativa da autora, mas gostei mais do primeiro livro. 

Aqui o suspense perde força e é desenvolvido de forma pouco usual. Maisie é uma detetive diferente, ela usa muito do seu sexto sentido na investigação, percebe energias na cena do crime, e às vezes, praticamente tem um contato mediúnico com a vítima. Essa abordagem incomum incomoda muitas vezes, o leitor fica com a impressão que Maisie não é tão inteligente ou competente assim, que as pistas praticamente caem no colo dela. Por outro lado, aqui foi possível seguir as pistas e descobrir o "quem matou". Eu sempre gosto de descobrir o culpado antes da revelação final, sendo com ajuda sensitiva ou não kkk. 

E eu adoro os personagens! Nesse volume Billy ganha destaque com o problema da sua dor crônica na perna que o leva a tomar atitudes drásticas. Eu gostei da forma como Maisie tenta com calma abordar a situação e obter ajuda. Frankie, o pai dela, também aparece mais e gostei da reaproximação entre eles (desde a perda da mãe com Maisie ainda criança se afastaram muito). Gosto muito de Maurice, Lady Rowan e tudo o que se passa no campo, onde o pai dela mora também. Na cidade, além dos novos personagens que fazem parte da investigação, ficamos conhecendo o Dr. Andrew Dene,  que também fica interessado em Maisie. 

A protagonista sofreu muito no passado e seu coração ainda está fechado para interesses amorosos. E estamos longe de ter algum triângulo (espero que não chegue a isso), mas o inspetor e o médico estão interessados em sair com ela. Resta saber se ela dará uma chance a algum deles. 

Sobre o caso investigado neste volume, senti falta de um desenvolvimento maior de Charlotte. Ela é o principal foco da investigação e a personagem é bem rasa. Ela parece mais uma adolescente mimada do que uma mulher adulta. Achei essa parte fraquinha. 

Esse volume tinha tudo para ganhar uma nota 3, mas confesso para vocês que gosto tanto da narrativa e dos personagens que relevei muita coisa.  Já ouvi comentar no Goodreads que a série só melhora no decorrer dos livros, então espero que a Arqueiro lance aqui até o final. 

Gosto muito de suspense, mesmo mais leve, e adoro drama e ficção histórica. Então o enredo é perfeito para mim. Se você também curte esse estilo, não deixe de ler!

Adicione ao seu Skoob!

Série Maisie Dobbs: 

  1. Maisie Dobbs (Maisie Dobbs)
  2. O caso das penas brancas (Birds of a Feather) 
  3. Mentiras perdoáveis (Pardonable Lies) 
  4. Mensageiro da verdade (Messenger of Truth)
  5. An Incomplete Revenge (os demais ainda não lançados no Brasil)
  6. Among the Mad
  7. The Mapping of Love and Death
  8. A Lesson in Secrets
  9. Elegy for Eddie
  10. Leaving Everything Most Loved
  11. A Dangerous Place
  12. Journey to Munich
  13. In This Grave Hour
  14. To Die But Once
  15. The American Agent
  16. The Consequences of Fear
  17. A Sunlit Weapon (série finalizada).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO