Um refúgio nas montanhas - Robyn Carr
>> quarta-feira, 1 de dezembro de 2021
CARR, Robyn. Um refúgio nas montanhas. Rio de Janeiro: Editora Harlequin, 2020. 368p. (Virgin River, v.2). Título original: Shelter Mountain.
"- Ele disse... John disse que eu posso ficar uns dias. Mas ele...
- Ele o quê? - perguntou Mel, franzindo o cenho.
- Ele é um pouco assustador.
Mel deu uma risadinha.
- Não, ele é muito assustador. Na aparência. A primeira vez que eu vi Preacher, fiquei com medo de me mexer. Mas ele é o melhor amigo do meu marido há uns quinze anos e é sócio dele no bar tem mais de dois anos. Ele é manso como um gatinho. Demora um tempo para se acostumar com ele... Mas Preacher é muito bom - acrescentou ela, com brandura. O coração que ele tem... É tão grande. Tão grande quanto ele." p.45
Depois de Virgin River: um lugar para sonhar que deu origem a série de TV homônima da Netflix, eu estava curiosa para ler a continuação. Hoje conto para vocês o que achei de Um refúgio nas montanhas da Robyn Carr.
Não contém spoilers sobre o primeiro livro, mas conta sobre a vida atual do casal anterior.
John Preacher Middleton, 32, é sócio de Jack no bar, eles trabalham juntos há muitos anos, depois de terem servido juntos como fuzileiros. Preacher é um homem enorme, musculoso, tímido e solitário. Filho único, perdeu a mãe muito cedo e só tem amigos próximos. Ele nunca esteve em um relacionamento e nem se imagina assim, nem vendo os amigos casados e felizes com os filhos. Ele acha que assusta a maioria das mulheres e crianças.
Paige Lassitter, 29, está fugindo, tentando escapar do marido violento que a espancou inúmeras vezes. Ela sabia que uma hora ele iria matá-la, sua única chance era escapar com o filho de 3 anos, Christopher. Mesmo depois de duas queixas na polícia, terapia, nada mudou. Ela foge e pretende atravessar o país até uma casa segura, um endereço que lhe deram em um abrigo.
Mas em uma noite chuvosa e depois de pegar um desvio errado, uma Paige machucada e assustada, acaba chegando em Virgin River. Ela entra no bar e conhece Preacher, que estava sozinho prestes a fechar. Uma Paige muito assustada só quer continuar fugindo, para cada vez mais longe do marido. Já Preacher faz de tudo para ajudar, e insiste para que ela fique na cidade por alguns dias até se recuperar.
Ela logo está sendo protegida pela comunidade, é levada à clínica onde Mel a examina e cuida dela. Todos querem ajudar. Paige só quer escapar. Preacher, acha que finalmente achou uma mulher por quem poderia se apaixonar.
~~~~~~~~~~~
Gostei muito mais do segundo livro do que do primeiro!! Esse volume é mais maduro, o enredo explora vários personagens e é bem mais dinâmico. A ambientação continua perfeita, mas temos já também aquele apego por todos os personagens. Adorei a leitura!
Virgin River é aquela cidade que saiu dos sonhos de qualquer coração romântico. Uma paisagem belíssima, uma cidade acolhedora e romântica, com moradores unidos e sempre dispostos a cuidar uns dos outros. É aquele lugar que você lê e se imagina lá, dá vontade de conhecer e ser mais um dos seus poucos moradores.
E nesse livro a autora trabalha com temas pesados, mas com muita sensibilidade. Ela aborda de forma consciente e rica temas importantes como: abuso contra a mulher, violência doméstica, violência psicológica, transtornos psicológicos, efeitos das drogas no organismo pelo uso contínuo, maternidade, gravidez na adolescência, perda, luto. E mesmo sendo muitos assuntos, Robyn Carr faz isso muito bem, passando uma linda mensagem de superação, fé e esperança.
Falando sobre os protagonistas, eu adorei o casal! Preacher é um fofo, um cara enorme, mas que é todo coração. Ele morria de medo de assustar Paige, se aproximou dela aos poucos, foi o amigo que ela precisava naquele momento. O romance mesmo demora a acontecer, mas dá para perceber que aos poucos, eles vão se apaixonando. Christopher é um fofo! Que criança linda e carinhosa. E eu adorei a forma como Preacher se apaixonou também pela criança e fez tudo o que o pai (o fdp que só espancava a esposa) nunca fez.
A história é repleta de tramas paralelas, tanto que por muito tempo o romance fica em segundo plano. Temos Mel gravidíssima de Jack e cheia de planos para a chegada do bebê. Eu já lia esperando o drama e morrendo de medo de algo de errado acontecer. Temos a família de Jack, em especial Brie, a irmã mais nova que foi abandonada pelo marido e está arrasada. Ela é uma promotora de sucesso e praticamente tem que sustentar o traidor, que raiva! Temos Mike Venezuela que também serviu com Jack e Preacher, atualmente é policial, e é baleado e fica em estado grave. Temos Rick que com apenas 17 anos engravida a namorada de 14! E por aí vai... muitas histórias paralelas, muita emoção. Inclusive Brie será a protagonista do próximo livro.
O final foi bem novelesco, com muitos dramas e bastante ação. Achei um pouco manjado, mas devorei tudo, amei o final mesmo assim.
Já sobre a série de TV, o livro realmente deixa a série no chinelo! No primeiro até era bem fiel e tinha coisas que mudaram e ficaram melhores na TV, aqui o livro dá um banho! Eu não entendi porque mudar toda a história de Preacher e Paige na série e deixar tudo tão sem graça. Será que foi para não tirar o protagonismo de Mel e Jack? Não entendo. Na série Paige já mora na cidade, o filho já tem uns 10 anos acho, e ela é dona de um trailer de lanches. E ela tem sim um passado secreto, foge do marido abusivo, mas isso é a única coisa em comum. Uma pena! A história de Rick, de Brie, de Mike, também é totalmente diferente. Brad que na série tem todo um destaque, nos livros é só o recente ex-marido fdp da Brie.
Eu adorei e estou doida para ler o próximo, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Um refúgio nas montanhas: (Virgin River - Livro 2)
Série Virgin River da Robyn Carr:
- Virgin River: Um lugar para sonhar (Virgin River) - Mel e Jack
- Um refúgio nas montanhas (Shelter mountain)
- Recanto dos segredos (Whispering rock)
- Um adeus no inverno (A Virgin River Christmas)
- Estrada para a segunda chance (Second chance pass)
- Temptation ridge (os demais ainda não lançados no Brasil)
- Paradise valley
- Forbidden falls
- Angel's peak
- Moonlight road
- Promise Canyon
- Wild man creek
- Harvets moon
- Bring me home to Christmas
- Hidden Summit
- Redwood bend
- Sunrise point
- My kind of Christmas
- Return to Virgin River.
Avaliação (1 a 5):