Declarando-se culpado - Scott Turow
>> sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
TUROW, Scott. Declarando-se culpado. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011. 7 ed. 400p. (Kindle County Legal, v.3). Título original: Pleading Guilty.
"Tenho o coração triste, machucado, febril e corrompido, e um cérebro que fervilha à noite num tormento de pesadelos." p.25
Eu continuo na vibe, postando leituras de 2020 rs. Já fazem alguns anos que li os primeiros livros dessa série, o primeiro, Acima de qualquer suspeita é um excelente thriller jurídico. Acabou que eu não gostei muito do segundo e deixei a série de lado. Hoje conto para vocês o que achei do terceiro livro com Declarando-se culpado do Scott Turow.
Mack Malloy é advogado, ex-policial, e também um dos advogados menos conceituados da firma onde trabalha. Um alcoólatra que vive tendo recaídas, acima do peso, divorciado e cheio de problemas. Ele está acostumado a ser deixado de lado na Gage & Griswell, a tradicional empresta de advocacia onde trabalha, mas fica empolgado quando recebe uma difícil missão.
Bert Karmin, um dos sócios mais brilhantes da firma, desapareceu sem deixar rastros. E junto com ele, 5 milhões de dólares de um cliente.
Ao começar a investigar, ele descobre que nada é tão simples como parece. Ele se envolve em uma trama de fraudes, mentiras, vingança, roubo e assassinato.
Ao mesmo tempo, precisa lidar com com sua vida solitária, um filho inútil, uma amante que quer mais do que ele pode dar e um grande dilema moral. Afinal, ele precisa decidir se irá ou não ser honesto no resultado de suas investigações.
~~~~~~~~~
Realmente a série caiu muito depois do primeiro livro, Acima de qualquer suspeita é excelente! Depois disso eu não gostei muito de O ônus da prova e menos ainda desse terceiro, muito lento, me deu sono por grande parte do livro.
A diferença também é que os personagens mudam todos! Por um lado é bom, esse livro é totalmente independente, então você pode ler qualquer um da série sem problemas (até agora). Por outro lado, o fato de você não rever os personagens que já gosta é também um pouco decepcionante rs.
Mas acho que o problema maior foi que Mack não tem nenhum carisma! Era um cara estranho, meio depressivo, cheio de problemas. Eu não consegui me apegar a ele e torcer para que tudo desse certo. Fui lendo, sem nenhuma expectativa.
No final até que melhora bem, são muitas reviravoltas e Mack me surpreendeu com suas escolhas. O thriller tem uma discussão ética muito interessante, sobre certo e errado, qual é realmente o preço da honestidade. Tem até uma parte muito interessante que diz: Que se as pessoas soubessem que sairiam impunes, sem nunca serem descobertas, muito mais gente seria desonesto. Será? Fica aí uma questão interessante para reflexão.
É uma pena tantos devaneios que deixam a narrativa muito lenta, porque o autor escreve muito bem e no final todas as pontas são atadas, a conclusão é sempre muito inteligente, e o final foi muito bom.
Esse eu não indico, mas indico muito o primeiro da série. Quem conhece o trabalho do autor? Eu adoro thriller jurídico, então pretendo continuar a série.
Adicione ao seu Skoob!
Série Kindle County Legal do Scott Turow
- Acima de qualquer suspeita (Presumed innocent)
- O ônus da prova (The burden of proff)
- Declarando-se culpado (Preading guilty)
- As leis de nossos pais (The laws of our fathers)
- Ofensas pessoais (Personal injuries)
- Erros irreversíveis (Reversible errors)
- Os limites da lei (Limitations)
- O inocente (Innocent)
- Idênticos (Identical)
- Testemunha (Testimony)
- O último julgamento (The last Trial)
- Suspect (ainda não lançado no Brasil)
Avaliação (1 a 5):