O silêncio que nos enlouquece
>> segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Eu sei o que você está pensando, de John Verdon, só podia mesmo vir de um homem. Porque se fosse de uma mulher seria “em que você está pensando?” ou ainda “porque você está tão calado?”, com o acréscimo de “tem algum problema?”. Estas são estratégias de comunicação ensaiadas por nós, mulheres, há milênios, sem qualquer sucesso.
Há algum tempo, dei de presente para o maridón a camiseta aí da foto. Muito mais porque achei divertida, do que para confessar a minha conflituosa relação com o silêncio. Eu nunca achei que ser mulher fosse vantagem ou desvantagem, mas me interesso e acho até divertido o tema diferenças de gênero. E a nossa relação com o silêncio com certeza é um ponto.
Em geral somos mais rumorosas. Fomos premiadas com um cérebro labiríntico. Eles sabem que somando dois com dois vão chegar a quatro. Nós achamos que somando dois com dois podemos chegar a vários resultados, até mesmo, eventualmente, a quatro.
Falamos em entrelinhas, achamos duplos sentidos para tudo. E, ao que parece, nos
acostumamos com esse diálogo contínuo. Para nós, ou a maioria das mulheres, o silêncio é visto com negativa, como falta de assunto, como certo mal-estar.
A verdade é que mulher é mais chegada a uma conversa de bar do que os homens. Mas quando a gente se reúne em torno de uma cervejinha, os assuntos são bem diferentes. A gente não discute por que o Cruzeiro pode ser rebaixado, nem a incrível comissão de frente daquela garota da outra mesa. A gente discute, entre outras coisas, “por que a gente é assim”.
Afinal de contas, não são só os homens que não nos entendem. A gente também não! Olha só, o cara não diz nada, há pelo menos, dois minutos:
1) Aprontou alguma ontem
2) Quer me fazer um convite indiscreto (será?)
3) Aprontou alguma ontem e ta pensando numa desculpa
4) Tá pensando na outra
5) Tá me preparando uma surpresa linda (quer enganar quem, xuxu?)
6) Tá pensando na ex
7) Tá pensando no trabalho (aaah tá!)
8) Tá em depressão pós-derrota do time
9) Não sabe como dizer “eu te amo”
10) Não sabe como dizer “quero terminar”
11) Tá sem assunto. Só.
12) Morreu!
13) Nenhuma das anteriores
14) Todas as anteriores
15) Volte ao topo dessa lista