Cidade de Vidro - Cassandra Clare
>> terça-feira, 8 de novembro de 2011
CLARE, Cassandra. Cidade de Vidro. Rio de Janeiro: Galera Record, 2011. 476p. (Os Instrumentos Mortais, V.3) Título Original: City of glass.
“- Por favor. Se não dissermos nada... Se simplesmente fingirmos...
- Não da para fingir – disse Jace, objetivo. – Eu amo você, e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também.” P.295
As capais mais perfeitas, o romance lindo, a fantasia mais legal, os melhores personagens e uma trama repleta de aventura a cada página transformam Os instrumentos mortais na melhor série de fantasia/sobrenatural atual. A cada livro a história só melhora e eu devorei cada uma das páginas de Cidade de Vidro de Cassandra Clare.
Vampiros, lobisomens, magos e fadas são os membros do submundo que vivem marginalmente escondidos das sociedade e menosprezados pelos caçadores de sombras. Os caçadores são treinados para perseguir e matar demônios, com suas estelas e seus símbolos especiais. Eles são regidos pela Clave, localizada na cidade de Alicante, mas nem todos concordam com os métodos da organização. E agora todas as certezas que eles tinham são derrubadas facilmente.
A partir daqui contém spoilers se você não leu os livros anteriores. Confira as resenhas de Cidade de Vidro e Cidade das Cinzas.
Valentim é agora proprietário de dois instrumentos mortais e todos sabem que é só uma questão de tempo até ele atacar novamente. A localização do terceiro instrumento é um mistério para todos e ninguém consegue prever onde ele vai atacar.
Clary tem mais problemas para se preocupar, sua mãe continua em coma e ela descobre que precisa de um antídoto para acordá-la. O único capaz de ajudá-la é um feiticeiro chamado Ragnor Fell, e para encontrá-lo ela deverá viajar até a Cidade de vidro - Alicante - lar ancestral dos caçadores de sombras.
Ela acaba infringindo várias leis para chegar a cidade, acabando por encontrar uma Isabelle enfurecida, um Alec mal humorado e um Jace que não quer saber nada dela. Lá ela também conhece Sebastian, um caçador de sombras lindo que parece estar muito disposto a ajudá-la, ao contrário de seus amigos. Para piorar Simon está na cidade sem permissão e todos querem descobrir como um vampiro pode andar a luz do dia.
Para Jace se não bastasse o sofrimento de ser irmão de Clary, ele ainda precisa aguentar suas decisões impulsivas. Ele só pensa em salvá-la de mais uma enrascada e tenta de todas as formas se afastar dela. Como resultado temos um Jace grosso, que não a quer por perto, mas que parece sentir grande atração por uma outra menina.
Clary precisa desenvolver seus poderes, encontrar o antídoto para salvar sua mãe e tentar ajudar a Clave com seus novos símbolos. Valentim está mais forte do que nunca e para vencê-lo os caçadores deverão lutar lado a lado com os seres que sempre menosprezaram. Será que os vampiros, lobisomens, fadas e bruxos estarão dispostos a fazer esta aliança? E a Clave conseguirá deixar seus velhos preconceitos de lado? Enquanto isso todos os nossos personagens mais uma vez correm perigo mortal.
Próximo livro \o/ |
Recentemente lendo a resenha de Cidade de Vidro no Leitora Compulsiva da Camila, eu descobri que Os instrumentos mortais era originalmente uma trilogia. Que a pedido dos fãs desesperados a autora resolveu escrever mais 3 livros transformando em série. Fiquei com medo da continuação não ser tão legal, mas lendo a resenha do próximo livro – City of Fallen Angels no Wishing a book da Lívia, eu já tenho certeza que vou amar o quarto livro também. Vocês que ainda não leram Cidade de Vidro (estão esperando o quê??!) saibam que este livro é mais que perfeito, é daqueles livros que tira o sono e que você fica grudado em cada uma das páginas.
Acho que como a ideia original era a de uma trilogia, Cidade de vidro amarra todas as pontas soltas, desvenda todos os mistérios e tem um final fantástico. Este com certeza está na minha lista de favoritos deste ano, não tenho o que reclamar, se tivesse mais 100 folhas eu ia amar mais ainda.
Eu adoro os personagens da série, Jace com seu jeito forte, meio revoltado e todo lindo e apaixonado; Clary com sua impetuosidade, sua coragem e sua força de vontade em enfrentar o desconhecido; ambos lutando contra um grande amor que ficou proibido ao descobrirem-se irmãos. #chora
Depois temos Simon com seu bom humor e suas tiradas engraçadas - eu desgostei um pouco do personagem no segundo livro, mas aqui ele me reconquistou; Alec com sua personalidade suprimida por seus medos; Isabelle com sua beleza e impetuosidade sem igual. Magnus Blane o feiticeiro misterioso, Luke o lobisomen, todos moram no meu coração.
“Eu te amo, Clary queria dizer. E teria feito tudo outra vez. Sempre pediria você.” P.440.
Eu li a frase acima e me emocionei, escrevo a resenha já com vontade de pegar os três livros e reler – não que eu tenha tempo –, esta série eu indico para todos, é imperdível, leiam! Ah... eu só acho que a frase da capa deveria ser “Queridos fãs de Crepúsculo, a Cassandra Clare escreve muito melhor do que eu, vou passar o fim de semana com Jace. Stephenie Meyer” =]
Série Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare
- Cidade dos Ossos (City of Bones)
- Cidade das Cinzas (City of Ashes)
- Cidade de Vidro (City of Glass)
- Cidade dos anjos caídos (City of Fallen Angels)
- Cidade das almas perdidas (City of Lost Souls)
- Cidade do fogo celestial (City of Heaventy Fire).
Avaliação (1 a 5):