A irmandade das calças viajantes - Ann Brashares
>> sexta-feira, 15 de abril de 2011
BRASHARES, Ann. A irmandade das calças viajantes. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2003. 312p. (A irmandade das calças viajantes, v.1) Título original: The sisterhood of the traveling pants.
“– Em homenagem as Calças – disse.
- E à Irmandade – acrescentou Lena.
Carmen sentiu os pêlos erguerem-se nos seus braços.
- E a este instante. E a este verão. E ao resto das nossas vidas.
- Juntas e separadas – completou Tibby.”
Para a autora a mensagem deste livro é “Ame a si mesmo e a seus amigos incondicionalmente”, uma frase totalmente verdadeira para estas quatro amigas inseparáveis. Esta é uma doce e linda história de amizade... era uma vez um par de calças, com o poder de fazer coisas grandiosas e a história de quatro amigas que põem a prova este poder em A irmandade das calças viajantes de Ann Brashares.
Este era o primeiro verão em que as quatro estariam separadas: Tibby, Carmen, Bridget e Lena são companheiras, cúmplices e confidentes, amigas para toda hora. E agora quando estão todas longe uma das outras, elas inventam uma forma de continuarem unidas.
E o símbolo desta união é uma calça jeans velha e surrada comprada em um brechó, uma calça que deixa todas lindas, de uma maneira especial. E a calça viajará junto com elas, passará de uma para outra e contará a historia daquele verão. Junto com as calças acompanhamos momentos importantes na vida de cada uma delas, paixões, desilusões, descobertas, sofrimento e revelações.
Lena levou as calças para a Grécia onde foi passar férias com a irmã na casa de seus avós, a menina de rosto perfeito era um exemplo de beleza, mas inexplicavelmente também de insegurança. A mais bonita das amigas mantinha seu coração fechado e os garotos afastados, mas ali, no calor da Grécia, ela e as calças irem viver uma linda aventura.
Tibby foi a única que ficou na cidade, resolve arrumar um emprego de verão e gravar um documentário. No meio do inferno daquele supermercado ela fará uma nova amizade, descobrirá que as pessoas podem ser muito diferentes do que ela imagina a primeira vista e precisará da ajuda das calças para superar um grande desafio.
Bridget foi para uma colônia de férias em Baja Califórnia jogar futebol com muitas outras meninas, o que ela não esperava é que ali naquele lugar paradisíaco iria se apaixonar. E em um dado momento nem as calças poderão ajudá-la.
As amigas no filme |
As histórias destas quatro amigas alternam momentos divertidos e emocionantes, entre sorrisos e lágrimas, acompanhe a jornada das garotas em sua primeira aventura com as calças. Eu confesso que me emocionei em vários momentos, me comovi com os dramas de Lena, com o ciúme de Carmen e a dor de Tibby.
O livro é o primeiro de uma série de quatro livros e já tem também duas adaptações cinematográficas. O primeiro filme Quatro amigas e um jeans viajante (The Sisterhood of the Traveling Pants) foi lançado em 2005 pela Warner Bross e é estrelado por Amber Tamblyn, Alexis Bledel (a Rory de Gilmore Girls), America Ferrera (a Betty de Ugly Betty) e Blake Lively (a Serena de Gossip Girl).
Confiram o trailer:
O livro é muito bom, sempre vi ótimos comentários sobre ele e mesmo assim superou as minhas expectativas; é doce, divertido e emocionante na dose certa. As personagens são bem diferentes e o livro alterna a narração entre elas o tempo todo. Minha preferida é a Bridget, eu adoraria ser tão decidida e corajosa como ela. Embora eu tenha entendido o drama, a mais chatinha e infantil é a Carmen.
Agora quero muito ler o restante da série, estou muito curiosa para saber o que acontece no próximo livro. Para os fãs de YA books este é um item indispensável na estante. Embora a série seja bem antiga e acredito que muitas pessoas já leram ou viram o filme, fica a dica e a promessa de uma leitura leve e divertida.
A irmandade das calças viajantes de Ann Brashares
In: http://annbrashares.com
A irmandade das calças viajantes de Ann Brashares
In: http://annbrashares.com
- A irmandade das calças viajantes (The sisterhood of the traveling pants);
- O segundo verão da irmandade ( The secund summer of de sisterhood);
- Meninas de calças (Girls in paints);
- Para sempre de azul (Forever in blue).
Avaliação (1 a 5):