Julieta - Anne Fortier
>> quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
FORTIER, Anne. Julieta. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2010. 448p. Título original: Juliet.
“Que é que há num nome? O que chamamos rosa
Teria o mesmo cheiro com outro nome.”
A maior história de amor da literatura, com seu fim trágico e seus versos intensos ganhou fama na peça de Shakespeare; escrita entre 1591 e 1595 a peça conta a história de Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, ambos descendentes de duas famílias inimigas e que se apaixonam em um trágico amor na cidade de Verona. Todo mundo conhece a história, torce pelo casal apaixonado e sofre com o final trágico: ele morrendo envenenado, ela suicidando-se com um punhal. Mas o que vocês não sabem é que esta história aconteceu de verdade, muito tempo antes, na cidade de Siena de 1340.
E aqui você vai conhecer outra história, vai saber como Giulietta Tolomei conheceu seu grande amor Romeu Marescotti e como este amor foi vítima do ódio entre os Tolomei e os Salimbeni. Você vai conhecer a maldição que foi lançada em 1340 e que persegue as duas famílias por séculos até a nossa Julieta. Apaixone-se por cada uma das páginas de Julieta de Anne Fortier.
“Já amei antes? Não, tenho certeza;
Pois nunca havia eu visto tal beleza.”
Antes de Romeu e Julieta esta é a história de Julia Jacobs, uma jovem de 25 anos que perdeu os pais ainda criança em um acidente de carro na Itália e desde então viveu com sua tia Rose nos EUA. Tudo que Julie tem é sua tia, o atencioso mordomo Umberto e sua insuportável irmã gêmea Janice. Até que um dia tudo que lhe é conhecido, é tomado e ela fica mais uma vez a deriva, sozinha no mundo.
Após a morte de sua tia-avó Rose, Julie descobre-se sozinha e desamparada. Acontece que sua tia não lhe deixou nenhuma herança, tudo que ela recebeu foi uma carta, uma passagem aérea e muitas dúvidas. Ela descobre que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e que ela precisa ir a Siena, para descobrir mais sobre o seu passado e desvendar sua verdadeira origem. Lá também tem um tesouro, algo deixado por sua mãe que desencadeará uma verdadeira caça ao tesouro.
“Desça a peste sobre vossas casas!
Haveis de perecer todos em fogo e sangue
Vossos filhos sempre a uivar sob uma lua insana
Até vos redimires de vossos pecados, de joelhos ante a Virgem
E Giulietta despertar para fitar Romeo.”
Julie não acredita em nada daquela carta maluca, mas sem muita opção e cheia de dívidas no cartão de crédito, ela embarca para Siena atrás do objeto deixado por sua mãe. E em Siena ela encontra antigos papeis, um diário de 1340 e uma história de seus antepassados que ela nunca poderia imaginar. Será que ela seria como Giulietta? Estaria condenada a um amor com um final tão trágico? Ela que nunca amou e que sempre soube de cor a peça de Shakespeare de repente se vê dentro da verdadeira historia.
E lá em Siena ela conhece o misterioso Alessandro Salimbeni, ele pode ser incrivelmente grosso e arredio, mas ela não consegue negar sua beleza e sedução. Além disso ele é um Salimbeni, da família que originou todo o sofrimento de Giulietta e Romeu, aquele que ela deveria ter como inimigo. Ela era uma Tolomei, não deveria estar procurando o seu Romeo?
Em uma historia narrada em um momento na história de Julie e sua busca pelo passado e em outro na Siena de 1340 nós vamos conhecer a verdadeira história levada a posteridade por Shakespeare. A história da bela Giulietta Tolomei, com sua pele alva e seus olhos azuis capazes de encantar toda uma cidade. E também Romeo Marescotti, o jovem cheio de bravura e coragem, que se apaixonou por aquela bela jovem desde a primeira vez que a viu. E vamos descobrir como Luciano Salimbeni foi responsável pela grande tragédia, que separou dois amantes abençoados pela virgem e que por isso foi amaldiçoado por toda a eternidade.
Giulietta Tolomei tem agora a missão de quebrar esta maldição, acabar de vez com a tragédia entre as duas famílias e só assim alcançar a sua felicidade. Em uma história recheada de romance, suspense e ação contada de forma encantadora.
“Nunca saberei quanto tempo durou nosso beijo. Foi um daqueles momentos que nenhum cientista jamais consegue reduzir a números, por mais que se empenhe. Só sei que, quando enfim o mundo voltou rodopiando, vindo de algum lugar agradavelmente distante, tudo estava mais luminoso do que nunca e valia mais a pena. Foi como se todo o cosmos houvesse passado por uma reforma exorbitante desde a última vez que o olhara... ou talvez eu nunca tivesse olhado direito.”
Tinha bastante tempo que eu não lia um romance e caí de amores por este livro. A narrativa da autora é sensível e extremamente sedutora, uma leitora que flui de uma forma poética até o final. Mas além do romance, o livro tem muito suspense, muita ação e tanta reviravoltas que acontece coisas que eu nem imaginava.
Acho que algumas pessoas não sabem que a peça de Shakespeare que ficou tão famosa, foi escrita baseada em lendas e textos já existentes e que aquela história de alguma forma realmente aconteceu. A autora recria a história por um novo prisma, introduzindo novos personagens e novas situações, contando “a verdadeira historia de Romeu e Giulietta”.
E do outro lado a vida atual de Julie, a nossa protagonista, com sua busca pelo passado, pelo amor e seus novos inimigos. Eu achei a história de todos eles muito bem amarrada e amei os personagens. Achei Julie com sua birra com Janice extremamente chata no início do livro, a personagem não tinha nenhum amor próprio e vivia a sombra da irmã. Depois no decorrer do livro da para entender melhor o que acontecia, só lendo para saber.
Para quem gosta de romance, para quem gosta de história e de uma narrativa muito bem descrita e ambientada este é O livro. Recomendo que leiam e se apaixonam mais uma vez por Romeu e Giulietta. Amei o livro do início ao fim, só posso dizer mais uma coisa sobre ele: leiam!
Avaliação (1 a 5):