Os instrumentos mortais: Cidade dos Ossos
>> quarta-feira, 27 de outubro de 2010
CLARE, Cassandra. Cidade dos Ossos. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010. 462p. (Os Instrumentos Mortais, V.1) Título Original: City of Bones.
“Inicialmente, foi quase como se ele não quisesse beijá-la: a boca dele estava dura, inflexível; depois ele colocou os dois braços em volta dela, e a puxou para perto. Os lábios suavizaram. Ela podia sentir os batimentos rápidos do coração dele, o gosto doce da maçã ainda na boca.”
Ele sem dúvida tem romance, magia e ação da primeira a última página. Aqui também não ficou de fora a eterna batalha do bem contra o mal, todo tipo de ser sobrenatural que você conseguir imaginar, um triângulo amoroso e uma luta mortal. Eu estou falando de Cidade dos Ossos de Cassandra Clare, vai perder?
Nova York. É noite. O Pandemônio. Escuridão, fumaça e gelo-seco. Clary Fray está em companhia de seu melhor amigo Simon, quando algo estranho lhe chama a atenção. Ela resolve seguir o atraente menino de cabelo azul, não imagina que eles irão assassiná-lo. Em choque ela observa o lindo garoto loiro e dois outros adolescentes com armas desconhecidas e atitude cruel. Eles são os caçadores de sombras, ela não deveria conseguir vê-los.
Jace, Alec e Isabelle não entendem como a garota mundana consegue enxergar através da névoa, enquanto Clary está assustada demais depois de ver o garoto de cabelo azul simplesmente desaparecer. Jace é um Nephilim, destinado a proteger a humanidade contra todo tipo de demônio e outras criaturas do mal e agora talvez também tenha que proteger a garota humana e descobrir como ela tem a visão.
Clary perdeu o pai antes de nascer e foi criada apenas por Jocelyn, sua mãe linda e talentosa. A pessoa que mais se aproximou de um pai foi Luke o melhor amigo de sua mãe. Além deles ela tinha apenas Simon. E na noite seguinte, ela perderia sua pequena família. Sua mãe desaparece misteriosamente, Clary é atacada por um demônio e salva por Jace. Sim, Jace... loiro, olhos azuis, sorriso convencido e jeito arrogante.
Após o ataque Clary é levada ao Instituto, onde vive Jace e seus amigos. Juntos eles tentam entender porque uma humana qualquer foi atacada por um demônio e quem estaria por trás do plano. Desesperada para descobrir o que aconteceu com sua mãe, ela se envolverá nos mistérios da Clave e do mundo das sombras.
Os caçadores de sombras combatiam os demônios, tentando manter um acordo mútuo com todos os seres sobrenaturais: vampiros, lobisomens, feiticeiros e muitas outras raças que poderiam viver em harmonia desde que respeitassem os humanos. Valentim, um destes caçadores, não concordava com estes acordos e achava que apenas os puros deveriam sobreviver, ele e seus aliados guerrearam contra a Clave e foram mortos ou banidos de sua terra natal. Os caçadores eram criados a partir do cálice mortal, um instrumento milenar que a muito havia desaparecido misteriosamente.
Onde estaria o cálice mortal? Perdido ou destruído? O que teria Clary e sua mãe em comum com este mundo? Por que ela conseguia enxergar através da névoa? Que estranho interesse levava Jace a querer protegê-la? Quem havia seqüestrado sua mãe e onde ela estava? O destino de todos está ligado, desvendar este mistério é a única forma de sobreviver.
“Jace pareceu ofendido.
- Um diário sem desenhos de mim? Onde estão as fantasias tórridas? As capas de livros de romance? Os...
- Por acaso TODAS as garotas que te conhecem se apaixonam por você? – Clary perguntou suavemente.
A pergunta pareceu desinflá-lo como um alfinete estourando um balão.
- Não é paixão – ele disse após uma pausa. – Pelo menos...
- Você poderia tentar não ser tão charmoso o tempo todo – disse Clary. – Pode ser um alívio para alguns.”
Não sei se depois disso tudo você ainda tem alguma dúvida que este livro é viciante, mas para não deixar dúvidas... Cidade dos Ossos é pura adrenalina. Durante a leitura você não tem um minuto de calmaria, no primeiro capítulo a ação se inicia e só termina no ponto final. No começo achei o livro legal, mas tinha muita informação, pouca introdução e eu cheguei a me sentir cansada de tantas pessoas e cenários diferentes. Ai de repente o livro owwwwwwwwww da uma reviravolta e eu não consegui me desgrudar.
O livro não é todo focado no romance, na verdade eles passam a maior parte do livro discutindo e se provocando, um fator que eu gostei muito (estou ficando cansada dos livros com “amor ETERNO a primeira vista” rs), além de tudo ser muito leve já que a protagonista tem apenas 15 anos. Um triângulo amoroso surge naturalmente, mas eu não me senti nem um pouco dividida entre os dois mocinhos, Jace é irresistível. Com toda sua aura de bad boy, seu jeito fechado e sua pinta de quem não está nem aí.
Mesmo a história me conquistando totalmente, não achei o livro perfeito; primeiro pela confusão de cenários e pessoas deixando o início muito corrido. Em segundo para não abordar muito bem alguns personagens importantes da história como Valentim, Jocelyn e até o próprio Simon (apesar de isso poder ser corrigido na seqüencia da série) e depois aquela história da protagonista ser sempre fodona e aprender em horas o que as pessoas levam a vida toda treinando rs.
Mesmo a história me conquistando totalmente, não achei o livro perfeito; primeiro pela confusão de cenários e pessoas deixando o início muito corrido. Em segundo para não abordar muito bem alguns personagens importantes da história como Valentim, Jocelyn e até o próprio Simon (apesar de isso poder ser corrigido na seqüencia da série) e depois aquela história da protagonista ser sempre fodona e aprender em horas o que as pessoas levam a vida toda treinando rs.
O enredo envolve inúmeros personagens e situações de todos os tipos, desde uma visita a uma feiticeira até uma invasão a toca de vampiros e é ai que o romance cede completamente o lugar para a aventura. E o final? Me deixou literalmente de queixo caído, agora estou com depressão pós-livro e esperando ansiosa pela continuação.
Preciso falar que recomendo? Leiam sem sombra de dúvidas, sem medo e sem limite de faixa etária. Se ama os sobrenaturais e está cansada da mesmice se aventure com Cidade dos Ossos, um dos TOP de 2010 e com certeza a capa mais linda do ano. Esta série é irresistível!
- Cidade dos Ossos (City of Bones)
- Cidade das Cinzas (City of Ashes)
- Cidade de Vidro (City of Glass)
- Cidade dos anjos caídos (City of Fallen Angels)
- Cidade das almas perdidas (City of Lost Souls)
- Cidade do fogo celestial (City of Heaventy Fire).
Avaliação (1 a 5):